Como remover uma nódoa de cebola de tecido?

Sendo um ingrediente muito usado na cozinha, é natural que tenhamos que remover nódoas de cebola da roupa de vez em quando.
Como remover nódoa de cebola de tecido e da roupa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Consulte algumas dicas úteis para remover uma nódoa de cebola

A cebola é um ingrediente essencial na cozinha portuguesa. Ela é usada na preparação de vários pratos tradicionais, que tanto conhecemos e amamos. Mas, como qualquer alimento, ela manchará a roupa, e outros tecidos, quando em contacto com eles. Tantas vezes misturada com azeite, quando a cebola cai na roupa devemos agir o mais rapidamente possível para remover.

Vejamos algumas dicas sobre como remover uma nódoa de cebola da roupa.

A rapidez é essencial

Enxagua a área da nódoa com água fria, imediatamente após a nódoa ocorrer. A rapidez é muito importante, e passar água ajuda a que a nódoa não se inflitre mais no tecido.

O uso do vinagre como agente de limpeza

Já falamos várias vezes da importância do vinagre na limpeza.

Ele também pode ser usado para remoção de nódoas. Mistura um pouco de vinagre branco com água. Com um pano limpo, aplique a mistura na nódoa, sem esfregar. A ideia aqui é soltar a nódoa, pode bater ligeiramente com o pano humedecido com a mistura, na nódoa, de fora para dentro (para não espalhar).

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Remover uma nódoa de cebola da roupa.
A cebola é um ingrediente muito popular na cozinha portuguesa 📷 Freepik

O clássico e útil bicarbonato de sódio

O amido de milho ou o bicarbonato de sódio são dois excelentes ingredientes, aplicados na limpeza, que podem ser aplicados na nódoa se ela persistir. Ambos são absorventes, e certamente conseguirão absorver a nódoa. Aplica na nódoa o bicarbonato de sódio, em quantidade, deixa atuar durante alguns minutos e depois escova para remover.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Lavar o tecido num ciclo de máquina adequado

Seguindo as instruções da etiqueta, depois de aplicar um dos métodos de remoção de nódoa de cebola em cima indicados, lava num ciclo adequado de máquina. Tem cuidado para não deixar secar a peça depois de lavar, caso repares que a nódoa não foi removida. Repete os passos em cima, se isto acontecer.

Qualquer solução de limpeza ou remoção de nódoas que recomendamos tem como objetivo ajudar-te a salvar as tuas roupas e tecidos. Queremos que não percas a tua peça favorita! Lembra-te que, se não tiveres a certeza se deves aplicar um qualquer método num tecido, testa numa pequena área discreta dele, para saberes se é seguro primeiro.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS