Como limpar um tacho queimado

Basta uma pequena distração para que rapidamente deixemos queimar um tacho enquanto cozinhamos. Vê como podes limpar os tachos queimados neste artigo que te apresenta vários métodos. Recupera os teus tachos para que fiquem como novos!
Limpar um tacho queimado

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Tachos queimados? Todos sabemos o que isso é! Mas sem stress – hoje vemos como limpar um tacho queimado.

Até podemos ser os mais atentos e cuidadosos, mas sabemos bem que basta uma pequena distração para que deixemos queimar os tachos.

Quando nos deparamos com um tacho queimado sentimos a frustração de não só arruinar a comida que estávamos a cozinhar, como também sabemos que vamos ter que tentar limpar o queimado do tacho. Será que um tacho queimado tem recuperação? Muitas vezes sim e neste artigo vamos dar-te as dicas que precisas para limpares o teu tacho queimado.

Na maior parte das vezes, nem precisas de ir comprar produtos de propósito para esta tarefa. Provavelmente já terás em casa os materiais que vais precisar para limpares os tachos queimados com alguns métodos que aqui te sugerimos.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O meu tacho queimou… e agora? Aprende o que fazer passo a passo.

Viraste as costas um segundo e quando chegaste à cozinha deste de caras com um tacho queimado! O que deves fazer? Vê a lista.

  1. Remove a comida do tacho, deitando-a no caixote do lixo, se assim conseguires. Cuidado com a temperatura do tacho e da comida.
  2. Começares a limpeza quando o tacho ainda está quente é recomendado, mas cuidado para não te queimares. Uma colher de plástico ou pau é a melhor opção para remover comida colada no fundo do tacho. Facas e outros metais poderão arranhar o tacho, danificando-o.
  3. A tua placa ou forno também estarão sujos com certeza. Aprende como limpar a placa vitrocerâmica neste artigo.

Limpar um tacho queimado

Depois de reagires à emergência, vais precisar de limpar o tacho. Deves ter cuidado para fazeres esta limpeza de forma correta, tendo em conta o material de que o tacho é feito. Os seguintes métodos vão ajudar-te a limpar tachos de qualquer material. Usamos vários agentes de limpeza naturais, tal como bicarbonato de sódio para limpar um tacho queimado.

Limpar um tacho queimado com água e bicarbonato de sódio é simples. Enche o tacho com água, deixa ferver 5 a 7 minutos. Deixa-o arrefecer e depois deita duas colheres de bicarbonato de sódio. Esfrega com uma esponja recomendada.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Método 1 – Água a ferver

Este método é bastante simples e pode ser o primeiro método que tentas usar para limpar o tacho queimado. Depois de limpares o fogão ou placa, vais precisar de voltar a ele. Enche o tacho queimado com água, cobrindo a área queimada. Deixa a água ferver durante 5 a 7 minutos.

Quando passar este tempo, coloca o tacho de lado e deixa-o arrefecer. Não deites a água fora. Quando o tacho voltar à temperatura ambiente, podes remover a água.

A fase seguinte é deitares duas colheres de bicarbonato de sódio no tacho molhado e esfregares com uma esponja recomendada para equipamentos de cozinha, ou um esfregão (com cuidado para não arranhares).

Verás que a parte queimada sairá muito mais facilmente com este método.

Método 2 – Vinagre

Se o método em cima não for 100% eficaz, podes usar este método. Este segundo método consiste em seguir os passos em cima mencionados, mas adicionar vinagre na água que vais ferver. Colocas ½ vinagre e ½ água, e novamente, deixas ferver durante 5 minutos.

Juntamente com o calor, a acidez do vinagre vai ajudar a desprender o queimado. Depois de ferver, tal como em cima, deixas arrefecer. Quando arrefecido, esfregas da mesma maneira mencionada em cima.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Método 3 – Vinagre e Bicarbonato de Sódio

Se os métodos em cima não funcionaram, então está na altura de testar o terceiro método. Este método é semelhante aos em cima descritos, só que ao invés de ferver água, fervemos vinagre (apenas). Depois do vinagre fervido, deixa-o por alguns minutos sobre lume brando. Uns minutos depois, retira o tacho do lume e deixa arrefecer.

Coloca o tacho na banca (ou noutro local ou não haja problema haver derrames) e adiciona duas colheres de bicarbonato de sódio. Isto poderá causar uma reação efervescente. Após este passo, esfrega com um material adequado. Podes ir adicionando um pouco mais de bicarbonato de sódio caso sintas necessário. Isto vai ajudar-te a limpar o fundo do tacho queimado, e outras partes que tenhas queimado também.

Limão fervido em água

Em adição aos métodos em cima mencionados, podes adicionar este passo no final.

Ferve dois limões cortados em tiras (relativamente grossas) em água, dentro do tacho que pretendes limpar. O ácido cítrico do limão ia ajudar na limpeza do tacho. Para além disto, deixa um cheiro agradável. É um win-win! Deixa ferver lentamente durante cerca de 5 minutos. Depois, deixa o tacho arrefecer com o limão e a água ainda lá dentro.

Deita fora os limões e a água e esfrega com um material indicado.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Algumas questões frequentes sobre limpar um tacho queimado

Como limpo um tacho de inox queimado?

Existem muitas maneiras possíveis de limpar um tacho de inox queimado, mas as mais comuns são as que te indicamos em cima. Estes métodos giram essencialmente em volta de ferver água com agentes de limpeza como vinagre, lava-loiça ou sumo de limão. Também fazem uso do bicarbonato de sódio, usando as suas excelentes propriedades enquanto agente de limpeza para remover todos os resíduos queimados do teu tacho ou panela queimada. Conhece aqui as grandes vantagens de limpar com produtos naturais.

Como recuperar um tacho queimado?

Se o tacho estiver muito queimado, poderá ser difícil de o recuperar. Mas quase todos os tachos e panelas queimadas poderão ter salvação. Para salvares o teu tacho queimado, usa um dos métodos em cima explicados. Poderás precisar de algum esforço extra a esfregar o tacho, mas se realmente queres recuperar o teu tacho queimado, em princípio conseguirás.

Como limpar um tacho queimado com bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio é um ingrediente recomendado para limpar um tacho ou panela queimada. O melhor método é o de ferver vinagre durante cerca de 5 minutos. Depois, removes o tacho do calor e adicionas duas colheres de bicarbonato de sódio. A mistura irá efervescer e assim remover os resíduos do fundo do tacho queimado. Depois de efervescer deitas a mistura fora, e lavas o tacho como de costume, com lava-loiça. Não te esqueças de esfregar gentilmente.

Para concluir

Como podes ver, não é difícil recuperares o tacho que deixas-te queimar sem querer. Com um destes métodos irás certamente limpar o tacho queimado deixando-o como novo.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS