Novo estudo comprova: ter um gato traz saúde!

Aquilo que a intuição nos dizia, a ciência comprova! Estudo mostra que os donos de gatos apresentam melhores indicadores gerais de saúde mental.
Ter um gato traz uma maior saúde mental

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Para os donos de gatos, não é difícil entender os benefícios para a saúde que ter um gato (ou mais!) em casa traz. Os amantes de gatos são fãs das suas personalidades únicas e semi-selvagens, e da fofura que estes animais trazem com eles. Da mesma forma que o nosso animal de estimação absorve os nossos comportamentos e energia, também nós absorvemos os dele e a sua energia. Esta relação simbiótica que qualquer dono de gato já sentiu é inegável, e estudos recentes mostram-nos que pode ser ainda mais benéfica: ela também é boa para a saúde mental!

Mas como é isto possível? Como pode um gato ajudar à saúde mental? Vejamos.

Uma ajuda felina à saúde mental

De acordo com um estudo conduzido por Cheryl M. Straede e Richard G em 2015, de nome “Psychological Health in a Population of Australian Cat Owners” (traduzido, livremente, para português como “A saúde mental na população australiana que é dona de gatos”) os donos de gatos apresentam uma saúde mental mais positiva que aquelas pessoas que não são donas de gatos (ou de qualquer outro animal de estimação). A conclusão deste estudo é baseada nos resultados da análise de dois grupos de foco (donos de gatos e pessoas sem animais de estimação). As pessoas que possuíam um gato como animal de estimação sentiam-se mais felizes, mais confiantes e menos nervosas.

Criar uma ligação emocional com um animal tem um efeito muito positivo na saúde mental. Isto é devido a coisas como uma brincadeira diária com os pets, que ajuda muito a lidar melhor com emoções negativas. É de notar que uma melhor saúde mental causada pela ligação com animais também estende a sua positividade às nossas relações interpessoais.

Estudo mostra que donos de gatos apresentam melhores indicadores gerais de saúde mental.
Photo by Laura Chouette on Unsplash

Como resultado deste lado positivo, os donos de gatos relevam assim menores níveis de stress, em comparação com as pessoas que não possuem animais de estimação. Portanto, para os amantes de gatos, isto são notícias fantásticas! Sim, a ciência diz-nos que os gatos são benéficos para a saúde. A redução do stress é um dos grandes fatores.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Sobre o estudo

Noventa e dois donos de gatos, e 70 pessoas sem animais de estimação foram analisadas para determinar a relação entre a saúde mental e o ter animais de estimação em casa. O estudo teve como base a medição de indicadores de saúde mental gerais, depressão, estado de ansiedade ou perfil de ansiedade, perturbações no sono, atitudes perante os animais de estimação, melhor apresentação social e uma análise de eventos de vida. A hipótese que guiou o estudo foi que os donos de gatos apresentariam uma saúde mental mais positiva que as pessoas sem animais de estimação e que esta hipótese seria provada se os donos de gatos apresentassem resultados mais positivos nestas medidas em cima descritas. O estudo também propôs que as pessoas com gatos seriam mais carinhosas e teriam uma atitude mais amigável para com os animais do que as pessoas sem animais de estimação. Os resultados indicaram que os donos de gatos tinham, de facto, indicadores de saúde mental mais positivos que os sujeitos sem animais de estimação, bem como atitudes mais carinhosas e favoráveis para com animais do que as pessoas sem animais de estimação. No entanto, nenhuma diferença significativa foi encontrada para depressão, ansiedade, perturbações no sono, apresentação social ou eventos de vida.

Um gato é fonte de emoções positivas.
Photo by Daria Shatova on Unsplash

Uma fonte de emoções positivas

Ter uma atitude de carinho e respeito pelo mundo animal é criar e estimular comportamentos de compaixão e empatia na pessoa que toma essa atitude. Os gatos são animais muito conscientes da atenção humana, e da sua afeição. Este estímulo é ótimo para nutrir na pessoa os sentimentos de empatia para com os outros, pois precisa de dar atenção ao animal e preocupar-se com o seu bem estar. Este sentimento geral aplica-se assim tanto aos animais como às pessoas que rodeiam a nossa vida e o nosso dia a dia.

Já vimos, aqui pelo Na Casa, que existem fantásticas razões para ter um gato. Hoje trazemos este artigo que nos mostra um pouco da ciência por detrás daquilo que todos o donos de gatos já sabem: o nosso pet é uma grande fonte de emoções positivas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS