📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como remover nódoas de camarão da roupa?

É quase impossível comer camarão sem deixar uma ou outra pequena nódoa na roupa. Mas sem problema! Neste artigo, vemos como remover nódoas de camarão de forma fácil e eficaz.
Remover nódoas de camarão da roupa é fácil usando um pouco de detergente líquido.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

Remover nódoas de camarão da roupa não tem que ser difícil

Muitas pessoas apreciam degustar um camarão, como entrada ou num prato principal. Este alimento popular (por boa razão!) é conhecido por deixar nódoas na roupa, principalmente quando o comemos de entrada com as mãos, ou até mesmo com talheres.
No entanto, não precisas de deixar comer o teu prato preferido só porque tens medo das nódoas (como se isso fosse acontecer)!
Neste artigo vamos mostrar-te como remover nódoas de camarão de forma fácil e eficaz, para poderes continuar a disfrutar das tuas refeições em paz!

As nódoas de camarão acontecem quando o óleo, molho ou pigmentos naturais e proteínas do camarão entram em contacto com as fibras da roupa. Este contacto causa manchas amareladas ou alaranjadas, que para além do impacto visual que têm, carregam consigo um odor a marisco distinto.

Naturalmente, estas nódoas podem estragar uma peça de roupa, sendo que secas são quase impossíveis de remover, portanto é importante agir rápido, já que as proteínas presentes nos camarões fixam-se nas fibras do tecido. Esta fixação torna a nódoa resistente a uma limpeza com água comum. Aplicar água imediatamente, seguida de detergente líquido é essencial para um tratamento eficaz deste tipo de nódoa.

Dependendo dos ingredientes do prato de camarão que estejas a comer, o passo a passo pode ser mais ou menos eficaz na remoção de nódoas. O método de preparação do prato e o tempero usado influenciam a eficácia da remoção de qualquer nódoa.
Lembra-te de ter em atenção os cuidados no tratamento do tipo de tecido onde a nódoa ocorreu, e procurar ajuda profissional caso sintas dificuldade em remover a nódoa de camarão.

Ingredientes na preparação do prato influenciam o sucesso do método de remoção de nódoas de camarão da roupa.
Imagem de Robert Owen-Wahl por Pixabay

Lista de passos para remover nódoas de camarão da roupa

  1. Remove o excesso de nódoa da roupa
  2. Aplica água fria corrente no tecido, de um lado e o do outro
  3. Aplica detergente líquido na nódoa e deixa atuar
  4. Lava a roupa num ciclo de máquina aconselhado ao tecido em questão
  5. Verifica se a nódoa foi removida, se não tiver sido, não deixes secar a peça de roupa
  6. Repete estes passos se não tiver sido removida a nódoa

Remove o excesso da nódoa da roupa

Antes da aplicação de qualquer produto, e especialmente se tiveres deixado cair um pedaço de camarão na roupa, primeiro remove o excesso de camarão. Usa uma colher ou faca de manteiga para o fazeres (o importante é não ser afiada para não estragar a roupa) ou até mesmo a parte lateral do garfo (limpo!) para remover este excesso de camarão. Atenta para não espalhares mais a nódoa enquanto removes o excesso. A gordura penetra nas fibras de tecido, por isso remove sem fazer pressão para baixo ou empurrar para o lado (ou o minímo possível destas duas).

Aplicar água fria

O mais rapidamente possível aplica água fria no tecido com nódoa. Esta água deve ser corrente, por isso podes colocar debaixo da torneira, e fazer a água passar pela duas direções da fibra do tecido, frente e trás. Deves fazer isto antes de aplicar o produto de limpeza da nódoa de camarão na roupa.

Aplica detergente líquido na nódoa de camarão para a removeres facilmente da roupa.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Aplica detergente líquido diretamente na nódoa

Depois de passares o tecido por água fria, aplica detergente líquido no tecido com a nódoa de camarão, diretamente. Bate suavemente com os dedos (ou um pano limpo) para ajudar o detergente líquido a quebrar os óleos/gorduras do camarão. Bater suavemente ajuda o detergente a penetrar as fibras de tecido que ficaram tingidas com o camarão. Deixa o produto atuar no tecido por cerca de 10-15 minutos.

Lava a roupa num ciclo de máquina normal

Depois de lavares com água fria e aplicares o detergente líquido, deixando atuar por 10-15 minutos, está na hora de lavares a peça de roupa num ciclo de máquina recomendado a essa mesma peça, tal como normalmente fazes. A temperatura da água tem que ser adequado ao tecido, para não o danificar. Esta lavagem é um passo importante para a remoção da nódoa de camarão da roupa.

Antes de secar, verifica se a nódoa foi removida

Tal como indicamos no início deste artigo, as nódoas secas são quase impossíveis de remover. Para evitares que a nódoa estrague a tua peça de roupa, verifica se os passos que seguiste a removeram realmente. Se a nódoa não tiver sido removida, não deixes a peça de roupa secar e repete este processo novamente.

Lembra-te de que, para tecidos delicados, pode ser aconselhável procurar ajuda profissional para remoção das nódoas. Além disso, evita o uso de água muito quente, pois ela tem tendência a fixar as manchas de proteína, como as de camarão. Quanto mais rápido conseguires agir e seguir este passo a passo, maiores serão as probabilidades de removeres a nódoa de camarão com sucesso. Assim, irás conseguir salvar a tua peça preferida e não deixar que umas nódoas de camarão a estraguem.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS