Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais sobre remoção de nódoas
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Ler mais: Guia para remover nódoas
O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.
Dos trabalhos manuais às velas decorativas e aromáticas, a cera está pela casa e há sempre a possibilidade de ela cair tanto nos móveis, como na roupa.
Hoje vamos olhar para algumas formas possíveis de remover cera dos móveis e remover cera da roupa, para salvaguardar as superfícies e tecidos da tua casa.
Assim, podes usufruir de velas à vontade ou trabalhar com cera, sem medo.
Como remover cera das superfícies
Para remover cera das superfícies, vamos experimentar uma solução caseira, feita com agentes e ingredientes de limpeza que costumamos ter por casa. Faremos uma mistura de:
- Água quente (210ml, mais ou menos uma chávena de chá)
- Detergente neutro (2 colheres de sopa)
- Vinagre de limpeza (2 colheres de sopa)
Mistura estes ingredientes num recipiente. Com um pano multiusos limpo ou uma esponja de limpeza, aplica esta mistura caseira diretamente na superfície e esfrega para remover a cera da superfície em questão.
Como remover cera da roupa
Existem algumas formas que podes tentar para remover cera da roupa. Tem atenção ao tipo de tecido, para saberes se o método aqui sugerido é seguro. Eis algumas opções:
- Congelar a cera
- Aquecer a cera com o ferro ou secador de cabelo
- Usar papel absorvente
- Raspar a cera
- Tira nódoas e lavagem
Vejamos mais a fundo cada método.
Congelar a cera
O primeiro método consiste em tornar a cera quebrável, através do congelar, de forma a ser possível remover quebrando a nódoa e removendo-a assim. Para congelar a nódoa, podes colocar a peça ou tecido no congelador.
Aquecer a cera com o ferro ou secador de cabelo
Coloca papel absorvente por cima e por baixo da nódoa. Depois, com o ferro de engomar, quente mas no mínimo, passa o ferro sobre o papel que está em cima da nódoa. Isto serve para aquecer a nódoa, derretendo-a e deixando que o papel absorvente a absorva.
Se sujares o ferro no processo, consulta o nosso artigo sobre como limpar o ferro de engomar.
Com o secador de cabelo, o método é semelhante. Usas o secador de cabelo para aquecer a nódoa, soltando-a do tecido e removendo com papel absorvente. Cuidado pois o tecido com nódoa de cera pode ser sensível ao calor, sendo preferível assim usares um método frio (raspagem ou congelar).
Usar papel absorvente
Caso a cera ainda esteja quente, podes tentar absorvê-la com papel absorvente. Tem cuidado para não esfregar, pois poderás espalhar a nódoa. Bate levemente com o papel absorvente na nódoa, sem esfregar.
Raspar a cera
Com uma faca de manteiga (para evitar danificar o tecido) podes tentar remover a cera raspando lentamente a nódoa. Também podes usar uma espátula.
Tira nódoas e lavagem do tecido com cera
Aplica um tira nódoas, seguindo as instruções da embalagem e depois lava o tecido com cera num ciclo normal da máquina, indicado para o tecido/peça em questão. Verifica se a nódoa saiu. Se não tiver saído, tenta um outro método aqui referido, antes da nódoa secar.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a remover a cera dos móveis ou da roupa. Se estas dicas te foram úteis, apoia o nosso blog. Podes partilhar este artigo, seguir-nos nas redes sociais ou subscrever a nossa newsletter mensal. Todo o apoio conta para podermos continuar a trazer-te as melhores dicas sobre gestão doméstica.