Como remover e prevenir humidade na casa de banho

A casa de banho é um sítio muito comum para o aparecimento de humidade. Neste artigo vemos como a remover e prevenir de forma fácil.
Como remover e prevenir humidade na casa de banho

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A humidade é infame por causar alergias, dores de cabeça e problemas respiratórios. Pessoas com um sistema imunitário fragilizado, que tenham alergias ou sensibilidade à humidade, podem ter sérios problemas de saúde quando expostas ao mofo (ou bolor) que é causado pela acumulação excessiva de humidade num determinado espaço da casa, neste caso em específico na casa de banho. Por norma é detetável, especialmente por quem tem que ter atenção a estas coisas, quando uma casa tem problemas de humidade. Mas a casa não precisa de ter problemas de humidade para que surja mofo, especialmente quando falamos de zonas como a casa de banho onde a água está sempre presente, de uma forma ou outra.

Combater o mofo pela casa é algo que qualquer proprietário tem que estar atento. A sua acumulação excessiva pode até causar, em último caso, danos estruturais na casa. Mas mais do que isso é um problema, como em cima referimos, para a saúde das pessoas que habitam na casa.

Vê como: Remover humidade das paredes

Os perigos do mofo

Muitos tipos e cores de mofo existem. O mofo preto é conhecido por ser particularmente tóxico, mas no fundo, todo o mofo é prejudicial quando aparece nas nossas casas. Todo o mofo apresenta potenciais riscos para a saúde dos habitantes da casa. Assim sendo, o mofo deve ser removido de imediato mal é detetado, antes que se espalhe e também reduzindo o tempo de exposição dos habitantes aos seus perigos.

Como remover a humidade da casa de banho

Um dos locais mais comuns onde o mofo aparece é na casa de banho, pela humidade que este lugar produz dada à natureza do seu uso. Na casa de banho os locais mais comuns onde a humidade aparece é no chão, à volta de canos, paredes e teto.

Felizmente, o mofo visível concentrado na casa de banho não é difícil de remover.

Passo a passo para remover mofo (ou bolor) de superfícies duras:

  1. Junta 1 parte de lixívia com 2 partes de água num borrifador e borrifa a área afetada com mofo.
  2. Deixa a mistura de lixívia e água atuar durante cerca de 10 minutos. O mofo deve começar a desaparecer por si só. Nas áreas onde ele não desaparecer sozinho, usa uma escova para as áreas maiores ou uma escova dos dentes velha para áreas mais pequenas, e remove manualmente o mofo persistente.
  3. Lava a superfície com água de seguida.

Se não queres usar lixívia, usa vinagre branco ou bicarbonato de sódio. Ambos são bons substitutos naturais que matam o mofo.

Remover humidade da casa de banho com bicarbonato de sódio

Para removeres o mofo com bicarbonato de sódio, segue os passos em baixo:

  1. Mistura bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta.
  2. Aplica a pasta no mofo, deixa atuar durante 10 minutos, depois com uma escova, escova o mofo até ele sair. Também podes usar sabão e água.

Atenta a se o azulejo se move enquanto o limpas. Se assim for, isto significa que o mofo pode já estar na parede ou por debaixo do chão. Neste caso, a melhor opção é contratares um profissional para limpar e reparar a zona em questão.

Rodo limpa vidros que remove excesso de concentração de água na casa de banho no final do banho.
Prevenir a humidade na casa de banho não é difícil seguindo as boas práticas que aqui te indicamos.

Como prevenir a concentração de humidade na casa de banho

A humidade é a principal causadora de todos os tipos de mofo, e nos quartos de banho, principalmente durante o banho, ela é uma constante.
Mas existem medidas que podes tomar para prevenir isto.

Controlar a humidade é o maior fator a ter em conta na prevenção do aparecimento do mofo. Certifica-te de que não existe nenhuma fuga de água, e de que os canos estão desentupidos.

Na casa de banho o uso de água deve ser apenas o suficiente. Deixar o chão excessivamente molhado no fim do banho ou tomar duches muito longos, são aspetos que contribuem para um aumento da probabilidade do aparecimento de mofo no wc.
Mas acima disto o mais importante é mesmo perceber se não existem torneiras a pingar, fugas de água e semelhantes, que causam um acumular excessivo de águas na casa de banho.

ANÚNCIO

Ventila a casa de banho

Certifica-te que o ar circula na casa de banho. Caso não tenhas, pondera o uso de um exaustor e/ou desumidificador para remover a humidade da casa de banho. Atenta ao volume de ar movido pela ventoinha. Este deve ser proporcional ao tamanho da casa de banho. Caso contrário, não será tão eficiente quanto deve e poderá não conseguir prevenir a acumulação de humidade e consequente formação de mofo.

A banheira ou duche, bem como os azulejos, ficam sempre molhados/húmidos após tomares banho. Esta água demora algum tempo a dissipar-se, e esta dissipação será especialmente demorada se a casa de banho não estiver devidamente ventilada. Caso consigas, com uma toalha, ou melhor ainda, um rodo limpa vidros, remove o excesso de água.

Seca bem toalhas, tapetes e cortinas de chuveiro

Tecidos que temos na casa de banho, tais como toalhas, tapetes e cortinas de chuveiro, são locais chamativos para a concentração de mofo. Para prevenir isto, certifica-te que os deixas secar devidamente após cada uso, e lava-os regularmente.

Verifica se existe tijoleira partida ou drywall molhada

Tijoleiras partidas ou argamassa lascada podem deixar a água passar e acumular-se na drywall ou subsolo. Isto significa que mal repares neste problema o devas resolver o mais depressa possível. A drywall molhada também é suscetível ao aparecimento de mofo, e é particularmente dificil de eliminar mofo que aparece por detrás da tijoleira no quarto de banho.

Usa tinta contra a humidade

Se a tua casa de banho não é coberta até ao teto com azulejo, ou possui um detalhe ou outro pintado, considera o uso de tinta semi-gloss que criará uma superfície resitente à água.
Existe também tinta formulada para prevenir a acumulação de mofo, e também pode adicionar bloqueadores de mofo à tinta antes de a aplicares na parede.

Segurança no combate ao mofo

O tópico da segurança doméstica é bastante abordado aqui pelo Na Casa, e neste caso, queremos garantir a segurança durante a limpeza. Quando se trata de um acumular maior de mofo, lembra-te que quando o removes estás a lidar com algo relativamente tóxico, portanto usa:

  • Máscara. Para cobrir boca e nariz.
  • Luvas de limpeza. Protegem as tuas mãos.

Prevenir e limpar antes que seja tarde é a melhor maneira de combater o mofo na casa de banho

Todos estes passos vão-te ajudar a prevenir a acumulação de humidade e consequente aparecimento de mofo nas paredes.
A defesa é o melhor ataque nesta questão. Por vezes, quando o mofo já se acumulou em demasia e está na parede, ou por debaixo da tijoleira, é preciso uma intervenção profissional para o combater. Queremos que isso não aconteça na tua casa e que consigas prevenir e limpar o mofo enquanto tens tempo para o fazer sem grandes danos na tua casa! Boas limpezas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS