📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Tudo sobre Detectores de Gás para casa

Estás a pensar comprar um detector de gás para casa? Este artigo explica-te o que precisas saber para uma compra informada que trará maior proteção.
Detectores de gás para casa. Detectores de gás domésticos para proteção da casa.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Os detectores de gás são dispositivos essenciais para proteger a tua família de potencial envenenamento de gás, tornando-os uma peça essencial para a segurança doméstica. Comumente instalados na cozinha de casa, ou outra divisão com gás, estes detectores são desenhados para, tal como indica o nome, detectar a presença de gases periogosos, tais como monóxido de carbono (CO) e gases combustíveis, como metano e propano.

Escolher um detector de gás adequado para tua casa

O tipo de gás que tens em casa afeta o tipo de detector de precisas. Vejamos:

  • Detector de gás natural/gás combustível. Para gás natural ou propano, este é o detector ideal. Informa-te dos gases específicos que a tua casa usa, e procura a aquisição de um modelo adequado.
  • Detector de monóxido de carbono (CO). Excelente para garagens, lareiras ou aparelhos a gás. Escolhe um modelo certificado pela União Europeia (CE). É importante que este modelo de detector de gás esteja de acordo com as normas de segurança vigentes para estes detectores.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Como instalar um detector de gás

Okay, tens em tua posse o modelo ideal de detector de gás para tua casa. Estás preparado para a instalação! Vamos deixar-te algumas indicações:

  • Altura física da instalação. O lugar mais comum para instalação de um detector de gás é mais ou menos ao nível dos olhos. O detector de gás também deve estar longe de portas e janelas. Isto pois as correntes de ar podem interferir com a eficiência da deteção de gás por parte do aparelho.
  • Onde instalar na casa. A instalação dos detectores de gás deve ser feita nos locais da casa onde existe maior probabilidade de fuga e acumulação de gás, representando um perigo para os habitantes da casa. Perto de locais como lareiras, aquecedores, caldeiras ou cilindros de gás.
  • Instruções da embalagem. Atenta à embalagem do teu modelo. Certamente o fabricante do detector de gás terá colocado instruções de instalação que te serão bastante úteis.
Jovem mulher feliz em casa segura após instalação de detector de gás.
A segurança doméstica começa consigo e uma parte muito importante é a prevenção.
Imagem de Freepik

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Não te esqueças de testar e fazer manutenção ao detector de gás

Testa o detector de gás regularmente

Após a instalação, deves testar o correto funcionamento dos detectores de gás. Depois, deves testar com alguma regularidade ao longo do ano, de forma a perceber se o aparelho ainda se encontra funcional. Vários modelos de detectores de gás trazem um botão para teste. Podes juntar esta rotina de teste à mesma altura que testas os detectores de fumo, por exemplo.

Faz uma manutenção adequada do detector de gás

O fabricante do detector que escolheste terá, em princípio, escrito na embalagem de quanto em quanto tempo deves substituir a bateria do detector. Uma boa manutenção requer uma subtituição da bateria mal a bateria anterior fique sem energia. Da mesma forma, uma boa manutenção requer a verificação regular da data de validade do detector. Por norma, os detectores de monóxido de carbono devem ser subtituídos de 5 a 10 anos. Verifica, no entanto, qual a data de validade do modelo que escolheste para proteção contra gás na tua casa.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Que conclusões podemos tirar?

Podemos concluir que os detectores de gás são uma excelente proteção contra o perigo de envenenamento por gás perigoso. Eles ajudam-nos a garantir uma maior segurança doméstica, prevenindo riscos maiores por inalação de gás. É então essencial garantir que instalamos os detectores corretamente na nossa casa e tomar medidas proativas para que estes aparelhos mantenham a eficácia no seu funcionamento, durante a sua validade.

Se tens dúvidas quanto à escolha e instalação de detectores de gás na tua casa, recorre ao apoio de profissionais especializados para te indicarem o melhor caminho.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS