📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como mudar uma planta de vaso?

Mudar a planta de vaso deve ser uma tarefa organizada previamente. Deve estar tudo preparado para a mudança. Não há problema, nós orientamos-te!
Rapariga feliz mostra raízes de planta durante a mudança de vaso

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Antes de mudares a tua planta de vaso, deves ter a certeza que está preparada. Conhece a lista de indicadores de mudança neste artigo sobre quando mudar uma planta de vaso.

Vamos então ver qual o procedimento para mudar uma planta de vaso.

Replantar vs mudar de vaso

Uma das primeiras coisas que devemos reparar é que replantar não significa necessariamente mudar o vaso atual. Muitas vezes significa mudar o solo. Um solo fresco significa novos nutrientes para a tua planta, e por vezes é exatamente isso que a planta necessita. 

Se gostas do teu vaso atual, esta é uma ótima notícia. Mas se estás no mercado para um vaso novo porque a tua planta cresceu e já não cabe no vaso teu atual, então este artigo é para ti.

Preciso de mudar o vaso muitas vezes?

Normalmente as plantas pedem uma mudança a cada 12 a 18 meses. Isto depende do quão rápido elas estão a crescer. Para plantas mais lentas no crescimento como, por exemplo, cactos, o mesmo vaso pode ser a sua casa durante anos. No entanto, tens que ter atenção na troca de solo.

1. Prepara o novo vaso

Se o motivo é dar mais espaço à planta, escolhe um vaso maior. Maior tanto no diâmetro como em altura. Um bocadinho maior, mas não exageres. Os vasos demasiado grandes vão causar stress à planta.

Importante: o vaso deve ter orifícios de drenagem. Evita que a água fique acumulada no fundo, provocando a asfixia radicular. Se ainda assim, quiseres usar um vaso decorativo, sem orifícios, não há problema. Podes usar por fora do vaso com orifícios.

No início, o substrato pode estar bastante solto. Para evitar que a terra saia pelo fundo, podes colocar um filtro de papel ou papel absorvente. Com o tempo, o filtro de papel acabará por se decompor.

O tamanho do vaso novo é importante?

O tamanho da nova casa da tua planta é importante porque quanto maior o espaço do vaso, mais água temos tendência ao usar quando regamos… E claro, se usarmos muita água porque temos muito solo, vamos acabar por acidentalmente matar a planta.

O espaço é importante apenas para que a planta possa crescer confortavelmente nos próximos meses, e por isso o vaso necessita ser apenas um pouco maior.

Ao escolheres um novo vaso, tenta manter o novo tamanho não maior que 5cm maior em diâmetro, em relação ao anterior, para vasos de mesa e não mais que 10cm maior em diâmetro para vasos de chão. 

Se estiveres a replantar uma planta muito pequena, o novo vaso pode precisar de ser apenas 2,5 cm maior!

ANÚNCIO

2. Prepara a terra

Recorre a um substrato orgânico. Não recomendamos o uso da terra do jardim. Ainda que a terra pareça saudável, pode trazer doenças ou sementes de outras plantas. Aconselhamos os substratos Siro Plant.

Um substrato denso, que dá alimentação completa. Tem adubo de libertação controlada, libertando nutrientes à medida que a planta vai absorvendo.

Sobre o substrato que deves usar

Recomendamos este mas podes guiar-te por estes princípios e escolher um substrato semelhante que tenha os mesmos benefícios.

O que deves procurar é um substrato universal que seja recomendado para plantação e, neste caso mais importante, para transplante de um leque diverso de plantas.

Deves procurar um substrato que ajude a tua planta no crescimento do sistema radicular. Estes tipos de substratos vão ajudar a tua planta a manter-se super saudável, durante muito tempo.

Estão preparados para a plantação e transplante de diversas plantas. Contém também adubo de libertação controlada e lenta, respeitando a fase de adaptação da planta.

Atenção: Cada planta tem um substrato adequado. Verifica se a tua planta não precisa de um substrato especial. Muitas plantas, requerem um pH mais ácido no substrato, como algumas azáleas e camélias.

O tipo de vaso recomendado depende da planta e das necessidades que esta tem. Lembra-te, a nível de tamanho, só precisa ser ligeiramente maior para acomodar o crescimento da planta nos próximos meses.

ANÚNCIO

3. Prepara a planta

Se o vaso for de plástico, vai apertando à volta para soltar a planta. Cuidadosamente, remove-a do vaso original.

Cuidado: Não puxes a planta! Podes partir as folhas ou danificar os rebentos. Se ajudar, vira a planta ao contrário e auxilia com a mão para que não caia.

Dica: Podes utilizar uma faca ou um utensílio para ires separando o vaso da terra da planta. Como se faz com os bolos na forma.

Deves retirar o máximo de terra possível.Usa as mãos para separar a terra, porque as ferramentas podem danificar as raízes.

4. Hora da mudança

Coloca algum substrato no fundo do vaso e vai verificando como fica a altura da planta. Encontra a quantidade certa, para que as raízes fiquem cobertas e as folhas da planta fora do vaso. Assim que tiveres substrato suficiente no fundo, vai preenchendo à volta da planta.

Certifica-te que a planta está no centro e na vertical. Vai comprimindo o substrato com as mãos. Não deve ficar nenhum espaço de ar. Caso contrário, a planta não se sente segura para estender as raízes.

Atenção: O espaço entre a terra e a borda do vaso deve ter cerca de 2 cm. Para evitar que a terra ou a água transborde, quando regares a planta.

Et voilá! Vaso novo, vida nova para a tua planta.

Mudar a planta de vaso é fundamental para um crescimento saudável! A melhor altura para esta tarefa é na primavera.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS