Tirar nódoas de batom: roupa, paredes, espelho, etc.

O batom é um item tão comum do dia a dia que é normal deixar a ocasional nódoa de batom na roupa, paredes, espelho. Vamos ver como as remover!
Aprende a remover nódoas de batom da roupa. Remover nódoas de batom do espelho. Remover nódoas de batom da parede.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Por mais que tentemos evitar, as nódoas são impossíveis de eliminar das nossas vidas. Mesmo com todo o cuidado, sabemos o quão difícil é nunca manchar um tecido ou outra superfície. Mas, não temos que deixar que as nódoas arruinem os nossos tecidos e superfícies. Muito pelo contrário. Com as técnicas certas, é muito provável que consigas, atuando rapidamente, remover todo o tipo de nódoas que existem – por aqui, “declaramos guerra” às nódoas e queremos mesmo combater todos os tipos de nódoas que existem – por isso criamos o nosso guia completo para remover nódoas.

Hoje, focamo-nos num dos tipos de nódoas mais comuns que existem – as nódoas de batom! Sim! Esse mesmo que tantas mulheres usam diariamente. Há batons fantásticos, de todas as cores e feitios, mas sabemos bem o quão fácil é sujar algo com eles. Mas sem medos. Nada tem que ficar arruinado por uma nódoa de batom. 

Deixamos-te aqui o passo a passo para aprenderes a remover nódoas de batom de várias superfícies, de tecidos a paredes e até o teu espelho.

É comum ter que tirar nódoas de batom da roupa.

Tirar batom da roupa

Sabemos o quanto um batom é essencial para completar qualquer look. O seu uso é comum, para muitas mulheres diariamente, para outras em ocasiões mais especiais.

Por aqui, dizemos sempre que a melhor maneira de combater a nódoa é evitando-a e no que toca ao batom, a regra de ouro “batom no fim” – primeiro roupa, depois batom – é a melhor maneira de evitar manchar a roupa com batom.

Mas também sabemos que por mais prevenção que tenhamos (e é bom que tenhamos) as nódoas vão sempre acontecer. É impossível evitar e o máximo que a prevenção consegue fazer é reduzir. É como a tal nódoa que aparece, de vez em quando, que é impossível de remover!

Quando estas nódoas de batom na roupa acontecerem, segue o método em baixo para uma remoção completa do batom da roupa lavável:

  1. Com uma faca não afiada (por exemplo, de manteiga), remove o excesso de batom da roupa.
  2. Numa área bem ventilada, aplica aguarrás ou acetona na área da nódoa, usando um conta-gotas (ou semelhante). Depois, bate levemente com uma escova macia.
  3. Aplica álcool isopropílico na área e escova para dentro ou para baixo por uma sucessão de golpes leves ou médios. Repete até a cor do batom sair por completo da roupa e deixa secar.
  4. O passo final é pré tratar a nódoa com um detergente enzimático e colocar a lavar, mas antes disso, borrifa a área da nódoa com uma mistura diluída de líquido lava-loiça (vê em baixo como preparar a solução de líquido lava-loiça).

⚠️ Atenção, este método aplica-se apenas a tecidos laváveis. Para peças que necessitam ser lavadas a seco, procura uma limpeza profissional para os melhores resultados possíveis na remoção de nódoas de batom da roupa.

Como preparar a solução de líquido lava-loiça

Lembra-te de usar um líquido lava-loiça sem corantes nem fragrâncias, que seja seguro de aplicar na roupa. Encontra um que contenha lauril sulfato de sódio (ou laureth sulfato de sódio).

Para preparar a solução, mistura uma colher de sopa deste líquido lava-loiça com cerca de 300ml de água.

Como usar o detergente enzimático

Não apliques o detergente enzimático mencionado em cima em fibras proteicas, tais como:

  • Seda
  • Caxemira
  • Angorá

ANÚNCIO

Tirar batom da roupa branca

Para além da cor da peça, neste caso branca, também é importante saberes qual o tecido dela. Isto vai ajudar-te a perceber a intensidade de tratamento necessária. 

É importante recordar que estes métodos aplicam-se a tecidos laváveis, ou seja, roupas que podem ir à máquina de lavar roupa normalmente.

Neste caso, vemos como remover nódoas de batom de tecidos brancos. Também aplicável a tecidos claros, que poderão ser lavados em conjunto.

👉🏻 Nota: verifica sempre também a etiqueta da roupa e as instruções de lavagem que ela recomenda.

Vejamos então passo a passo:

  1. Como recomendamos no topo de cada um destes artigos, atuar no momento em que a nódoa acontece aumenta, em muito, as probabilidades do sucesso na remoção da nódoa. Aqui é o mesmo caso. Com uma faca de manteiga ou um pano limpo, remove o excesso de batom da roupa branca.
  2. Para remover os pigmentos do batom da roupa branca, a melhor técnica é pressionar (sem esfregar) com um pano húmido com álcool. Em vez do álcool podes usar uma mistura de água e detergente.
  3. Depois do passo 2, com os pigmentos removidos, humedece a nódoa com uma mistura de sabão e água. Para evitares que a nódoa se espalhe, usa sempre esta mistura qb e limpa de fora para dentro. Depois de aplicares a mistura na nódoa de batom na tua peça de roupa clara, lembra-te de deixar atuar um pouco (cerca de 9-10 minutos). antes de esfregares.
  4. Depois de removida a nódoa de batom, lava normalmente.

Tem em consideração:

  • Esfrega com cuidado e usa um detergente não agressivo nas peças mais delicadas (peças rendadas, sedas ou lã).
  • Estas mesmas peças deverão ser lavadas à mão no final do passo a passo em cima apresentado.

Lembra-te que nas peças de roupa brancas pode ser possível usar um método que contenha alvejantes/branqueadores. Mas tens sempre que verificar a etiqueta para perceber se realmente podes usar.

Os mais pequenos, com a brincadeira, fazem com que seja preciso tirar nódoas de batom das paredes.

Tirar batom da parede

Quem tem pequenos em casa vai saber bem porque temos esta secção aqui no nosso artigo. Por mais cuidados que tenhamos, de vez em quando lá acontece um pequeno acidente de “furto” dos nossos batons, e aparecem as “pinturas rupestres” pela nossa casa. Mas, claro, nem sempre a culpa é dos mais pequenos, e ao manusear a maquiagem pode acontecer suja isto ou aquilo. Quando os desastres com batom nas paredes acontecem, temos que conseguir remover as marcas gordurosas que os batons deixam. 

O batom que entra em contacto com a parede vai, certamente, deixar uma marca. O primeiro e mais importante passo é agir a tempo. Quanto mais rápida a atuação mais probabilidades de sucesso terás na remoção da nódoa, antes que os pigmentos do batom se entranhem na superfície da parede. A primeira parte é remover o máximo possível de batom da parede, raspando e limpando com uma toalha de papel. Depois, com pasta dos dentes ou líquido lava-loiça, tirar a nódoa de batom da parede por completo.

ANÚNCIO

Passo a passo para tirar batom da parede

  1. Remover o excesso de batom. O batom deixa um resíduo de cera na parede. Este resíduo pode ser removido manualmente sem o uso de produtos de limpeza. Uma colher de plástico, por exemplo, é um bom objeto para remover a maior parte do batom. Cuidado para não espalhares a nódoa ainda mais, por isso, remove sempre de fora para dentro (em direção ao meio da nódoa). Limpa e remove a maior parte do batom com uma toalha de papel seca, ou cotonete, novamente de fora para dentro para não espalhares.
  2. Aplicar pasta dos dentes ou líquido lava-loiça para remover os restantes resíduos de batom. Depois de removeres a maior parte possível de batom, é hora de remover os restantes resíduos de batom da parede. Cuidado ao aplicar água numa parede pintada, visto que muitas tintas não se dão nada bem com ela. Como vais usar um pano húmido e ingredientes caseiros, testa sempre num canto discreto da parede para veres se a tua parede suporta este método de limpeza. Com isto em mente, aplica pasta dos dentes branca (que não seja em gel) sobre o batom na parede. Também podes aplicar líquido lava-loiça com um cotonete, ao invés da pasta dos dentes.
  3. Seja qual for o ingrediente que escolhas (pasta dos dentes ou líquido lava-loiça) deixa atuar durante cerca de 10 minutos, e depois limpa usando um pano húmido (remove bem o excesso de água).
  4. Com outro pano húmido, limpo, passa sobre as áreas da nódoa, para remover a pasta dos dentes ou líquido lava-loiça, deixando a parede sem qualquer vestígio de batom.
Tirar batom do espelho é fácil com uma mistura de água, vinagre branco e amido de milho.

Tirar batom do espelho

Como, por norma, os batons são feitos de óleo, cera e pigmentos, tirar o batom do espelho não é possível só com água, pois estes ingredientes não são solúveis. Com isto em mente, para tirar batom dos espelhos precisas de uma solução específica. Podes usar uma solução caseira para te ajudar e evitar manchas de cera e óleo nos espelhos de tua casa.

Posso usar toalhas de papel no espelho?

Tecnicamente sim, as toalhas de papel não vão estragar o espelho. O problema é que vais necessitar de muitas toalhas, o que gera mais lixo, sendo assim um desperdício de papel e dinheiro.

Para além disso, elas deixam pequenos fiapos para trás, colados no espelho, criando sujeira.

Melhor do que usar toalhas de papel, é usar um pano de microfibras. Estes não vão deixar qualquer sujeira e podem ser lavados na máquina, sendo assim uma maneira mais sustentável

O que vais precisar:

ANÚNCIO

Passo a passo para remover batom do espelho:

  1. Mistura a solução de limpeza no borrifador. Usando água, vinagre branco e amido de milho, mistura consoante as medidas da receita em cima, para criar a solução de limpeza. Todos estes ingredientes são naturais e perfeitos para remover batom do espelho. Ingredientes como o amido de milho criarão um abrasivo suave que ajudará a remover o batom gorduroso do espelho.
  2. Depois de adicionares todos os ingredientes, mistura-os bem abanando com cuidado o borrifador. Certifica-te que não tens pedaços de amido de milho na mistura, assim evitas entupir o borrifador.
  3. Borrifa o espelho com a solução de limpeza. Aplica a mistura qb, se sentires que é pouco podes sempre ir adicionando mais à medida que vais limpando com o pano microfibras.
  4. Limpa com o espelho com um pano microfibras usando um padrão-S. O padrão-S ajuda-te a teres a certeza que não limpas zonas limpas do espelho com um pano sujo, e que te focas só nas partes sujas do espelho. Uma coisa que queres evitar é espalhar o batom por todo o espelho, por isso tem atenção para isto não acontecer.

Que outras soluções/produtos posso usar para tirar o batom do espelho?

Existem outros produtos que podes usar para tirar batom do espelho, para além da água, vinagre branco e amido de milho.

E são produtos que, por norma, já temos em nossa casa.

Para além dos ingredientes mencionados, podes usar:

  • Álcool isopropílico
  • Líquido lava-loiça
  • Spray do cabelo
  • Amoníaco

Estes produtos emulsionam a cera e quebram os óleos, coisa que a água sozinha não consegue fazer.

Ao aplicares um destes produtos no batom no espelho para o remover, deixas atuar e depois podes tirar o batom usando água e um pano microfibras.

Tem cuidado para não espalhares o batom pelo espelho.

O batom vai estragar o espelho?

Não, é muito improvável que o batom deixe marcas permanentes no espelho. Isto porque o batom não é corrosivo nem nenhum dos ingredientes do batom afeta o espelho.

O batom é feito maioritariamente com cera e óleos, que não se entranham no espelho, ficam apenas na superfície e sendo possível removê-los com o método em cima apresentado.

A única coisa a ter em conta é que quanto mais tempo o batom ficar no espelho, mais difícil será de remover.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS