📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Guia para remover nódoas

Temos todos os cuidados do mundo mas mesmo assim as nódoas arranjam maneira de aparecer! Este guia tem como objetivo ajudar-te a aprender a remover nódoas. Para que possas salvar os teus tecidos.
Um guia que te vai ajudar a aprender a remover qualquer nódoa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Tabela de conteúdos

  1. Tipos de tecido
  2. Solventes para remover nódoas
  3. Dicas úteis para remover nódoas
  4. Tabela com algumas das nódoas mais comuns e como as remover
  5. Soluções para remoção de nódoas

Tipos de tecido

Vamos analisar alguns dos tecidos mais comuns onde irás certamente ter que lidar com algumas nódoas.

Algodão

O algodão é capaz de aguentar água fria, água quente, várias lavagens e também escovagens sucessivas. Se a tua nódoa está num tecido de algodão, tens muitas opções para a remover.

A lã é mais delicada do que o algodão, e não irá aguentar várias lavagens sucessivas. Também terás que deixar a lã a secar deitada.

Sintético

As nódoas em tecidos sintéticos podem ser complicadas, especialmente as de tinta. Alguns solventes como acetona e amoníaco podem queimar o tecido. Tem cuidado!

Seda

Quando falamos de seda, falamos de um tecido altamente delicado. Podiamos recomendar-te maneiras de retirar nódoas de seda, mas a única grande recomendação que realmente sentimos valer a pena é que leves a seda com nódoas a uma limpeza a seco profissional.

Solventes para remover nódoas

Agora que revimos alguns dos tecidos mais comuns onde poderás encontrar nódoas, está na altura de perceber os “ingredientes” necessários para remover a nódoa em si. Irás usar um ou mais em conjunto, criando diferentes tipos de soluções para aplicar em diferentes nódoas. Não te esqueças de consultar a tabela em baixo para indicações mais específicas sobre como remover algumas das nódoas mais comuns.

Água

Quente, fria e em abundância. A água será a tua primeira linha de defesa. Enxagua, esfrega, seca e repete: não é a água que vai danificar os teus tecidos!

Vinagre

O vinagre é um tira nódoas natural e eficaz. Quando usares em lãs ou sintéticos, usa cautelosamente. Por isso, considera testar primeiro numa zona discreta, para veres como reage.

Água oxigenada

O peróxido de hidrogénio, conhecido comercialmente como água oxigenada, é excelente para remover manchas de sangue e ferrugem. Ele tem um efeito de lixívia sem a destruição de cor que a lixívia provoca. Ou seja, é assim seguro para as cores, e também desinfeta.

Detergente / Tira nódoas

Usa um detergente ou tira nódoas para esfregar a zona da nódoa antes de uma lavagem normal na máquina de lavar roupa. Os tira nódoas possuem enzimas especiais que ajudam a desprender nódoas teimosas. Podes encontrá-los facilmente em qualquer supermercado ou online. Normalmente encontras tira nódoas em formato spray ou pó.

Exemplos de alguns tira nódoas mais comuns no mercado, em spray e em pó.
Exemplos de alguns tira nódoas mais comuns, que poderás encontrar na generalidade dos supermercados.

Álcool

O álcool comum é muito eficaz na remoção de corantes, tintas e nódoas à base de químicos. 

Amoníaco

Primeiro, uma recomendação – nunca mistures amoníaco com lixívia. Este químico, muito usado nas limpezas domésticas, deve ser diluído num borrifador antes de aplicar.

Lava-loiça

O lava-loiça remove nódoas de forma bastante gentil e é bastante versátil. Ele pode ser misturado com água. É muito eficaz no combate às nódoas de gordura, condimentos e outros vários tipos de nódoas comuns.

Acetona

A acetona é necessária para conseguires remover tinta das peças de roupa, mas cuidado pois poderá danificar tecidos sintéticos.

Lixívia

Eficaz mas bastante agressiva, a lixívia é, por norma, o último recurso para remover nódoas (de peças brancas)! Ela funciona muito bem como desinfetante e, por isso, é também usada para esta finalidade em nódoas que justificam. Mas cuidado com o seu uso na roupa! A lixívia remove a cor.

Dicas úteis para remover nódoas

Deixamos-te algumas dicas úteis para remover nódoas e manchas, que te irão ser muito úteis quando usadas em conjunto com as soluções de limpeza apresentadas mais à frente neste artigo.

  • Rapidez. Primeiro de tudo, o tempo é chave. Trata de tentar remover a nódoa o mais depressa que conseguires.
  • Testar. Seja qual for o método que escolhas para tratar da nódoa, testa-o primeiro, sempre. Escolhe um local do tecido que seja discreto, de preferência não visível, para teres a certeza de que a solução de remoção de nódoa não danifica o teu tecido.
  • Como usar o secador. Antes de colocares a peça a secar num secador, certifica-te de que a nódoa foi removida. Senão, o calor do secador pode fixar ainda mais a nódoa.
  • Nódoas em zonas difíceis. Um aspirador de pó e água pode ser muito útil para nódoas em sítios onde é difícil lavar o tecido, por dificuldade de acesso ou transporte (por exemplo, nódoas no tecido dos assentos do carro). Usa a sucção para remover a água e as soluções de limpeza junto com a nódoa.
  • Remover nódoas a frio. Algumas nódoas são removidas mais facilmente quando já estão frias. Podes colocar a peça de roupa no frigorífico, colocar um cubo de gelo em cima da nódoa ou borrifa-la com ar comprimido em spray, com a lata virada ao contrário.
  • Repete e repete. Se a nódoa persistir, repete os passos as vezes que forem necessárias (tendo sempre em conta o desgaste da peça/tecido). Se ainda assim não sair, podes precisar de ajuda profissional.
  • Ter as coisas “à mão”. Mantém sempre por perto estes ingredientes. Alguns por si já são bastante usados em limpezas domésticas portanto é muito comum tê-los. Mas, por exemplo, o tira nódoas é mais específico, por isso poderás ter que te recordar de o comprar e guardá-lo na tua lavandaria (ou outro local que prefiras).

Tabela com algumas das nódoas mais comuns e como as remover

Em baixo, encontras dicas passo a passo para remover algumas das nódoas mais comuns. É comum termos de lidar com estas nódoas várias vezes, porque até mesmo quando temos imenso cuidado, elas acabam por acontecer. Por isso, é melhor sabermos como as remover – e não tem que ser difícil. No final da tabela, tens as receitas das soluções que te recomendamos na tabela. Tudo a postos? Vamos lá salvar alguns tecidos! 💪

BagasRaspar nódoa em excesso; Lavar com água oxigenada; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água fria; Passar água fria na parte de trás.
CaféPassar água quente na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Deixar secar naturalmente; Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água fria.
CervejaPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água fria.
ChocolateRaspar nódoa em excesso; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Pressionar com lava-loiça líquido; Passar água quente na parte de trás; Lavar com água quente.
FerrugemSalpicar com sumo de limão e sal; Deixar secar naturalmente; Lavar com água fria.
FezesRaspar nódoa em excesso; Passar água quente na parte de trás; Lavar com alvejante de cloro; Lavar com água quente.
GeladoPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água fria.
KetchupEsfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com vinagre(*); Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água fria.
MaioneseSalpicar com amido de milho; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água quente.
MostardaLavar com vinagre(*); Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água fria.
Óleo de cozinharSalpicar com amido de milho; Passar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água quente.
Pastilha elásticaCongelar; Raspar nódoa em excesso; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*).
RelvaPassar água fria na parte de trás; Esfregar a nódoa em conjunto com o tecido; Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água fria.
SanguePassar água fria na parte de trás; Esfregar a nódoa em conjunto com o tecido; Lavar com água oxigenada; Lavar com água fria.
SumoPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Esfregar com amoníaco diluído(*); Passar água quente na parte de trás; Lavar com água quente.
SuorLavar com vinagre(*); Lavar com água oxigenada; Lavar com água quente.
TintaEsfregar com álcool; Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água quente.
Tinta à base de águaPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água fria.
Tinta à base de óleoLavar com acetona; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Pré-tratar com tira nódoas; Lavar com água quente.
Tinta de látexPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água fria.
Verniz para unhasLavar com acetona; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água quente.
Vinho brancoPassar água fria na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água fria.
Vinho tintoCobrir com sal; Passar água quente na parte de trás; Esfregar com um pano com solução lava-loiça(*); Lavar com água quente.
VómitoRaspar nódoa em excesso; Passar água fria na parte de trás; Passar água quente na parte de trás; Desinfetar; Lavar com água quente.
(*) Mistura as soluções de acordo com as indicações em baixo

Soluções para remoção de nódoas

Soluções caseiras para remoção de nódoas

Algumas soluções que podes fazer com ingredientes do dia a dia.

Solução lava-loiça: 5ml lava-loiça; 295ml água

Solução de vinagre: 1/2 vinagre branco; 1/2 água

Solução de amoníaco: 1/2 amoníaco; 1/2 água

Em conclusão

Uma coisa é certa – remover nódoas não é tarefa fácil. A prevenção é, sem dúvida, a melhor maneira de garantires que os teus tecidos tenham uma vida longa e livre de manchas. Assim sendo, caso ocorra este pequeno desastre de manchares um tecido, esperamos que este artigo seja uma ajuda quando precisares de remover uma nódoa. Guarda-o para referência futura, assim poderás consultá-lo sempre que necessitares.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS