Catarina Malheiro
Com uma paixão pela organização, a Catarina ajuda as famílias portuguesas a conquistarem uma maior harmonia nas suas casas através de cursos, consultoria online e presencialmente, com o serviço "Mãos na Massa". Contribui aqui regularmente com os seus artigos valiosos cheios de dicas sobre organização!
Viver numa casa pequena pode ser um desafio no que diz respeito a conseguir um espaço organizado.
Se juntarmos este facto à realidade consumista que cada vez mais atinge o ser humano, então está criado o cocktail ideal para a criação de casas desorganizadas, não funcionais e que têm o dom de limitar o tempo e a carteira dos seus habitantes.
Contudo, todas as moedas têm dois lados e, felizmente, é possível criar um planeamento inteligente, que transforma os espaços mais compactos em ambientes funcionais e bem organizados. Não te acreditas?
Então fica comigo até ao fim deste artigo, porque tenho sete truques para organizar casas pequenas que te vou apresentar agora.
Truque n.º 1: Desapegar
Nesta minha vida como personal organizer, corro o risco de soar repetitiva quando o assunto é o desapego, mas a realidade é que este é mesmo o primeiro passo para a criação de um espaço organizado.
DESAPEGAR.
Tudo o que já não usas, está estragado ou tem outra morada não pode continuar na mesma casa que a sua família. Deita fora, doa… vende! Tens várias opções à escolha, menos continuar com tralha em casa.
Truque n.º 2: Utiliza o espaço vertical
Quando não temos muito espaço, todos os centímetros contam. Podes pendurar prateleiras nas paredes, usar ganchos ou organizadores verticais. O truque é aproveitar todos os espaços e manter o chão livre.
Truque n.º 3: Utiliza móveis multifunções
Um bom exemplo são as camas e os sofás com armazenamento. Em casas pequenas, todo o espaço de arrumação conta. É um dois em um, pois terás arrumação e um espaço clean, uma vez que as tuas coisas não estarão visíveis.
Não, não é permitido ter estes compartimentos desorganizados, só porque não estão visíveis.
Não te esqueças, uma boa organização é sinónimo de mais espaço.
Truque n.º 4: Cria zonas de organização específicas
Se criares zonas com objetivos específicos, vai ser mais simples para ti organizar as categorias desses items e saber sempre onde eles estão.
Por exemplo, cria uma zona de estudo para as crianças. Todos os objetos relacionados com o estudo devem pertencer a essa zona. Cria um espaço para te maquilhares e toda a maquilhagem deve estar nessa zona.
Truque n.º5: Usa caixas e cestos de armazenamento
Não adianta de nada dividir tudo em categorias, se depois vão acabar todas misturadas na mesma gaveta. Coloca estes pequenos itens por categoria em cestos, ou caixas e arruma-os onde te der mais jeito. Podes optar por uma prateleira, gaveta ou o já falado espaço de armazenamento da cama ou sofá.
Truque n.º6: Valoriza a luz natural
A falta de luminosidade torna os espaços mais pequenos. Opta por cortinas leves que deixam a luz entrar.
Truque n.º 7: Cria um plano de limpeza e mantem a rotina
A não existência de uma rotina de limpeza tem como resultado direto uma casa desorganizada, onde a tralha se acumula à velocidade da luz. Evita esta desordem, criando e cumprindo com a tua própria rotina de limpeza, dividida numa lista de tarefas semanais, mensais e anuais.
Qual destes truques já utilizas na tua casa?
Espero que não tenhas passado o primeiro truque à frente! Se passas-te, então segue-me nas redes sociais, onde partilho algumas dicas sobre como destralhar.
PS: Queres destralhar a tua casa? A turma número 2 do meu programa “Destralhar para Brilhar” pode ser a solução para os teus problemas. Reserva já o teu lugar.
Boa organização!