📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

5 maneiras de eliminar vírus em casa

Num momento onde a desinfeção é um tópico popular, queremos deixar-te algumas dicas para que possas rapidamente melhorar o teu processo de limpeza.
Mulher a remover germes em sua casa com pano e desinfetante

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Cada vez mais, é importante um cuidado na limpeza da casa para que possas eliminar qualquer tipo de vírus. O produto que escolhes e o uso correto do mesmo afetam a eficácia de limpeza que consegues alcançar.

Por vezes, temos tendência a pensar que basta dar um spray ou dois e passar um pano limpo para que a zona fique desinfetada. Mas é necessário confirmar alguns detalhes, como o tipo de superfície e produto que usamos. Por exemplo, as superfícies duras não-porosas necessitam ficar molhadas com o produto durante algum tempo antes de se poder limpar.

Aliás, até o produto com a maior qualidade do mercado não terá efeito a eliminar vírus, se não souberes onde e como o aplicar. Por isso, deixamos algumas dicas de locais onde podes reforçar os teus cuidados.

  1. Equipamentos eletrónicos
  2. Limpeza profunda nas carpetes
  3. Mudanças de lençóis mais frequentes
  4. Limpeza de toalhas regulares
  5. Zonas onde tocamos muitas vezes
Rapaz sentado no sofá de casa segura um comando de televisão
Os comandos dos aparelhos eletrónicos – televisão, ar condicionado, etc – são um bom exemplo de coisas fáceis de esquecer quando estamos a limpar. No entanto, carregam os vírus e todos em casa tocamos.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Equipamentos eletrónicos

Por vezes, prestamos tanta atenção a superfícies mais comuns (como balcões e cadeiras), que nos esquecemos das coisas que frequentemente estão nas nossas mãos.

E também nos esquecemos que partilhamos estes equipamentos entre todos na casa. Por exemplo, o comando da televisão e os comandos dos aparelhos eletrónicos, em geral.
Da mesma forma, os nossos smartphones e portáteis também requerem uma atenção especial na limpeza e frequência de limpeza dos mesmos.

Para limpar estes equipamentos/dispositivos, basta humedecer um pano com desinfetante e gentilmente passar por todo o equipamento. Os comandos de televisão também devem ser limpos entre os botões. Bem como o espaço entre as teclas num teclado. Estes são espaços dos quais nos podemos esquecer, pois temos tendência em prestar atenção onde colocamos os dedos. Um cotonete humedecido com desinfetante pode ajudar a limpar estas áreas dos vírus.

No final, basta passar um pano limpo por todo o equipamento, removendo excessos e deixando secar.

Limpeza profunda nas carpetes

Sabemos que a concentração de bactérias e vírus nas carpetes é alta. Aliás, muitas vezes, mais alta do que a concentração num assento de sanita.

Nestes casos, o uso de um equipamento de limpeza a vapor permite uma limpeza mais profunda.
Caso não tenhas, a regularidade com que aspira torna-se o fator mais importante. Assim, deves aspirar, pelo menos uma vez por semana. E para um resultado melhor, deves usar um produto desinfetante adequado para carpetes.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Mudanças de lençóis mais frequentes

Estás a preparar uma máquina? Não te esqueças dos lençóis!

Embora sejam itens na casa que são altamente usados, por vezes, esquecemo-nos de que necessitamos de os lavar com frequência. As recomendações variam, quanto à frequência de lavagem. Mas uma vez por semana, no mínimo, deves lavar os teus lençóis. De preferência, num ciclo de água quente. Até mesmo mais vezes, se alguém estiver doente.

Há mais itens relacionados com a cama que não se deve esquecer. Por exemplo, as fronhas e o edredão, que se recomenda ser lavado, pelo menos, duas vezes por ano. Podes lavar em casa ou lavar numa máquina maior, tipo self-service. Caso necessário, podes também recorrer a um serviço especializado para uma limpeza rigorosa.

Toalhas de banho e mãos dobradas em rolo
A frequência de lavagem entre toalhas de mão e toalhas de banho é diferente.

 

Limpeza de toalhas regulares

Primeiro, deves ter em conta que a frequência de lavagem é diferente para cada tipo de toalha. Visto que as toalhas de mão, normalmente são utilizadas por mais de que uma pessoa, devem ser lavadas mais vezes. Para além disso, as toalhas de mão podem ser fontes de contágio.

As toalhas de banho não devem ser partilhadas! E devem ser lavadas após três usos. Já as toalhas de mão devem ser lavadas de três em três dias.

As toalhas brancas podem ser lavadas em água quente com lixívia, se necessário. As toalhas com cores aguentam lixívias para cores, mas verifica sempre a etiqueta, para teres a certeza.

Para uma maior proteção contra a propagação de vírus, podes ainda adicionar desinfetante de roupa. Por exemplo, o Sanytol Desinfetante de Roupa. Estes desinfetantes ajudam também na remoção de bactérias, cuja acumulação provoca os maus cheiros.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Zonas onde tocamos muitas vezes

O número de vezes que usamos um eletrodoméstico vai influenciar no número de vezes que precisamos de o limpar.

Quando falamos de zonas que tocamos muitas vezes, lembramo-nos logo de puxadores e superfícies de balcões/mesas. Mas não nos podemos esquecer também dos puxadores dos eletrodomésticos.

Quantas vezes desinfetamos o puxador da porta da rua, mas esquecemo-nos do puxador da porta do frigorífico?
Tanto frigoríficos como máquinas de lavar louça, botões do microondas, máquina de tirar café ou fogão – são zonas que precisam de limpeza e desinfecção frequente.

Para limpar estas zonas, podemos usar um pano e água ensaboada para remover gorduras e sujidade dos puxadores. Por último, passamos o desinfetante em spray para aumentar a eliminação de bactérias e vírus.

Que mais posso fazer?

Adicionar estes passos à tua limpeza geral é uma maneira segura de te certificares que removes um grande número de vírus da tua casa.

Existem outros locais e considerações que podes adicionar à tua lista para uma limpeza ainda mais eficaz. Por exemplo, os brinquedos das criança, que como sabemos estão sempre muito próximos da boca e outras zonas sensíveis, necessitam de ser regularmente bem limpos. De maneira geral, brinquedos de plástico sólidos podem ser colocados numa máquina de lavar loiça.

Se estás em teletrabalho a partir de casa, ou se trabalhas em casa, a limpeza deste local também é muito importante. Pode este ser o teu escritório, ou o local que conseguiste adaptar para trabalhar a partir de casa. Seja qual for, a limpeza frequente é importante.

Concluindo

Pretendemos com este artigo relembrar-te de alguns locais e aspetos de limpeza que são fáceis de esquecermos.

Sabemos bem quão trabalhosas são as tarefas domésticas, mantendo na cabeça estas dicas, pode ajudar-nos a agilizar o processo, bem como a melhorá-lo.

Porque a tua casa merece e tu também!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS