Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
A maior parte dos jantares que organizamos, seja no dia a dia, seja com amigos ou familiares, não requerem grandes níveis de formalidade. Mas uma vez ou outra, por diversão ou necessidade, um jantar mais formal, que segue as tradições e costumes deste tipo de jantares, requer que saibamos como dispor na mesa a loiça para o dito jantar.
Colocar os talheres na mesa de forma organizada não é nenhum bicho de sete cabeças, e usá-los também não. Toda a disposição tem uma lógica que explica o porquê de assim ser, e vamos revê-la neste artigo.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Colocar os talheres na mesa
Vamos começar pela base: garfos à esquerda; facas à direita. Colheres à direita também.
O uso dos talheres começa de fora para dentro, e segue a ordem de uso na refeição. Ou seja, entradas/consommé/sopa, o prato de peixe e o prato principal (três conjuntos de talheres).
No topo do prato, temos os talheres de sobremesa (por norma, faca, garfo e colher) e a faca de manteiga para o pão (sobre o prato do pão).
Os cabos dos talheres deverão estar virados para o mesmo lado, por norma para dentro, pois é a posição natural do talher na mão, quando pegamos nele. Os garfos com os dentes para cima e as facas com a serrilha virada na direção do prato.
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Recapitulando, por ordem:
- Entradas. Seguindo a ordem de uso, o garfo e a faca de entrada ficarão nas extremidades (bem como a colher de consommé ou sopa caso vás servir). Garfo com dentes para cima e faca com serrilha para dentro.
- Peixe. Depois de colocares os talheres de entrada/consommé/sopa, coloca os talheres de peixe (se fores servir um prato de peixe, claro). É recomendável usar talheres próprios para peixe pois estes são desenhados especificamente para facilitar a refeição – tanto para remover espinhas, como para cortar a carne do peixe.
- Prato principal. Imediatamente após os talheres de peixe, coloca os talheres do prato principal.
- Sobremesa e pão. Como mencionado anteriormente, estes talheres são colocados na parte de cima do prato, sendo que a faca ficará virada para o lado esquerdo (cabo do lado direito) e o garfo virado para o lado direito (cabo do lado esquerdo) – isto porque assim já fica na direção correta onde a mão irá pegar (para uma pessoa destra). A faca do pão fica do lado superior esquerdo, em cima do pequeno prato do pão. Coloca-a com o cabo em baixo, e na posição dos ponteiros do relógio às 10h20 (aproximadamente) – novamente, é a posição mais intuitiva para pegar na faca de manteiga com a mão direita (para quem está sentado).
- Et voilá!
Dicas para colocar e usar os talheres
O uso dos talheres durante a refeição também tem o seu próprio jeito. Não é nada de complicado, é algo que a maior parte de nós já está habituado a fazer:
- Deixa cerca de 1,5/2cm entre os talheres na mesa
- Quando pausares a refeição, os talheres devem ficar dentro do prato, garfo do lado esquerdo e faca do lado direito. Não há uma posição exata (serrilha para baixo, cima, etc – não faz diferença). Podes deixá-los no prato conforme for mais natural.
- Quando a refeição terminar, os talheres ficam dentro do prato, ambos do lado direito, com o cabo no sentido exterior, e na posição das 3h15
ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
Um jantar formal é uma excelente maneira de receber os convidados em tua casa, seja porque a situação assim pede, seja por diversão com os amigos para um jantar diferente!
Com estas dicas já estás preparado ou preparada para organizar um jantar memorável e com toda a “etiqueta” necessária. Como vês, não tem nada de complicado. Aliado a uma boa decoração, ambiente (com música) e pratos a condizer, o teu jantar será um sucesso
😊