Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais sobre remoção de nódoas
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Ler mais: Guia para remover nódoas
O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.
Sabemos bem o quanto a aplicação de betadine é necessária nos mais pequenos, que muito facilmente sujam a roupa com ele.
Para remover a nódoa de betadine da roupa, basta seguir os passos abaixo. As nódoas de betadine têm um aspeto amarelo-acastanhado, que se evidenciam muito na roupa, estragando assim as tuas peças favoritas. O betadine é conhecido por ser particularmente difícil de remover, mas com estas dicas simples irás ter a vida facilitada e conseguir salvar as tuas peças. Ele também é conhecido por manchar quase qualquer material onde se encontra!
Molha a nódoa com água fria, o mais depressa possível
A ideia é remover o excesso de betadine da roupa. Passa água fria na nódoa, sem esfregar para evitares espalhar a nódoa.
Não uses água quente porque esta fará com que a nódoa fique ainda mais entranhada no tecido da roupa.
Outra forma de remover o excesso é com papel de cozinha absorvente. Absorve o mais rapidamente possível e, novamente, sem esfregar.
Aplica água oxigenada
Aplicada diretamente da garrafa, a água oxigenada é um forma possível de remover betadine da roupa.
Aplica-a na nódoa, diretamente na roupa, no local da nódoa. Deixa a água oxigenada atuar durante alguns minutos. Depois, se a nódoa tiver saído, lava normalmente na máquina.
Remover nódoas de betadine com amoníaco
Usando luvas, cria uma solução de água morna com amoníaco (o mesmo usado para a limpeza).
O amoníaco pode danificar certos tecidos, por isso usa-o com descrição, ou seja, apenas um pouco.
Aplica a solução criada na nódoa de betadine para remover a nódoa, e depois lava a peça num ciclo de máquina normal.
Atua com rapidez
No que toca a nódoas, é importante agir com rapidez para, pelo menos, remover o excesso de betadine na roupa.
Se não seguires nenhum destes métodos, é importante remover o excesso e levares a uma limpeza profissional assim que possível.
Usa um tira-nódoas
Sozinho ou em complemento com as técnicas em cima, a aplicação do tira-nódoas pode ajudar na remoção da nódoa de betadine. Segue as instruções de aplicação no rótulo do tira-nódoas. Por norma, aplicas o tira-nódoas diretamente na nódoa, deixas atuar e depois lavas num ciclo da máquina de lavar roupa adequado à peça.
O Betadine é o mesmo que iodo?
O Betadine é feito à base de povidona e iodo. Remover uma nódoa de betadine é semelhante a remover uma nódoa de iodo.