Remover cera das superfícies e roupa

Neste artigo mostramos-te como remover cera das superfícies e vários métodos para remover cera de roupa.
Remover cera da roupa. Aprende a remover cera das superfícies da casa. Aprenda a remover cera da roupa e tecidos.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Dos trabalhos manuais às velas decorativas e aromáticas, a cera está pela casa e há sempre a possibilidade de ela cair tanto nos móveis, como na roupa.

Hoje vamos olhar para algumas formas possíveis de remover cera dos móveis e remover cera da roupa, para salvaguardar as superfícies e tecidos da tua casa.

Assim, podes usufruir de velas à vontade ou trabalhar com cera, sem medo.

Como remover cera das superfícies

Para remover cera das superfícies, vamos experimentar uma solução caseira, feita com agentes e ingredientes de limpeza que costumamos ter por casa. Faremos uma mistura de:

  • Água quente (210ml, mais ou menos uma chávena de chá)
  • Detergente neutro (2 colheres de sopa)
  • Vinagre de limpeza (2 colheres de sopa)

Mistura estes ingredientes num recipiente. Com um pano multiusos limpo ou uma esponja de limpeza, aplica esta mistura caseira diretamente na superfície e esfrega para remover a cera da superfície em questão.

Como remover cera da roupa

Existem algumas formas que podes tentar para remover cera da roupa. Tem atenção ao tipo de tecido, para saberes se o método aqui sugerido é seguro. Eis algumas opções:

  • Congelar a cera
  • Aquecer a cera com o ferro ou secador de cabelo
  • Usar papel absorvente
  • Raspar a cera
  • Tira nódoas e lavagem

Vejamos mais a fundo cada método.

Congelar a cera

O primeiro método consiste em tornar a cera quebrável, através do congelar, de forma a ser possível remover quebrando a nódoa e removendo-a assim. Para congelar a nódoa, podes colocar a peça ou tecido no congelador.

Aquecer a cera com o ferro ou secador de cabelo

Coloca papel absorvente por cima e por baixo da nódoa. Depois, com o ferro de engomar, quente mas no mínimo, passa o ferro sobre o papel que está em cima da nódoa. Isto serve para aquecer a nódoa, derretendo-a e deixando que o papel absorvente a absorva.

Se sujares o ferro no processo, consulta o nosso artigo sobre como limpar o ferro de engomar.

Com o secador de cabelo, o método é semelhante. Usas o secador de cabelo para aquecer a nódoa, soltando-a do tecido e removendo com papel absorvente. Cuidado pois o tecido com nódoa de cera pode ser sensível ao calor, sendo preferível assim usares um método frio (raspagem ou congelar).

Usar papel absorvente

Caso a cera ainda esteja quente, podes tentar absorvê-la com papel absorvente. Tem cuidado para não esfregar, pois poderás espalhar a nódoa. Bate levemente com o papel absorvente na nódoa, sem esfregar.

Raspar a cera

Com uma faca de manteiga (para evitar danificar o tecido) podes tentar remover a cera raspando lentamente a nódoa. Também podes usar uma espátula.

Tira nódoas e lavagem do tecido com cera

Aplica um tira nódoas, seguindo as instruções da embalagem e depois lava o tecido com cera num ciclo normal da máquina, indicado para o tecido/peça em questão. Verifica se a nódoa saiu. Se não tiver saído, tenta um outro método aqui referido, antes da nódoa secar.

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a remover a cera dos móveis ou da roupa. Se estas dicas te foram úteis, apoia o nosso blog. Podes partilhar este artigo, seguir-nos nas redes sociais ou subscrever a nossa newsletter mensal. Todo o apoio conta para podermos continuar a trazer-te as melhores dicas sobre gestão doméstica.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS