Os 20 melhores vegetais para plantar na horta 🥗

Estás à procura de ideias para cultivar este ano? Este artigo recorda-te dos 20 melhores vegetais para a tua horta. Não há nada como saborear o que plantamos!
Os melhores vegetais para plantar na horta

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Não há nada como o maravilhoso sabor de um alimento plantado e colhido por nós. Desde batatas até tomates ou cebolas, a tua horta caseira é uma fonte de alimentação saudável para toda a família. De uma pequena horta biológica, até uma horta vertical, não precisas de um terreno com uma parte exterior muito grande para desfrutar deste prazer.

Se estás a dar os primeiros passos na tua horta caseira, ou se estás simplesmente à procura de ideias sobre o que plantar na tua horta, este artigo dá-te 20 ideias de vegetais para plantares na tua horta, e também te explica como e quando plantar.

A parte comestível da planta: vegetal vs legume

Os vegetais são um grupo alimentar/de plantas e é um termo português mais amplo. Quando falamos de legumes, falamos da parte comestível de uma planta. A parte comestível da planta pode ser:

  • Raiz;
  • Tubérculo;
  • Bolbo;
  • Fruto;
  • Flor;
  • Folhas;
  • Talo;
  • Grão.

O que plantar na minha horta?

Existem muitas possibilidades que requerem diferentes tipos de cuidados. Se estás a ponderar plantar ervilhas, elas gostam de clima frio e podem ser plantadas no início da primavera. Se ponderas plantar tomates, eles gostam de calor e não convém serem plantados antes da última geada. As abóboras precisam de polinizadores para formar frutos, portanto algumas flores precisam também de ser plantadas junto do cultivo de abóboras. Cada cultivo tem as suas especificidades, e vamos ver quais para que possas plantar estes vegetais na tua horta caseira! Vamos lá.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

O que plantar na horta

Lista de 20 vegetais para plantar na horta

Vegetal
Sobre
Quando cultivar
Abóboras
A tarte e o doce de abóbora são duas grandes razões para teres abóboras na tua horta! Sim, vais precisar de bastante espaço e de estar preparado para uma temporada de crescimento longa. Mas vale a pena se conseguires!
O mais distante possível de perigo de geada. Quando o solo estiver entre 18 a 35ºC.
Alface
Cultivar alface permite-te simplesmente colher umas quantas folhas antes do jantar. A alface gosta do clima frio e cresce bem quando plantada em semente. É também uma excelente opção para plantar em vasos pois as raízes não são muito longas. Mantém a alface húmida à medida que a semente rebenta, depois colhe quando a folha já tiver alguns centímetros.
No início da primavera ou mais para o fim do verão para colher no outono.
Alho
O alho é uma das primeiras coisas que aparecem no início da primavera. Existem dois tipos de alho que se diferenciam pela rigidez do caule, sendo um de “pescoço duro” e outro de “pescoço mole”. O mais comum é o de pescoço mole, que encontramos muito no supermercado, pois amadurece de forma mais rápida.
Planta os cravos de bulbos no chão com o lado mais pontiagudo para cima no outono. Ali por volta do fim da primavera/início do verão do ano seguinte, conseguirás colher alhos. Planta-os ali por pelo meio até ao fim do outono.
Alho Francês
Muito usado na cozinha, de sabor mais suave que a cebola, o alho francês é um alho mais alongado e uma excelente escolha para plantares na tua horta.
Semente direta no solo no início da primavera.
Batatas
As batatas são um vegetal super versátil, tanto na cozinha como no solo de cultivo. Podes colher batatas novas ao fim de 6 a 8 semanas de as plantares, ou até mesmo escolher uma variedade com uma colheita mais tardia. Também as podes plantar num vaso na tua varanda ou pátio, se tiverem boa exposição ao sol.
Meio de março até início de Maio, dependendo da tua localização no país.
Beringelas
A beringela adora o calor. Se usares semente planta no interior cerca de 8 semanas antes da última geada.
Planta depois do perigo de congelar passar.
Beterrabas
Fácil de cultivar desde semente, as beterrabas são um bom cultivo para temperaturas frias porque conseguem aguentar o frio intenso.
Começa no início da primavera e vai plantando entre 2 a 3 semanas até ao meio do verão.
Cebolas
Todos conhecemos a utilidade da cebola na cozinha. Esta utilidade é mais do que razão para a plantarmos nós próprios na nossa horta, pois sabemos que iremos gastar bastante na preparação das refeições.
Planta na primavera, para colheita a meio e fim do verão, dependendo do clima. Também podes plantar no outono, fazendo com que estejam dormentes durante o inverno e comecem a rebentar na primavera. É ideal na altura de plantar que as temperaturas não caiam abaixo dos -2 graus Celsius.
Cenouras
As cenouras são ainda mais doces quando colhidas de fresco, diretas da tua horta! Cultivar cenouras tem que se lhe diga e a cenoura pode ser um pouco matreira, mas usando cobertura de solo (folhas secas, por exemplo) e mantendo o solo bem regado durante períodos mais quentes, conseguirás plantar cenouras, sem problema e com bons resultados.
Planta cerca de 2 a 3 semanas antes da última geada.
Couves
Este vegetal precisa de 6 a 8 horas de exposição solar direta, portanto guarda um lugar ao sol para as couves. Podes plantar as sementes no interior, para colheres no verão.
Planta até 6 a 8 semanas antes da última geada, para colheres no verão.
Curgetes
Com muita fibra e vitaminas, a curgete é um vegetal composto maioritariamente por água. Isto nada retira ao seu sabor e utilidade na cozinha. A curgete é uma excelente escolha na tua horta caseira pois tem poucas calorias, é muito hidratante e perfeita para usar na sopa. Existem vários tipos de curgete: verde, amarela, branca e redonda.
A melhor altura para plantar curgete é entre os meses de março e junho. Antes de semear, rega ligeiramente o solo, para fomentar a germinação das sementes.
Ervas aromáticas
Existe muita variedade de opções para plantar no que toca às ervas aromáticas. Elas são excelentes para quem tem espaços pequenos. Podes simplesmente colher algumas folhas para cada refeição e fica-te muito mais barato do que comprar no supermercado.
Planta a meio da primavera.
Ervilhas
As ervilhas tendem a preferir temperaturas mais frias, por isso se deixares o cultivo para muito tarde, elas vão crescer mas não dar produto. Podes plantar ervilhas mal o solo esteja preparado para cultivo.
Planta no início da primavera.
Espinafre
Tal como as ervilhas, o espinafre dá-se (e gosta) do frio, portanto podes plantar mal o solo esteja pronto. Diferentes variedades podem resistir melhor a temperaturas mais altas.
Planta no início da primavera.
Feijões
Muita variedade caracteriza o feijão. Conforme o teu espaço disponível, procura por variedades que cresçam mais vertical ou de forma mais compacta. Procura por informação de colheita na embalagem das sementes. Os feijões devem ser colhidos logo após estarem prontos, senão ficarão muito duros.
Planta após a última geada.
Nabos
Em muitas receitas, o nabo é um excelente substituto de cenouras ou batatas. É um vegetal que se dá bem com o frio e é praticamente todo comestível (o que o torna rentável). Uma boa opção para plantar na horta!
Planta umas semanas antes das últimas geadas, para colheita próxima do final da primavera. Fim do verão para colheita no outono, ou início do outono para colheita no fim do outono.
Pepinos
Nutritivo e baixo em calorias, o pepino é um vegetal muito bom para plantar na horta, pois é rico em água, minerais e antioxidantes. É benéfico para a saúde por estas razões. Vais precisar de algum espaço, pois crescem na vertical. A melhor opção é cultivar o pepino a partir da semente.
Planta após ter passado o perigo de congelamento.
Pimentos
O pimento gosta do calor, cresce bem em pátios ou varandas com sol. Podes transplantar pimentos, se escolheres plantar com semente, precisas de os começar a plantar no interior, 6 a 8 semanas antes da última geada.
Planta após a última geada.
Rabanetes
Uma colheita de “última-hora” excelente - pois conseguem estar prontos para colheita três semanas após cultivo. Toda a planta é comestível! Uma escolha interessante para plantar na horta.
Planta entre o início de abril até início de maio para colheita na primavera e início de agosto até início de setembro para colheita no outono.
Tomates
Podes cultivar a partir da semente do tomate ou então comprar um cultivo e passar para o teu solo. Presta atenção a que tipo de tomate estás a comprar. Tipos desconhecidos (indeterminados) de tomate podem continuar a crescer e a dar tomates até à geada, fazendo com que o cultivo necessite de ser vertical, ficando pesado no topo. Se o tipo de tomate for conhecido (determinado), terão colheita pronta num pequeno período de tempo e ficarão sempre com cerca 1 metro de altura. O tomate Cherry é um ótimo cultivo para principiantes.
Planta depois do risco de congelamento (geada) ter passado.
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS