5 árvores de fruto para jardins pequenos

Para pequenas hortas ou jardins, as melhores árvores de fruto são as que não crescem muito e que não precisam de muito espaço.
Uma macieira com fruta plantanda num pequeno jardim

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Antes de mais, as melhores árvores de fruto para jardins pequenos são as que não crescem muito e, por isso, não precisam de muito espaço. Sim, parece óbvio. Mas nem todas as árvores que crescem pouco sobrevivem em pequenos jardins. Mostramos-te as 5 árvores de frutos ideais para jardins pequenos. Pelo menos, as mais fáceis de cultivar.

Macieiras

As macieiras são árvores que crescem pouco. Atingem entres dois ou três metros de altura e não são volumosas. Assim, são fáceis de podar e de cuidar. As macieiras adoram solos húmidos e produzem frutos a partir do segundo ano. Alguns tipos de macieiras podem inclusive ser plantados em vasos. Por conseguinte, as macieiras são as mais famosas entres as árvores de fruto adequadas para jardins pequenos.

Ameixeiras

Quem nunca teve um vizinho a dar ameixas? Enfim, as ameixieiras são das árvores de frutos menos complicadas de se ter. Crescem em qualquer tipo de solo e não precisam de muito mais, para além de sol e água. Assim como as macieiras, também as ameixeiras podem ser plantadas em vasos. As ameixeiras são árvores lindíssimas e super resistentes. Em síntese, existem diferentes espécies de ameixeiras e todas elas adaptam-se bem a jardins pequenos.

ANÚNCIO

Laranjeiras

A alegria do Inverno. Apreciam muito sol e não suportam temperaturas demasiado baixas. Ainda assim, com os devidos cuidados, é possível ter laranjeiras saudáveis em áreas de clima frio. As raízes das laranjeiras não precisam de demasiado espaço e a árvore adulta é das mais pequenas entre as árvores de frutos. A verdade é que: quem não ama uma laranja biológica?

Limoeiros

São os mais resilientes entre os citrinos. Assim como outros exemplos que apresentamos, também os limoeiros podem ser plantados em vasos. Quase todas as variedades de limões adaptam-se bem a espaços pequenos. A espécie de limão mais resistente é o siciliano amarelo – o limão mais comum dos supermercados. Em suma, o limão é dos frutos mais ricos que podes ter no teu jardim. Excelente para cozinhados, ótimo em cuidados de saúde e incrível para aromatizar a casa.

Romãzeira

Há quem defenda que é a árvore de fruto mais fácil de cultivar em vasos. Além disso, tem a vantagem de ser resistente às doenças. É uma excelente opção para jardins pequenos, varandas ou terraços. A romãzeira, além de ser uma árvore de fruto bastante bonita, tem excelentes atributos medicinais.

Em suma, existem diferentes árvores de fruto que podem ser plantadas em espaços mais pequenos. Requerem mais atenção, cuidado e um certo controlo do crescimento. A melhor amiga destas situações é a rega. Especialmente no início, um sistema de rega adequado poderá ser o sistema gota-a-gota. Podes programar e orientar para as raízes de cada árvore.

Concluindo, é importante realizar a poda das árvores de frutos de forma correta, para que consigas ter diferentes espécies de frutos controlados num espaço pequeno

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS