📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como remover nódoas de caril da roupa?

Os pratos com esta mistura de especiarias são os preferidos de muita gente. Aproveita-os sem preocupações ao saberes como remover nódoas de caril da roupa!
Como remover uma nóda de caril

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

O caril é uma mistura de especiarias (coentros, canela, gengibre, entre outros) que dá o nome a vários pratos, por norma, com outros ingredientes comuns de vários países orientais, em especial da Índia. O caril tornou-se acessível em todo o Mundo e hoje é relativamente fácil comer um bom prato de caril em vários restaurantes em todo o Portugal. Como os pratos de caril são à base de molhos, não é incomum que uma ou outra peça de roupa fiquem com nódoas no final de uma refeição de caril. No entanto, não terás problemas em remover as nódoas de caril da roupa se seguires os passos em baixo indicados.

Materiais necessários

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Passos para remover nódoas de caril da roupa

  • Mistura uma colher de sopa de detergente líquido para lavar louça e uma colher de sopa de vinagre branco com duas chávenas de água fresca.
  • Com um pano branco limpo, aplica a solução de detergente/vinagre na nódoa de caril. Deixa atuar na nódoa durante pelo menos 30 minutos, e depois pressiona com um pano branco limpo a cada cinco minutos enquanto vais adicionando mais da solução de limpeza aos poucos.
  • Aplica água fresca com uma esponja, pressionando até que o líquido seja absorvido.
  • Aplica álcool isopropílico na nódoa e pressiona com um pano limpo para remover a nódoa de caril da roupa.
  • Se a nódoa persistir, mistura uma colher de chá de detergente líquido lava-loiça e uma colher de sopa de amoníaco com duas chávenas de água morna. (Cuidado: Nunca mistures lixívia à base de cloro com amoníaco – os vapores que esta mistura cria são perigosos).
  • Aplica a solução de detergente/amoníaco na nódoa. Deixa atuar durante pelo menos 30 minutos, pressionando com um pano branco limpo a cada cinco minutos e enquanto vais adicionando mais da solução de limpeza.
  • Aplica água fria com uma esponja e pressiona para secar.

Recorda-te que se os métodos aplicados não surtirem resultado, deves procurar uma limpeza profissional para remover as nódoas da tua peça de roupa. Na posterior lavagem à máquina, num ciclo normal, confere se a nódoa foi removida antes de deixares secar. Repete o processo, se necessário.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS