10 ideias criativas de prendas de Natal feitas à mão

Uma prenda de Natal feita à mão é uma prenda com carinho e dedicação. Hoje, temos 10 ideias de prendas feitas à mão, neste artigo de Sara Oliveira.
Prendas de Natal feitas à mão

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Autora Sara Oliveira, Na Casa

Sara Oliveira

Farmacêutica, Empresária

Mãe de 2 meninos e de uma empresa desde 2015, a Gaia Ortopédica, juntou a sua formação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas ao gosto pelo cuidado do meio ambiente e sustentabilidade. Contribui no Na Casa com as suas fantásticas dicas e soluções que usa todos os dias para o seu bem estar e da sua família, respeitando o ritmo da natureza.

No Natal somos invadidos por um sentimento de magia, associado às lindas histórias de infância que nos contavam e na crença de que o Pai Natal visitava todas as crianças do Mundo e as presenteava com os brinquedos que tanto desejavam.

A vontade de manter esta tradição mágica para as nossas crianças e a vontade de demonstrar solidariedade para com as famílias carenciadas torna o Natal numa verdadeira época de amor.

Para quem sente que esta época passa a correr e é invadido por um sentimento de ansiedade associado à “troca de prendas”, sugiro que passe a vivenciá-la de forma alegre e descontraída, sem cair na obrigação de ter prendas para toda a gente.

Vivemos numa altura em que o marketing nos faz acreditar que temos a necessidade de adquirir objetos para sermos felizes e vivermos em equilíbrio com a sociedade. O Natal é aproveitado para isso. As grandes marcas apostam forte em publicidade que nos impelem para comprar e fascinar os outros. Cabe a cada um de nós ser crítico e colocar um limite nessa crença. E vivenciar o Natal de forma totalmente genuína, com um sentimento de partilha e de amor com as pessoas que nos rodeiam e de quem gostamos. Se sentes esta ansiedade e gostarias de viver o Natal de forma diferente, faz tu a sugestão na tua família para trocarem presentinhos feitos à mão ou comprados a um artesão que conhecem. Em cada família haverá certamente alguém que gosta costurar, alguém que gosta de pintar, alguém que gosta de cozinhar… Por isso, porque não oferecer algo que nos dê prazer de realizar nos tempos livres, ou fazer um artesão sentir-se útil e ajudado?

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vamos então ver 10 ideias de prendas de Natal feitas à mão!

Bolachas caseiras

Bolachas feitas à mão como prenda de Natal. Bolachas de manteiga feitas à mão, prenda de natal barata.
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Existem inúmeras receitas pela internet. Basta adquirir moldes para bolachas, os ingredientes necessários, e ao longo do ano juntar frascos (frascos de mel, de azeitonas ou de compotas). Dedicar uma ou duas tardes a confecionar as bolachas e embalar uma pequena quantidade por frasco. Existem ainda etiquetas para colocar nos frascos e fios para embelezar.

Peças feitas em macramé e crochet

De grande elegância, existem peças económicas em pequenos formatos: porta-chaves, porta-chupetas, brincos, acessórios para o cabelo, bonecos e marcadores de livros são só alguns exemplos de um infinito leque de opções.

Sabonetes artesanais

Para uso pessoal ou para decoração, existem sabonetes elaborados a partir de várias matérias-primas, algumas com propriedades hidratantes e sem perfume, outras coloridas e perfumadas para embelezar a casa.

Velas artesanais

Velas artesanais, feitas à mão 📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Para decorar, aconchegar ou perfumar a casa se forem aromatizadas. Podem ser utilizadas ceras vegetais, essências, corantes e moldes para realizar velas a condizer com a época natalícia.

Parafina: material mais económico

Para a realização de velas em grande quantidade e de forma mais económica aconselho a utilizar a parafina, comercializada em várias lojas online. Nos mesmos locais de venda encontras ainda fio para fazer os pavios, corantes para parafina, essências aromáticas compatíveis e moldes de silicone de variadas formas. Se tens velas usadas em casa e que já não utilizas podes utilizá-las para fazer velas novas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Velas de Natal feitas com parafina 📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

O procedimento é simples

Cortar a parafina em porções mais pequenas, e colocar em banho-maria a derreter. Não coloques a parafina diretamente sob uma fonte de calor porque é inflamável. A parafina utilizada para fazer velas apresenta ponto de fusão de 64°C-66°C, o que significa que se funde a essa temperatura. Quando está fundida, é adicionado o corante e, por fim, adicionada a essência (só no final para que não volatilize por completo durante a fusão). Misturar bem com uma colher. Verter a parafina líquida para o molde de silicone. O pavio pode ser colocado enquanto a parafina ainda está líquida ou pode ser colocada previamente no molde utilizando uma mola da roupa para segurar. Também existem à venda uns suportes em madeira para segurar os pavios nos moldes.

Também podes utilizar pequenos frascos de vidro que guardaste durante o ano (frascos de iogurte ou de pequenas compotas) para fazer as velas. As latas de atum previamente pintadas com um spray também são uma opção. Finalmente, podes ainda embelezar a vela colocando flores secas por cima.

Compotas caseiras

Compota de dióspiro caseira, feita como prenda de Natal.
Compota caseira de dióspiro 📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Fácil de cozinhar e uma forma de aproveitar fruta excedente da época, toda a gente aprecia uma compota. Pode ser feita em grande quantidade e distribuída por frascos de vidro, que foram guardados ao longo do ano. Os frascos podem ser embelezados de várias formas.

Vê o artigo: “8 frutos de Outono que vais querer conhecer” para aprenderes uma fantástica receita de dióspiro com canela e vinho do Porto!

Pequenos cabazes

É fácil preparar pequenos cabazes com produtos de grande valor. Por exemplo, podem ser adquiridos em grande quantidade azeite, mel, licor ou vinho de produtores que conhecemos e distribuir por pequenas garrafas e frascos com rótulo artesanal criado em casa. Um produto que pode ser adicionado ao cabaz é um saquinho de ervas secas para fazer infusão. Caso tenhas uma planta aromática em casa, podes colher folhas, deixá-las uns dias a secar e embalar em pequenos sacos que irão aromatizar o cabaz.

Frascos, garrafas e garrafões pintados

Ao longo do ano vai colocando frasquinhos de lado, garrafas de vidro e garrafões. Caso não tenhas, há sempre alguém na família que costuma guardar este tipo de garrafas e frasquinhos. Com um spray e alguma imaginação, podes tornar estes objetos em verdadeiras peças decorativas engraçadas.

Vê o exemplo nas imagens a seguir:

Garrafão lavado e com adesivos em forma de estrela colados.
1 – Lavar o garrafão. Colar formas com adesivos.
Tinta aplicada no garrafão.
2 – Aplicar tinta em spray. Deixar secar e aplicar 2ª camada de tinta.
Garrafão bem seco, com tinta aplicada e adesivos removidos.
3 – Deixar secar bem. Retirar os adesivos com cuidado.
Garrafão final com formas iluminadas por dentro através de luzes LED a pilhas.
4 – Colocar luzes LED a pilhas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Pequenas peças de roupa

Para quem gosta de costura, elaborar ao longo do ano peças como por exemplo, luvas, gorros ou cachecóis, são prendinhas que aquecem o corpo e o coração.

Álbum fotográfico

Para quem aprecia ver as fotografias em “papel”, podem ser selecionadas e impressas as melhores fotografias de família para colocar num álbum ou em molduras. As fotografias armazenadas no formato digital privam as pessoas que não contactam com dispositivos eletrónicos de as ver com a frequência que gostariam.

Peças em gesso, cerâmica ou massa de modelar

Formas de Natal feitas com massa de modelar
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Se tens curiosidade e gosto em criar peças únicas, há cada vez mais ideias e formações online para a sua construção, recorrendo a variadas matérias-primas e moldes.

A massa de modelar é mais simples de utilizar e até podem ser feitas formas natalícias com a ajuda das crianças, utilizando os moldes de bolachas. Encontram-se com facilidade em papelarias e supermercados. Essas pequenas peças podem ainda ser pintadas a gosto. São úteis para decorar os embrulhos das prendinhas, para embelezar postais de natal e até para a decorar a própria casa.

Postais com estrela feita de massa de modelar. Prenda de natal feita à mão.
📷 CC BY-NC-ND 4.0 Sara Oliveira

Menos trabalho com mais atenção e cuidado

As prendas feitas em casa são menos trabalhosas e mais prazerosas se forem programadas com alguma antecedência. O ideal seria decidir no início de Novembro o que se quer fazer e a quantas pessoas queremos oferecer. Ao longo de Novembro ir juntando os utensílios e matérias-primas necessários e ir estando atentos a ideias para embelezar as nossas prendas. Em Dezembro, dedicar uma ou duas tardes a fabricar as prendinhas já com tudo o que necessitamos disponível e com a ajuda de toda a família lá de casa.

É uma forma de irmos vivenciando o Natal calmamente pois o projeto inicia em Novembro. Também é uma forma de estarmos tranquilos no momento de realizar as prendinhas porque já temos tudo o que necessitamos, não sendo necessário fazer compras em “cima da hora”. O maior segredo para que tudo corra bem e tranquilamente é o facto de o projeto começar com alguma antecedência.

As prendas feitas à mão também podem proporcionar momentos de diversão e de maior convívio em família. E podem descer consideravelmente o orçamento a ser aplicado na compra de prendas caso a família seja numerosa.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Se não gostas ou não tens jeito para fazer prendas à mão

Adquire um presentinho a um artesão. Encontram-se com facilidade numa pesquisa pelo Facebook. Posso deixar aqui sugestões:

Malinó

Loja de artes e artesanato – peças em macramé (envios por CTT)

DoFaria.Crochet

Loja de artes e artesanato – peças em crochet (envios por CTT)

NathieCreative

Artesanato – mandalas e pinturas (envios por CTT)

Adquire um produto numa instituição de solidariedade

Algumas sugestões:

Se a ideia é adquirir presentinhos a um artesão ou até a uma instituição de solidariedade, a questão de programar com antecedência o que se quer e a quantas pessoas se quer oferecer também é importante. É importante porque, no caso dos artesãos, são peças feita à mão e que demoram o seu tempo, sendo necessário encomendar com alguma antecedência. No caso das instituições, terem tempo de repor produtos para comércio. Muitas vezes, as instituições necessitam de realizar algum investimento, financeiro ou de tempo dos seus voluntários, e por isso, se a intenção é ajudar, devemos comunicar com a instituição atempadamente.

Se gostas de passear por centros comerciais ou não conseguiste mesmo dedicar tempo à programação antecipada das prendas, nos grandes centros também encontras produtos de artesãos profissionais e nacionais, muitas vezes produtos esses de grande qualidade, originalidade, realizados de forma sustentável e sob um trabalho árduo para conseguirem colocar as suas peças em lojas. Deixo aqui uma sugestão:

MINERAL – Organic Crafts

Peças em cerâmica perfumadas (loja online e várias lojas representantes pelo país). No Porto, estarão no Parque Nascente todos os fins de semana e feriados de dezembro 2023 (1,2,3/8,9,10/16,17/23,24).

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS