Como remover nódoas de betadine da roupa

O betadine é um produto muito comum nas casas portuguesas, e manchar a roupa (ou outros tecidos) com ele é, de igual forma, comum.
Como remover betadine da roupa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Sabemos bem o quanto a aplicação de betadine é necessária nos mais pequenos, que muito facilmente sujam a roupa com ele.

Para remover a nódoa de betadine da roupa, basta seguir os passos abaixo. As nódoas de betadine têm um aspeto amarelo-acastanhado, que se evidenciam muito na roupa, estragando assim as tuas peças favoritas. O betadine é conhecido por ser particularmente difícil de remover, mas com estas dicas simples irás ter a vida facilitada e conseguir salvar as tuas peças. Ele também é conhecido por manchar quase qualquer material onde se encontra!

Molha a nódoa com água fria, o mais depressa possível

A ideia é remover o excesso de betadine da roupa. Passa água fria na nódoa, sem esfregar para evitares espalhar a nódoa.

Não uses água quente porque esta fará com que a nódoa fique ainda mais entranhada no tecido da roupa.

Outra forma de remover o excesso é com papel de cozinha absorvente. Absorve o mais rapidamente possível e, novamente, sem esfregar.

Aplica água oxigenada

Aplicada diretamente da garrafa, a água oxigenada é um forma possível de remover betadine da roupa.

Aplica-a na nódoa, diretamente na roupa, no local da nódoa. Deixa a água oxigenada atuar durante alguns minutos. Depois, se a nódoa tiver saído, lava normalmente na máquina.

Remover nódoas de betadine com amoníaco

Usando luvas, cria uma solução de água morna com amoníaco (o mesmo usado para a limpeza).

O amoníaco pode danificar certos tecidos, por isso usa-o com descrição, ou seja, apenas um pouco. 

Aplica a solução criada na nódoa de betadine para remover a nódoa, e depois lava a peça num ciclo de máquina normal.

Atua com rapidez

No que toca a nódoas, é importante agir com rapidez para, pelo menos, remover o excesso de betadine na roupa.

Se não seguires nenhum destes métodos, é importante remover o excesso e levares a uma limpeza profissional assim que possível.

Usa um tira-nódoas

Sozinho ou em complemento com as técnicas em cima, a aplicação do tira-nódoas pode ajudar na remoção da nódoa de betadine. Segue as instruções de aplicação no rótulo do tira-nódoas. Por norma, aplicas o tira-nódoas diretamente na nódoa, deixas atuar e depois lavas num ciclo da máquina de lavar roupa adequado à peça.

O Betadine é o mesmo que iodo?

O Betadine é feito à base de povidona e iodo. Remover uma nódoa de betadine é semelhante a remover uma nódoa de iodo.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS