Como criar uma horta biológica

Queres ter a tua horta biológica e não sabes por onde começar? Sem stress, nós ajudamos-te!
Pequena plantação organizada em horta biológica

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Primeiro, é uma excelente ideia ter uma horta biológica. Segundo, tens de ter paciência e predisposição para passares algum tempo a criar e a cuidar da tua horta biológica. Não ficará pronta de um dia para o outro. Neste artigo ensinamos-te como criar uma horta biológica. (Ainda que não percebas nada do assunto.)

O local

Antes de mais, deves escolher o espaço para a tua horta biológica.
A ter em conta: luz solar, intempéries e o acesso à horta.

  • As plantas precisam de luz solar para crescer. Caso não encontres um espaço com grande fonte solar, podes optar por plantar aromáticas ou plantas comestíveis, que não precisam de tanta luz.
  • Cuidado com o vento e com as chuvas fortes, especialmente no início. Escolhe um espaço para a tua horta biológica que seja mais protegido;
  • O acesso é importante porque vais passar algum tempo nesse espaço. É importante ser fácil lá chegar.

O que plantar

Desde aromáticas a plantas comestíveis, o que importa é o tamanho do espaço. Se a área for pequena, opta por plantas com raízes curtas. Alfaces, espinafres, ou até beterrabas e nabos. As aromáticas são uma excelente opção para espaços pequenos.

A terrinha

Hoje em dia, já há substrato bio à venda, preparado para hortas biológicas.Não inventes! Não uses terra do quintal da avó ou do vizinho. Podes ainda tentar criar o teu substrato mas não te aconselhamos. Encontra um substrato orgânico e com a quantidade de matéria ideal para o crescimento saudável da tua horta biológica.

Mulher carrega caixa cheia com vegetais colhidos de horta biológica

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O projeto

O projeto da tua horta biológica. Antes de semeares ou plantares, tem em atenção o espaço entre cada uma. Idealiza o projeto da tua horta mentalmente.
As plantas pequenas podem estar mais próximas, mas as maiores devem estar mais afastadas. Desta forma, crescem livremente e são mais fáceis de colher. É preferível plantar 3 alfaces saudáveis, do que plantar 10 sufocadas.

A rega

A horta pode morrer mais facilmente por demasiada rega, que por escassez de água. Inicialmente, deves regar com menos água, mas mais frequentemente. A horta biológica estará mais sensível no princípio, mas com o crescimento e com a tua experiência será mais fácil de regar. Podes ainda recorrer a sistemas de rega simples, como a rega gota-a-gota.

Nunca, jamais e em tempo algum…

Te lembres de usar químicos, como adubos. A horta biológica, só é biológica se não utilizares produtos químicos. Com atenção, cuidado certo e manutenção necessária, terás a tua horta saudável.

Assim que souberes como criar uma horta biológica, vais querer dar outro sabor aos teus cozinhados e criar novos pratos. Não há desculpa! Com um pequeno espaço, luz solar suficiente e muita vontade, podes criar as tuas próprias hortaliças.

Vamos ao desafio?

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS