Limpar a placa vitrocerâmica

A limpeza da placa vitrocerâmica é fundamental para uma cozinha limpa. O seu uso é diário, portanto bastante frequente, e a limpeza torna-se crucial para a sua manutenção e bom funcionamento.
Limpar a vitrocerâmica - qual a melhor maneira?

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Vamos então ver algumas opções de limpeza para uma placa vitrocerâmica funcional e com bom aspeto.

Como limpar desastres da placa vitrocerâmica

Tal como no nosso artigo sobre limpeza de inox, recomendamos-te que, sempre que possível, verificares junto do fornecedor (no website ou no manual do eletrodoméstico) se o teu produto em específico vem com alguma indicação específica de limpeza. Na placa podes fazer o mesmo.
No entanto, damos-te um conjunto de dicas gerais que, por norma, funcionam na maior parte das placas vitrocerâmicas de forma segura e eficaz.

Materiais fantásticos a usar

  • Usa panos de microfibras para limpar. Não uses esfregões de aço porque irão arranhar a placa. Também podes usar uma esponja macia.
  • Evita o uso de produtos abrasivos não indicados. Se não forem próprios para esta superfície, não os uses, sobre risco de, tal como com o uso de esfregões de aço, arranhares a superfície da placa vitrocerâmica. Usa sempre produtos indicados.
  • Para a sujidade incrustada, pondera usar uma espátula/raspador próprio para este tipo de limpeza.
Alguns produtos que te irão ajudar na limpeza da placa. (Scotch Brite Vitro; Panos Microfibras Vileda; Raspador)

Algumas considerações a ter

É recomendável limpar a placa quando esta se encontra desligada e fria. Embora algumas sujidades pequenas (quedas de água, molhos, etc) poderem ser limpas imediatamente, o indicado é limpar quando a placa vitrocerâmica já não está ativa, nem quente. Em algumas placas de indução, de forma geral, retirando os utensílios próprios de cima dela, esta considera-se desligada.

ANÚNCIO

Usar um raspador

Usar um raspador é a melhor maneira de remover os resíduos mais difíceis, mas tem atenção pois, embora indicados para este uso, podem arranhar a placa vitrocerâmica se não forem usados corretamente.

A maneira mais indicada de usar um raspador é segurá-los firmemente, num ângulo de 30º, e deslizá-lo sobre a superfície.

Utiliza o raspador corretamente para evitares riscos na placa

Limpar a placa vitrocerâmica: passo a passo

Okay, já vimos alguns produtos e técnicas que podes usar, agora queremos mostrar-te um pequeno passo a passo para limpares a tua placa vitrocerâmica.

  • Primeira limpeza. Para remover manchas leves (como p.e. água) e pequenos pedaços de comida, passa um pano húmido sobre a superfície fria.
  • Remover a sujidade mais difícil. Para removeres as manchas mais persistentes, ou outras sujidades, usa uma mistura de vinagre (branco ou de limpeza) com bicarbonato de sódio. Esta pasta de limpeza irá permitir-te, com alguma fricção (cuidado para não arranhar a placa), remover as manchas mais difíceis. Se preferires, usa um produto de supermercado indicado para limpeza de vidro/placa de vitrocerâmica (como mencionado em cima).
  • Secar. Para secar, passa um pano microfibras limpo e seco.

A melhor limpeza é aquela que se evita

Sabemos que por vezes é difícil, mas esta não deixa de ser uma dica útil. Na cozinha, um dos truques para menos limpeza, é ir limpando “aos poucos” – isto porque evita sujidade incrustada e mais difícil de remover.

Sempre que puderes está com atenção à limpeza durante o processo de cozinhar. Se fores limpando e removendo sujidade, evitas a acumulação e com atenção, evitas desastres maiores que podem acontecer, como queimar a placa.

Se conseguires, vai limpando pequenas coisas (como, por exemplo, água) da placa à medida que cozinhas.

ANÚNCIO

Resíduos queimados. Que posso fazer?

Sabem o quanto somos fãs do bicarbonato de sódio aqui no Na Casa. Bem, nesta situação ele entra novamente em ação! Se, por ventura, surgirem zonas aparentemente queimadas, poderás usar este truque para te veres livre delas.

  • Desliga a placa.
  • Deita uma ou duas colheres de azeite sobre o resíduo queimado. O azeite possui propriedades lubrificadoras que o tornam um bom agente de limpeza para limpar gorduras e resíduos. Aguarda uns minutos.
  • Usa o raspador (ou uma colher de aço inoxidável, caso não tenhas raspador) para remover a maior parte dos resíduos agora já mais soltos. Limpa com uma esponja ou pano suave.
  • Faz uma mistura com bicarbonato de sódio e água morna até que a mistura tenha a consistência de pasta de dentes. Aplica sobre o resíduo/local do resíduo queimado. Aguarda cerca de 10 minutos. Limpa o que restar com um pano húmido.
  • Repete os passos em cima para remover restos da mistura de bicarbonato e água.

Limpa a superfície da placa com um pano suave para conseguires um brilho completo.
Podes adicionar um pouco de sumo de limão à mistura de bicarbonato de sódio com água para um poder de limpeza extra.
Lembra-te, é sempre recomendado limpar a placa vitrocerâmica quando ela está fria.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS