📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como desentupir a sanita

Desentupir a sanita é uma das tarefas mais "chatinhas" na casa de banho, mas este artigo vai ajudar-te a fazê-la sem grande esforço e sem cometer erros comuns.
Como desentupir a sanita

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A sanita é um equipamento da nossa casa em que não pensamos diariamente. Mas, de vez em quando, ela torna-se o centro das nossas “atenções para arranjar” em casa, e quase nunca pelas melhores razões. Uma sanita entupida é uma dor de cabeça, e pode ter repercussões em outras divisões da casa. Os entupimentos acontecem por várias razões.

O que faz uma sanita entupir?

A maior causa de entupimento do vaso sanitário é o despejo de objetos que não podem ser deitados no vaso sanitário. Isto inclui coisas como:

  • Papel higiénico em excesso;
  • Toalhitas;
  • Produtos de higiene feminina, tais como tampões;
  • Outros.

Estes objetos irão obstruir o curso normal da água de descarga, causando acumulação excessiva de água no vaso sanitário (até mesmo, por vezes, o transbordar da água).

Infografia onde são mostradas em ilustração as partes da sanita: válvula de enchimento; bóia de enchimento; tubo de transbordo; tanque; válvula de descarga; vaso sanitário; sifão; alavanca e assento.
Quando o entupimento ocorre no local onde o número 7 (na imagem) aponta, será mais fácil desentupir a sanita com estes métodos.

Como evitar o entupimento do vaso sanitário?

A melhor forma de evitar que o vaso sanitário entupa é seguindo um conjunto de boas práticas. Uma delas é não deitar papel higiénico em excesso, toalhitas ou produtos de higiene feminina na sanita. Coloca um balde do lixo ao lado da sanita, de forma a que seja mais fácil criares o hábito de não deitar estes itens pela “sanita abaixo”, mas antes colocá-los no lixo.

Métodos para desentupir uma sanita sem recorrer ao picheleiro

Embora muitas vezes um desentupidor de vaso sanitário seja suficiente, em outras ocasiões poderão ser precisos outros métodos. Neste artigo vamos ver como desentupir uma sanita usando diferentes métodos para que consigamos desentupir a tua sanita e resolver esse problema.

Lembra-te que se o entupimento estiver muito abaixo no cano, ou seja algo particularmente difícil de remover, recorre a serviços profissionais para evitares danificar a sanita ou piorar o problema.

Desentupir o vaso sanitário com um desentupidor

Para a maior parte dos entupimentos na sanita, o desentupidor será a ferramenta certa a usar. Existem vários tipos e vamos mostrar-te como usar um desentupidor corretamente.

Tipos de desentupidores mais comuns

Exemplos de vários tipos de desentupidores: desentupidor de borracha e desentupidor de bomba.
Fig. 1 e Fig. 2 – Desentupidores de borracha. O formato do desentupidor da Fig. 2 é indicado para desentupir o vaso sanitário. Fig. 3 – Desentupidor de bomba.

Desentupidor de Borracha

O mais comum dos desentupidores, possui um cabo de madeira e a borracha com o formato para formar vácuo no local necessário.

O seu uso é diverso, podendo ser usado tanto para desentupir o vaso sanitário, como um ralo ou pia de lavatório.

O diâmetro da borracha é importante. A entrada do sifão, no vaso sanitário tem, por norma, 15cm e é necessário que o desentupidor cubra este espaço por completo, portanto adquire um com pelo menos este tamanho.

Desentupidor Bomba

Este desentupidor é semelhante ao desentupidor de borracha, mas possui uma bomba operada à mão que irá tornar o trabalho mais fácil. Isto porque cria mais pressão ao desentupir, sendo assim também mais eficiente.

Exemplo de desentupidores mola
Dois exemplos de desentupidores mola/tipo mola.

Desentupidor Mola

Em formato de mola, o desentupidor mola é um cabo que entra pela tubagem dentro, com o objetivo de desentupir o vaso sanitário.

A extensão do mesmo pode ser de cerca de 5m para este serviço. O desentupidor mola pode ser usado em outras tubagens também, o seu tamanho vai de 3 a 15m de cumprimento.

Como desentupir a sanita com um desentupidor de borracha tradicional

Para fins de simplicidade, vamos rever o método mais comum e prático para desentupir uma sanita – usando um desentupidor de borracha.

Segue o passo a passo:

  1. Cria um vácuo. Com cuidado para não salpicar a água, coloca o desentupidor na sanita e usando a borracha, tapa o buraco de entrada do sifão. Cria um vácuo, ou seja, não permitas a entrada ou saída de ar.
  2. Pressiona para baixo e para cima com alguma força. Com o desentupidor no mesmo sítio, sem mexeres a borracha, pressiona o cabo para cima e para baixo com alguma força.
  3. Retira o desentupidor com firmeza. De uma tirada, tenta quebrar o vácuo e remover o desentupidor.

Se o processo não resultar em desentupimento, repete-o até conseguires o resultado pretendido. Podem ser necessárias algumas tentativas.

Desentupir a sanita com vinagre branco e bicarbonato de sódio

Para além das já conhecidas funções como agentes de limpeza eficazes, o vinagre branco e o bicarbonato de sódio também podem ajudar a desentupir a sanita.

Embora por norma não recomendemos a mistura destes dois ingredientes, nesta situação é possível fazê-lo. Caso não tenhas um desentupidor, pode ser uma boa ajuda usar esta solução para desentupir a sanita.

Deita cerca de 250ml de bicarbonato de sódio na sanita entupida. Aguarda uns minutos para que faça efeito. Depois, deita, devagar, cerca de 500ml de vinagre branco na sanita.

Isto causará uma reação com bolhas, por isso despeja o vinagre devagar para evitar derrames.

Depois disto feito, vais ter que deitar a descarga para perceberes se resultou. Não o faças se a sanita tiver cheia até cima, pois vais derramar água suja na casa de banho e sujar a casa de banho.

Repete o processo se necessário.

Vê mais: Como limpar a casa de banho 

Desentupir a sanita com água quente e líquido lava-loiça

Deita um pouco de líquido lava-loiça na sanita entupida. Enquanto ele faz efeito, aquece cerca de 3L de água, mas não a deixes ferver, deixa-a ficar muito quente. Depois, despeja a água quente lentamente pela sanita abaixo. A água quente misturada com o líquido lava-loiça vai ajudar a desentupir a sanita. Deves começar a notar que a água vai baixando e que a sanita está a ficar desentupida, à medida que a água quente e líquido lava-loiça atuam.

Podes usar shampoo em vez de líquido lava-loiça.

Ajuda profissional para desentupir a sanita

Se nenhum dos métodos resultar, pondera recorrer a ajuda profissional para resolver o problema. Estes métodos irão atacar com eficácia as causas mais comuns de entupimento, mas poderás ter algum problema mais incomum. Por exemplo, se algum objeto maior tiver caído dentro do vaso sanitário e sido levado para uma zona mais funda do cano durante a descarga.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS