📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Remove nódoas de cereja facilmente da roupa ou tecidos

Segue este passo a passo para remover nódoas de cereja da roupa ou tecidos.
Como remover nódoas de cereja da roupa e tecidos

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Para remover nódoas de cereja, podes seguir estes passos gerais, que são eficazes na maioria dos tecidos. Como sempre, lembra-te de adaptar o método de remoção sugerido ao tecido da tua roupa (ou outro item) em específico.

Como remover nódoas de cereja da roupa

Segue este passo a passo para remover nódoas de cereja da roupa ou tecidos:

  1. Age rapidamente. Quanto mais rápido tratares da nódoa, mais fácil será removê-la.
  2. Remove o excesso. Usa uma colher ou uma faca sem serrilha para remover cuidadosamente qualquer excesso de cereja que tenhas na roupa. Fá-lo sempre com cuidado, para evitar espalhar a nódoa ainda mais.
  3. Enxagua com água fria. Coloca a parte do tecido com a nódoa sob água fria a correr para tentar remover o máximo possível da nódoa. Faz isto pelo lado de trás do tecido onde a nódoa caiu, para ajudar a empurrar a nódoa para fora das fibras do tecido, em vez de através das fibras do tecido.
  4. Faz o pré-tratamento da nódoa com detergente líquido. Aplica um pouco de detergente líquido diretamente sobre a nódoa e gentilmente esfrega com um pano limpo ou uma escova macia (para não danificar o tecido). Deixa atuar durante alguns minutos.
  5. Lava com água quente. Verifica a etiqueta do tecido para saberes a temperatura máxima que podes usar e lava com água quente. Lembra-te sempre de adequar a lavagem ao tipo de tecido.
  6. Verifica a nódoa. Antes de colocares o tecido a secar, verifica se a nódoa foi completamente removida. Secar a nódoa pode fixá-la permanentemente no tecido.
  7. Repete os passos se a nódoa não tiver sido removida. Se a nódoa persistir, repete o processo desde o passo 4, considerando usar um tira-nódoas específico para nódoas difíceis, em vez de detergente líquido.

Outras opções que podes tentar

Para tecidos brancos, considera usar um agente clareador adequado ao tecido (como lixívia com cloro), seguindo sempre as instruções do rótulo quanto à forma de uso. Lembra-te que o uso de lixívia pode danificar certos tecidos, portanto usa apenas depois de confirmares se o teu tecido é resistente à lixívia.

Em caso de dúvida, a melhor solução para remover a nódoa da tua peça de roupa ou tecido, é recorreres a profissionais de limpeza, como uma lavandaria, para que eles te ajudem a remover a nódoa de cereja da roupa ou tecido. Esta solução é aconselhável se o tecido for delicado.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS