📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Bicarbonato de sódio: como usar na limpeza doméstica

O bicarbonato de sódio é um dos ingredientes naturais mais importantes e usados na limpeza doméstica. Ele possui muitos usos para diferentes partes da casa. Lê o resto do artigo para saberes o que é o bicarbonato de sódio e como o podes usar nas tuas limpezas.
O bicarbonato de sódio é um excelente aliado da limpeza doméstica sustentável... e é super acessível no preço.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Uma casa limpa e bem cheirosa é algo que todos ansiamos ter. E se conseguirmos ter usando produtos naturais e amigos da carteira, tanto melhor.

Sabemos que existem soluções mais sustentáveis que em nada ficam atrás dos produtos que comumente adquirimos no supermercado. O bicarbonato de sódio (conhecido por bicarbonato de soda em português brasileiro) é uma destas soluções. Este excelente amigo da limpeza doméstica sustentável faz maravilhas na casa. Vamos conhecê-lo 😄

O que é bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um composto químico natural, classificado como um sal, pela sua solvabilidade em água. Apresenta-se comercialmente comumente em formato de pó.

Possui várias propriedades que o tornam útil em diferentes cenários de limpeza doméstica. Tem um pH neutro, ou seja, por volta do 7. O seu aspeto é branco ou um rosa muito claro. 

O bicarbonato de sódio é usado para vários fins, entre eles a limpeza doméstica, produtos cosméticos caseiros e para cozinhar. Neste artigo, vamos mostrar-te como o poderás usar para fins de limpeza doméstica.

Exemplo de bicarbonato de sódio dentro de um frasco.
Exemplo de bicarbonato de sódio dentro de um frasco.

Como usar bicarbonato de sódio na limpeza doméstica?

O bicarbonato pode ser uma excelente maneira de poupar um bom dinheiro em produtos de limpeza. Isto deve-se ao facto do produto ser relativamente barato e não necessitar de um uso em grandes quantidades para ser eficaz. 

Os seus fins de limpeza são vários. O seu efeito neutralizante, quando misturado com substâncias ácidas ou alcalinas, fazem com que seja usado frequentemente para neutralizar odores. Ele é fantástico para eliminar manchas e uma forma poderosa de eliminar gordura (especialmente quando aliado ao ácido cítrico!).

O bicarbonato de sódio pode ser usado por si só, ou misturado com outros ingredientes naturais (mais comum). Por isso, muitas receitas naturais possuem bicarbonato de sódio, como vamos ver mais em baixo. Lembra-te, nunca mistures bicarbonato com outros produtos de limpeza comerciais, pois a reação pode ser perigosa.

Como usar o bicarbonato de sódio na limpeza doméstica?

O bicarbonato de sódio pode substituir produtos de limpeza industriais?

A resposta mais rápida é sim. Ele pode ser um substituto mais barato para certos produtos de limpeza industriais. Mas, ele deve ser aliado a outros produtos naturais como o limão, água, vinagre e sal, de forma a criar receitas que irão substituir certos produtos de supermercado.

Onde comprar bicarbonato de sódio em Portugal?

Podes comprar em virtualmente qualquer drogaria em Portugal. Também o irás encontrar a bons preços nos super e hipermercados mais conhecidos. E, claro, podes sempre encomendar online.

Existem várias marcas disponíveis no mercado, todas elas com um bicarbonato de sódio de relativa boa qualidade.

Marcas que comercializam bicarbonato de sódio à venda em grandes superfícies comerciais.
Exemplos de algumas marcas que podes encontrar nos supermercados.

Receitas úteis com bicarbonato de sódio

Agora que sabemos o que o bicarbonato é, vamos então ver alguns usos diferentes que o bicarbonato de sódio pode ter na limpeza doméstica.

1) Desentupir canos de esgoto

Estás à procura de uma solução rápida para desentupir pequenos entupimentos em casa, por exemplo, na cozinha? Esta receita vai-te ajudar imensamente. E resulta!

2) Limpar o forno

O bicarbonato é um excelente ingrediente natural para a limpeza do forno.

Espalha-o pelo forno e borrifa água morna, com um borrifador. Aguarda 10 horas e com uma esponja retira a gordura. A gordura irá sair facilmente.

3) Remover gordura

Gordura difícil de sair? Coloca a loiça em questão dentro de um recipiente com água e deita uma colher de bicarbonato de sódio lá dentro. Aguarda 30 minutos e depois lava a loiça normalmente. Voilá!

4) Retirar maus odores do lixo

O caixote do lixo está com mau cheiro? Para neutralizares rapidamente o cheiro, deita um pouco de bicarbonato de sódio lá dentro.

5) Afastar formigas

As formigas estão a dar problemas? Junta ½ de sal e ½ de bicarbonato de sódio e coloca perto de onde elas estão.

6) Atrair humidade

A humidade está a deixar cheiro a mofo nos armários ou pelo resto da casa? Não tem problema. Colocar uma tigela com bicarbonato de sódio pode ser bastante útil na remoção do cheiro a mofo, pois o bicarbonato de sódio atrai a humidade.

7) Remover odor do calçado

O calçado está com mau odor? Coloca bicarbonato de sódio na parte interior enquanto não estiveres a usar. Retira antes de calçares.

8) Limpar juntas

O bicarbonato de sódio misturado com água morna cria uma pasta que é excelente para limpar as juntas de azulejos. Até já comparamos com certos produtos comerciais e esta pasta é muito superior! Experimenta.

9) Desodorizar as carpetes

Mau cheiro nas carpetes? O bicarbonato de sódio ajuda a remover. Para isto, coloca-o por cima da zona que pretendes limpar (misturado com o teu óleo essencial favorito, se assim quiseres)  e depois aguarda cerca de 10 horas. Remove com um aspirador.

10) Limpar o microondas

Talvez não sabiam que por aqui gostamos de limpar o microondas com limão e água. Mas, sabemos que também é possível com água e bicarbonato de sódio apenas. Usa um borrifador com água e bicarbonato de sódio misturados (não precisas colocar muito) e estás preparado para limpar o microondas de forma fácil. Borrifa o interior com esta solução e depois limpa com um pano limpo.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente essencial

Versátil, super acessível e sustentável. Como podes ver, há imensas maneiras de usares o bicarbonato de sódio na tua limpeza doméstica. Assim, é fácil ver que ele vai-te ajudar em diversas situações de limpeza, por isso, não te esqueças de o ter sempre à mão!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS