Quando precisa uma planta de cálcio?

O cálcio é um nutriente essencial para a saúde das nossas plantas. Neste artigo mostramos-te como descobrir se a tua planta está sem cálcio e o que podes fazer para resolver esse problema.
Sabe se a tua planta precisa de cálcio e como adicionar

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Porque precisam as plantas de cálcio?

No que toca a plantas, os nutrientes são muito importantes. Existem cerca de dezasseis nutrientes essenciais cuja sua função principal é manter a tua planta saudável, em crescimento e vibrante.
Neste artigo explicamos-te quando precisa uma planta de cálcio, para que as tuas plantas estejam sempre com o melhor aspeto e saúde possíveis.

O que é o cálcio?

O cálcio é um elemento da tabela periódica que se encontra abundantemente no nosso planeta. Este, combina-se com outros elementos para formarem compostos químicos que são usados para diferentes propósitos – como, por exemplo, fazer cimento. O cálcio também é usado por seres vivos – como o ser humano nos ossos, para os tornar mais fortes e saudáveis.

Mas porque precisam as plantas de cálcio? Porque é que ele é importante para a sua sobrevivência? Porque é o cálcio importante para as plantas?

Tal como muitos outros nutrientes importantes para as plantas, o cálcio é usado pelas plantas de diferentes maneiras. Aqui apresentamos-te algumas das mais importantes razões pelas quais as tuas plantas precisam deste nutriente essencial:

  • Torna as paredes celulares mais fortes
  • Ajuda a manter os níveis de pH
  • Ativa as enzimas
  • Melhora a penetração da água
  • Aumenta a resistência às doenças

No fundo, o cálcio joga um papel importante no crescimento da tua planta, pois certifica-se de que esta cresce adequadamente e que se desenvolve, evitando a morte ou murchar rápido. O papel que o cálcio joga na planta é assim muito semelhante ao de um esqueleto humano.

Como sei quando a minha planta precisa de mais cálcio?

Existem duas maneiras principais através das quais podes diagnosticar a tua planta e perceber se ela está a precisar de mais cálcio.

1. Analisa a própria planta em si

O aspeto físico da planta ajuda-nos a perceber que nutrientes lhe estão a faltar. No caso do cálcio, existem sintomas específicos no aspeto que te revelam a deficiente de cálcio na planta. Estes sinais ou sintomas são, maioritariamente, deformidades na planta. A planta parece-te raquítica? Ou com anormalidades no crescimento?

As folhas também poderão começar a demonstrar sinais de clorose.

2. Testes ao solo

Nem sempre é o método mais fiável mas pode resultar. Estes testes são feitos para nos dizer que nutrientes estão no solo, mas não quais (e em que quantidade) estão na planta. Por isso, nem sempre poderão ajudar.

Como adicionar cálcio às minhas plantas?

Adicionar lima ao solo no outono é a maneira mais fácil de adicionar cálcio ao solo. Cascas de ovos no teu composto também adiciona cálcio ao solo. Alguns jardineiros plantam cascas de ovos junto com as sementes de tomate para adicionar cálcio ao solo.
Estes fertilizantes naturais ou orgânicos obtidos de restos vegetais contém esse nutriente tão necessário.
As cascas de ovos também contêm magnésio e melhoram a infiltração de água no solo.

E se a minha planta não estiver com um déficit de cálcio mas mesmo assim tiver mau aspeto?

Existem 16 nutrientes essenciais para a saúde de uma planta e o cálcio é apenas um deles. Se a tua planta continua com um aspeto pouco saudável mesmo depois de veres que ela tem o cálcio que precisa, então verifica se um dos outros nutrientes não estará em falta.

Existem alguns tratamentos de solo à venda no mercado que contém estes 16 nutrientes essenciais, mas também tem muitos outros benefícios.

Também pode ser devido a outras causas como, por exemplo, uma vaso demasiado pequeno para a planta.

Consulta este artigo se precisares de ajuda a mudar a tua planta de vaso.

Em conclusão

Sendo um nutriente essencial, caso sintas que a planta está sem cálcio deves agir rapidamente. Ao verificarmos o aspeto físico da planta conseguimos adicionar este nutriente (ou um tratamento que o contenha) e depois verificar se a planta reage ao mesmo.
As nossas plantas são importantes para nós. Mantê-las saudáveis é uma prioridade e esperamos que com este artigo te tenhamos ajudado a perceber quando a tua planta precisa de cálcio.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS