📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Quando mudar uma planta de vaso?

Mudar a planta de vaso é um processo delicado, que deve ser realizado com algum cuidado. É importante saber os passos corretos de forma a que a planta não seja danificada.
Mulher prepara vaso com terra nova para mudar a planta de vaso

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Este momento é inevitável. A tarefa de mudar plantas de vaso é essencial para o crescimento saudável das nossas plantas.

Vamos ajudar-te a saber ler a tua planta e perceber quando é altura de mudar a planta de vaso.

Infográfico com os pontos principais para saber quando deve mudar uma planta de vaso

ANÚNCIO

Eis o que precisas saber:

A planta parece demasiado grande

Muitas vezes, os vasos acabam por tombar com pequenos toques. Significa que o vaso é pequeno para as dimensões da tua planta;

As raízes parecem sufocadas

Se conseguires remover a planta do vaso: Verifica se o sistema de raízes parece sufocado no vaso. Retira delicadamente a planta do vaso. Se tiver mais raiz que terra, a planta precisa de uma nova casa;

Demasiada água para regar

A planta precisa de mais água que o normal: demasiadas raízes comparadas com a quantidade de terra. Tens de regar a tua planta mais vezes do que o habitual? A terra fica seca mais frequentemente? Talvez a tua planta precise de mais espaço;

A água não penetra a terra

Pelo contrário, a água permanece à superfície: as raízes da planta estão demasiado compactadas para absorver a água. Se regas a planta e a água não é absorvida pela terra, talvez precise de mudar de vaso. Muitas vezes, as raízes ficam tão compactadas no vaso pequeno que não conseguem drenar a água. Isto significa que precisam de mais terra para se alargarem;

Pouco saudável

E claro: a planta não aparenta estar saudável. As folhas não têm uma cor vívida ou a planta não dá flor, por exemplo. Quando a planta não responde aos adubos ou regas, podem ser indícios que está sufocada no vaso.

Tem também em conta os seguintes aspetos:

Muda só quando tiveres a certeza

Atenção: mudar uma planta sem ter a certeza que precisa de um vaso novo pode ser um erro. É preciso ter a certeza que a planta está a precisar de mudar de vaso por causa do seu crescimento. E não por outros fatores, como demasiadas regas, pouca luz ou excesso de adubo.

A mudança é melhor na primavera

A primavera é a melhor altura para realizares a mudança de vaso. A planta está a acordar do seu sono e está pronta para uma nova casa. No entanto, se noutra altura acreditares que é crucial mudar a planta de vaso, fá-lo. Mas com maior cuidado.

Agora que sabes quando mudar, aprende os passos essenciais sobre como mudar uma planta de vaso.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS