Como selar uma fuga de √°gua? ūüíß

Desde fita adesiva até massa para selar, apresentamos-te vários métodos para selar uma fuga de água e evitar danos maiores.
Homem a usar ferramenta para selar apertar conex√£o de tubo, parando a fuga de √°gua.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO AN√öNCIO

Detetar uma fuga de água é essencial para conseguires atuar a tempo e dar resposta prontamente a este problema que te poderá causar danos graves. Atuando a tempo e sabendo o que fazer em caso de fuga de água é meio caminho andado para garantir que este problema não se estende. Se estás a lidar com uma fuga de água em casa, deves tomar medidas imediatas para parar o vazamento de água através da fuga, que te irá subir os custos de água e causar danos mais graves na casa. Esta medida será temporária até a resolução do problema de forma definitiva, se necessário por um profissional (que é sempre recomendado caso tenhas experiência).

Sabe mais: O que fazer em caso de fuga de √°gua?

5 métodos para selar uma fuga de água

Vedar uma fuga de √°gua √© uma tarefa importante a realizar na casa. Existem v√°rias maneiras de atacar o problema, atrav√©s do uso de diferentes materiais. Estes materiais s√£o aconselh√°veis de ter em casa para conseguires usar em caso de fuga de √°gua. Vejamos algumas solu√ß√Ķes para selar uma fuga de √°gua.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO AN√öNCIO

Desligar a √°gua

Este é o primeiro e principal passo fundamental para lidar com uma fuga de água. Se conseguiste detectar a fuga de água, o primeiro passo é cortar o fornecimento de água para a casa, de forma a parar o vazamento.

Apertar conex√Ķes manualmente

Algumas fugas de √°gua podem ser causadas n√£o por fendas ou danos no tubo, mas por conex√Ķes desapertadas. Se ainda n√£o sabes onde est√° a fuga, verifica as conex√Ķes que consegues aceder, apertando as que te parecem soltas, de forma a parar o vazamento de √°gua.

Fita adesiva

A fita adesiva √© uma boa solu√ß√£o para pequenas fendas, cuja press√£o de vazamento √© baixa/m√©dia. A for√ßa de fita √© relevante para este caso, pois press√Ķes muito altas poder√£o n√£o ser contidas com fita. A fita pode ser usada se, por exemplo, o aperto da conex√£o estiver estragado por alguma raz√£o, n√£o encaixando bem (como vemos na imagem em baixo), e deixando folga que causa a fuga de √°gua.

A aplicação da fita é feita de forma firme, à volta da zona de fuga.

Tesa StopWater Tape: exemplo de fita adesiva para parar fugas.
Exemplo de produto fita adesiva, da marca Tesa¬ģ, para selar fugas de √°gua. (Fonte: Imagens da marca).

Massa adesiva para vedar

A massa para vedar pode ser aplicada no tubo de forma a criar uma barreira tempor√°ria at√© a substitui√ß√£o. Limpa a √°gua do tubo e aplica a massa com o tubo seco. Se a fuga estiver num local acess√≠vel, esta solu√ß√£o resulta muito bem. Um exemplo deste produto √© a Barrinha Reparatudo Pattex¬ģ.

Exemplo de massa para selar. A Barrinha Reparatudo Pattex é uma boa opção.
A Barrinha Reparatudo da marca Pattex¬ģ √© um exemplo de massa para selar. Ela pode ser para todas as superf√≠cies (produto √† esquerda na imagem), ou, no caso dos tubos serem de metal, tamb√©m existe a op√ß√£o dedicada apenas para superf√≠cies met√°licas (produto √† direita na imagem). (Fonte: Imagens da marca).
Instru√ß√Ķes de uso da massa de selar para selar fugas de √°gua.
Instru√ß√Ķes da marca Pattex¬ģ para aplica√ß√£o da sua massa de selar. O exemplo mostra-nos como selar um cano de metal danificado que provoca fuga de √°gua. (Fonte: Imagens da marca).

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO AN√öNCIO

Patch para tubo PVC

Uma solu√ß√£o para resposta imediata, os patches funcionam como um penso e podem ser aplicados diretamente sobre a fuga acess√≠vel. Por norma, aguentam uma press√£o consider√°vel, e s√£o um bom produto de emerg√™ncia para situa√ß√Ķes de fuga de √°gua.

Patch para tubos de PVC. Selar fuga de √°gua usando patch adesivo.

Aproveitar a √°gua perdida

Se por alguma razão te deparares com uma situação de fuga, o tempo que demoras a desligar a água pode ser mitigado pela colocação de um recipiente para conter a água que está a ser perdida. Esta água pode ser reaproveitada para outros usos como, por exemplo, caso tenhas uma horta caseira ou para regar as plantas no jardim.

Reparação profissional

Estas solu√ß√Ķes apresentadas neste artigo s√£o maioritariamente tempor√°rias, na medida em que solucionam o problema que se apresenta no imediato, mas ser√° necess√°ria uma repara√ß√£o posterior do tubo ou conex√£o que est√° com fenda ou mau encaixe. Aqui, queremos-te mostrar maneiras de parares a fuga de √°gua, selando a mesma, para que evites custos grandes na conta de √°gua, desperd√≠cio e que n√£o sejam causados danos graves na casa por inunda√ß√£o.

Teres a capacidade de implementar uma reparação temporária é excelente exatamente por esta questão de diminuição de danos causados por inundação. A água na casa é um dos perigos domésticos mais comuns e devemos sempre abordar a manutenção da estrutura da água na casa com cuidado e atenção.

A canalização de uma casa é um dos aspetos mais importantes dela e um bom trabalho de canalização, acompanhado de uma manutenção regular é essencial para garantir uma boa higiene e a continuidade de um ambiente sanitário, evitando coisas como maus cheiros e bactérias.

Este artigo foi √ļtil?
SimN√£o

AN√öNCIOS

√öltimos artigos

Partilha este artigo

ūüďß Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

AN√öNCIOS

Categorias:

Mais artigos

AN√öNCIOS