A importância de destralhar a nossa casa: os principais benefícios

Neste artigo, a autora convidada Catarina Malheiro, Personal Organizer, ensina-nos porque devemos manter a casa livre de tralha!
Conhece a importância de remover tralha da casa. A organização da casa é essencial.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Catarina Malheiro - Personal Organizer.

Todos nós desejamos viver num espaço que nos faz sentir bem

Chegar a casa, depois de um dia stressante no trabalho, e conseguir relaxar na calma da nossa sala de estar, nos doces cheiros da nossa cozinha, no sossego do nosso quarto. 

É mais do que normal querer alcançar esta visão, mas aposto que tal sonho te está a parecer tão impossível como encontrar água no deserto, certo?

Porque será?

Tralha. 

O famoso monstro que passou de estar apenas debaixo das camas a aparecer em cada canto das nossas casas. 

Um hóspede indesejado que está a sugar a nossa energia, o nosso tempo e o nosso dinheiro.

Porque temos tantos objetos que já não utilizamos em casa?

Porque é que temos tantos objetos que já não utilizamos?

Comida estragada, produtos de higiene fora da validade, roupas que não usamos há mais de um ano (alguma dela até danificada), decorações que não gostamos, prendas que detestamos… 

A lista não tem fim. 

Porque é que é tão difícil despedirmo-nos destas coisas? 

São várias as razões que tornam o processo do destralhe tão complicado, muitas delas ligadas a aspetos emocionais, psicológicos e até sociais.

Apego emocional

Pensa num objeto que tens em casa que não usas e até nem gostas, mas não consegues deitar fora. Porquê? Porque, por exemplo, te faz lembrar de uma pessoa que é ou foi especial para ti. Tens muitos assim? Resultado? Acumulação.

Medo do desperdício

Imagina que estás num shopping, gostas de algo e compras. Passa um tempo e acabas por não utilizar esse objeto, mas também não consegues deitar fora porque te sentes culpado/a pelo dinheiro que gastaste. Resultado? Acumulação.

Não uso hoje, mas posso usar amanhã

Este pensamento faz com que se mantenha em casa itens que não são úteis no momento e que muito provavelmente não vão ser utilizados no futuro. Resultado? Acumulação.

Culpa ou obrigações sociais

Quantos objetos tens em casa que foram oferecidos por algum familiar/ amigo, mas que não gostas/ usas? O receio do que as pessoas podem pensar se descobrirem que nos desfizemos de determinado item faz com que o desapego não aconteça. Resultado? Acumulação.

A verdade é que são vários os motivos pela qual é tão difícil conseguir manter uma casa sem tralha. Contudo, se pensarmos nos benefícios desta ação, vale muito a pena ceder um pouco do nosso tempo e força para dizer adeus de uma vez por todas a este terrível monstro da acumulação.

Viver numa casa sem tralha acumulada traz muitos benefícios

Quais são os principais benefícios de morar numa casa sem tralha?

  1. Vais conseguir ter mais espaço físico – Sentes que nunca tens espaço para nada em casa? Uma casa sem tralha oferece-te mais espaço para organizares de uma forma mais eficaz todos os itens que te são realmente úteis.
  2. Vais ter mais foco e uma mente mais saudável – Quando vivemos sem distrações a nossa mente acaba por se focar naquilo que verdadeiramente importa. Resultado? Mais produtividade, mais criatividade.
  3. Menos stress, mais calma – Um ambiente desorganizado provoca stress. Aquela sensação de sobrecarga apenas vai desaparecer quando deixares de viver rodeado/a por tralha.
  4. Vai ser mais fácil realizar as limpezas domésticas – Limpar tralha é uma perda de tempo. Quantos menos objetos temos em casa, mas fácil e rápido é limpar.
  5. Liberdade emocional – Manter objetos que nos remetem ao passado é um entrave para um presente e um futuro de sucesso.
  6. Mais dinheiro na carteira – Quantas vezes é que deixas estragar um alimento, porque está escondido numa prateleira ou no fundo do frigorifico? Ou quantos produtos é que compras repetidos, porque não viste que afinal ainda tinhas stock em casa? O destralhe vai facilitar a tua organização e impedir estas compras desnecessárias.
  7. Mais tempo para aquilo que verdadeiramente importa – Se viveres numa casa organizada, não vais gastar mais tempo à procura de objetos que estás sempre a perder. Vida facilitada, não é?

Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios de morar numa casa destralhada. O melhor de tudo? São duradouros e vão permitir-te alcançar o sucesso que tanto desejas. 

Porquê? Porque um destralhe saudável não se trata apenas de eliminar bens físicos, mas sim criar um ambiente que promova o bem-estar e a clareza da nossa mente. 

E uma mente saudável resulta em mais tempo para atingir objetivos, em mais liberdade para lutar pelos sonhos, numa casa preparada para uma organização que te vai dar como moeda de troca a harmonia de um lar e não o stress de quatro paredes pintadas de ruído.

Catarina Malheiro – Personal Organizer

Queres destralhar a tua casa?

O meu nome é Catarina Malheiro e sou Personal Organizer, especializada em organização residencial, baby, home office, pré e pós mudança e malas de viagem. 

Neste próximo mês de setembro, vou acompanhar diariamente todos aqueles que querem destralhar toda a sua casa em apenas 30 dias. 

Destralhar Para Brilhar: Como Destralhar A Nossa Casa Em 30 Dias vai-te oferecer o cronograma mensal que te vai livrar de vez de toda a tralha. 

Vamos lá?

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS