Sara Oliveira
Mãe de 2 meninos e de uma empresa desde 2015, a Gaia Ortopédica, juntou a sua formação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas ao gosto pelo cuidado do meio ambiente e sustentabilidade. Contribui no Na Casa com as suas fantásticas dicas e soluções que usa todos os dias para o seu bem estar e da sua família, respeitando o ritmo da natureza.
No artigo anterior enumerei características da casa merecedoras de atenção quando adquirimos ou preparamos uma casa que receberá pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.
Neste presente artigo vou enumerar equipamentos de apoio que podem ser adicionados a qualquer casa e que facilitarão a rotina quotidiana dos idosos ou de pessoas de mobilidade condicionada, assim como a dos seus cuidadores.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
O que são Ajudas Técnicas?
“Ajudas técnicas” é o termo utilizado para denominar um conjunto de equipamentos cuja função é a de permitir que pessoas com mobilidade reduzida consigam realizar atividades diárias de higiene, alimentação, descanso e de lazer com maior facilidade, com alguma independência e, sobretudo, em segurança.
Para que servem as Ajudas Técnicas?
As necessidades básicas ou fisiológicas, como são a higiene, a alimentação, as idas à casa de banho e o descanso com conforto devem ser asseguradas diariamente pelo próprio idoso ou por um cuidador. Quando a mobilidade está demasiado condicionada e a satisfação destas necessidades ficam comprometidas podemos apoiar-nos nos equipamentos que enumero em baixo.
Lista de equipamentos de apoio ao idoso (Ajudas Técnicas)
- Cama com estrado articulado tripartido elétrico
- Pendural / coluna de suspensão com pega
- Grades laterais de segurança para cama
- Cadeirão ortopédico
- Mesa para comer na cama ou no cadeirão
- Cadeira de rodas ou Andarilho
- Cadeira de banho para poliban e banheira
- Cadeira sanitária
Estes equipamentos são muitas vezes disponibilizados pela Assistência Social dos hospitais de acordo com a disponibilidade, podendo também ser encontradas em lojas especializadas para venda ou aluguer.
Para informações mais detalhadas clica sobre cada um dos equipamentos enumerados.
Informa-te com um Assistente Social caso te pretendas candidatar a um apoio de Ajudas Técnicas e aconselha-te com um profissional de saúde especializado.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Cama com estrado articulado tripartido elétrico
Indicada para pessoas “acamadas” e não só. As pessoas “acamadas”, ou seja, aquelas que necessitam de permanecer por tempo prolongado na cama, beneficiam deste tipo de equipamento porque podem elevar o tronco e as pernas de acordo com a sua necessidade, bem como gerir o seu conforto através da mudança mais fácil de posição. As pessoas que não necessitam de permanecer por tempo prolongado na cama também beneficiam da utilização deste tipo de equipamento durante o descanso caso tenham a necessidade de elevar o tronco, por exemplo para melhorar a função respiratória, ou de elevar as pernas, por exemplo para melhorar a circulação sanguínea. A pessoa com mobilidade condicionada pode utilizar este tipo de cama simplesmente para melhorar o seu conforto e para facilitar a sua mudança de posição na cama utilizando o comando e o pendural.
Normalmente, estas camas estão equipadas com pernas com rodas, sendo duas com travões.
Deve dar-se preferência a cama com estrado elétrico. Assim, o próprio utilizador pode alterar a sua posição utilizando o comando.
A cama deve estar preparada para receber: um pendural, um suporte para soro (caso seja necessário) e grades laterais de segurança.
Pendural/coluna de suspensão com pega
O pendural ou coluna de suspensão com pega deve ser adicionado sempre que o utente consiga utilizar um dos braços para se apoiar e alterar a sua posição mais facilmente. A pega deve conter uma cinta de ajuste de altura.
Grades laterais de segurança para cama
As grades laterais de segurança devem ser adicionadas sempre que haja risco aumentado de queda do utente. O sistema de fecho e abertura das grades deve ser fácil de utilizar pelo cuidador.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Cadeirão ortopédico
O cadeirão ortopédico é útil para acomodar de forma segura e confortável a pessoa com mobilidade reduzida. Mesmo que a pessoa utilize por longos períodos de tempo a cama, deve ser transferida, sempre que possível, para o cadeirão para beneficiar da alternância de posição. O cadeirão deverá ser suficientemente firme, deverá ter apoios laterais que evitem a queda e deverá permitir a inclinação das costas e elevação das pernas.
O cadeirão normalmente tem rodas e travões nas rodas traseiras. As rodas permitem a fácil deslocação do cadeirão para junto da cama do utente, caso seja necessário.
Mesa para comer na cama ou no cadeirão
A mesa para comer na cama ou no cadeirão é muito útil nas situações em que não seja possível ou em que seja de evitar a deslocação do utente para a mesa de refeições.
A mesa deverá ser ajustável em altura e fácil de manusear pelo cuidador. Normalmente tem rodas e travões em duas das rodas.
Algumas mesas possibilitam também a regulação da inclinação do tabuleiro permitindo colocar outros objetos, como por exemplo um livro para leitura.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Cadeira de rodas ou Andarilho
Os auxiliares da marcha, como por exemplo uma cadeira de rodas ou um andarilho, representam uma boa ajuda na marcha ou na deslocação do utente entre divisões da casa. Quando o utente tem alguma autonomia de marcha pode utilizar um andarilho com ou sem rodas, dependendo da sua necessidade e preferência. O andarilho permite caminhar sem perder o equilíbrio.
Quando o utente não tem autonomia de marcha ou está temporariamente impossibilitado de caminhar, pode ser utilizada uma cadeira de rodas para a sua deslocação. Existe mais do que um tipo de cadeiras de rodas mas a sua função é permitir a deslocação pelo próprio ou por um cuidador. A permanência prolongada ou o repouso na cadeira de rodas não é aconselhada uma vez que este equipamento não tem a estrutura apropriada para acomodar o utente.
Antes de adquirir uma cadeira de rodas devem ser verificadas as larguras das portas por onde a cadeira passará pois existem várias medidas disponíveis. Caso seja necessário o transporte no carro é útil adquirir uma cadeira que feche a meio. Existe também a possibilidade de remover os apoios para os pés nalguns modelos de cadeiras.
Cadeira de banho para poliban e banheira
As cadeiras de banho são muito úteis. Com o utente sentado na cadeira, o banho é feito com maior segurança e conforto para o utente e o cuidador.
Existem cadeiras com e sem encosto, com e sem rodas. As cadeiras com rodas são utilizadas quando é necessário deslocar o utente com ajuda até ao poliban. Possuem travões em duas das rodas.
Para a banheira existem assentos simples e assentos giratórios, estes últimos permitindo que o utente se sente no assento fora da banheira e depois, levantando os pés com ajuda, o assento é girado em 90° ficando virado para o interior da banheira. Tem um encaixe de segurança que fixa a cadeira.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Cadeira sanitária
As cadeiras sanitárias contêm um recipiente que é facilmente extraível e lavável. Normalmente são reguláveis em altura para se poder ajustar a altura mais confortável à utilização pelo utente. Podem ser colocadas numa divisão onde o utente tenha maior facilidade em utilizar, inclusivamente podem ser colocadas sobre a sanita, retirando-se o recipiente. As vantagens de utilizar a cadeira sobre a sanita em comparação à utilização isolada da sanita são adaptar a altura ao utente e permitir o apoio do utente através da utilização dos apoios de braços da cadeira. Existem cadeiras com e sem rodas, estas últimas com travões nas rodas traseiras. Algumas cadeiras sanitárias acumulam a função de cadeira de duche.