Os resíduos domésticos perigosos mais comuns

Neste artigo damos-te uma visão geral sobre quais são os resíduos domésticos mais perigosos e como os podes reutilizar/reciclar.
Homem e mulher tratam da separação de lixo doméstico perigoso para reciclagem

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Acima de tudo, reduzir o número de ameaças que o meio ambiente enfrenta é uma responsabilidade que todos temos. Proteger o bem-estar ambiental das nossas comunidades é um dever cívico que todos devemos respeitar. Pela nossa saúde e pela saúde das pessoas que nos rodeiam. Neste artigo, damos-te a conhecer os resíduos domésticos perigosos mais comuns.

Antes de mais nada, fizemos uma extensa pesquisa e analisamos os resíduos domésticos. Tivemos e conta os mais comuns que não devem ser misturados com o lixo doméstico “comum”.

 

O lixo doméstico mais perigoso

Nas nossas atividades diárias, em especial certas atividades como bricolage e jardinagem, usamos materiais que podem colocar em risco a saúde do ambiente e da comunidade.
Como resultado, consulta, na lista a baixo, os tipos de lixo que devem ser processados de maneira diferente:

 

Atividades de jardinagem e bricolage tomando precauções sustentáveis amigas do ambiente
Atividades domésticas de jardinagem e bricolage geram lixo considerado perigoso, mas com alguma precaução e planeamento, é possível minimizar o impacto ambiental.

 

O que deves fazer em cada caso

Agora, que vimos alguns dos tipos de lixo mais perigosos, vamos ver o que podemos fazer para reduzir o seu impacto ambiental:

Produto Exemplo O que fazer
Pesticidas e adubos químicos Inseticidas, herbicidas, repelentes e fungicidas Consulta o rótulo da embalagem onde encontrarás os procedimentos adequados para descarte da mesma. Não deverás enterrar, reutilizar, queimar ou colocar no ecoponto estas embalagens. Coloca a embalagem num saco de recolha destinado a este propósito. Depois, entrega num ponto de retoma VALORFITO (Sistema Integrado de Gestão e Resíduos em Agricultura)
Para mais informação consulta aqui.
Óleos alimentares (usados) Óleo de amendoim ou de girassol, etc. Devem ser colocados num contentor específico, o Oleão. Estes contentores encontram-se nos Ecocentros. Existem também restaurantes que fazem esta recolha – encontra-os aqui.
Pilhas Pilhas do comando, rádio, rato de computador, etc. Entrega no Ponto Electrão.
Detergentes Detergentes de loiça e de roupa Consulta a embalagem do detergente específico para veres o procedimento recomendado. Em síntese, não há uma solução específica para estas águas. A redução de utilização é a melhor recomendação. Além disso, o uso de detergentes ecológicos é uma excelente opção.
Tintas e vernizes Tintas plásticas, tintas para metal e madeira. Para evitar sobras, calcula com precisão o que vais necessitar. Poderás usar um calculador de quantidade, tal como o da Barbot, nos casos de tinta. Poderás ainda reciclar as latas e embalagens de tinta, caso a tinta que sobra seja apenas residual. Por fim, coloca-as fechadas no ecoponto amarelo.
Equipamento eletrónico Rádios, televisões, computadores, etc. Antes de deitar ao lixo, confirma se o aparelho está utilizável. Se sim, doar o equipamento é uma opção verde. Caso esteja inutilizável, leva os equipamentos a um centro de recolha para gestão de resíduos. Por exemplo, os centros da Electrão.
Resíduos/materiais de veículos motorizados Óleos automóvel, pneus usados, fluídos refrigerantes, etc. Para os óleos, entrega-os num Ecocentro. Algumas oficinas também aceitam receber estes óleos usados e as embalagens. Não mistures diferentes tipos de óleos. Para serem reciclados, os óleos não podem ser misturados. Da mesma forma, os pneus e baterias, devem ser levados a um ponto de recolha autorizado. Contacta o Departamento de Ambiente do seu município para saber onde os encontrar perto de ti.
Baterias/Acumuladores de chumbo Baterias de chumbo-ácido, portáteis/industriais Entrega num Ponto Electrão ou Ecocentro. Estas baterias são, muitas vezes, recicladas pelas frações de plástico, chumbo e ácido sulfúrico. Assim, é muito importante a sua reciclagem, evitando que estes resíduos se infiltrem, por exemplo, no solo.
Na compra de uma bateria nova, entrega a antiga ao fornecedor da nova ou oficina de reparação. A VALORCAR é a Entidade Gestora.
Tinteiros Tinteiros de impressora Na compra de tinteiros novos, entrega os antigos. Às vezes, alguns Ecocentros também recebem este tipo de materiais. Por outro lado, caso consigas, reutiliza os tinteiros. Para isto, pesquisa se existe perto de ti um local que recarregue os tinteiros.
Lâmpadas fluorescentes Também conhecidas como fluorescentes compactas, economizadoras, LBC Na compra de uma lâmpada fluorescente nova, entrega a usada. Ou deposita num Ecocentro, contentores específicos/pontos de recolha nas grandes superfícies. Não podes entregar lâmpadas partidas.
Colas e resinas Colas de madeira, resina epoxi, etc. Não vertas os restos pelo cano. Tenta sempre calcular quanto irás precisar, de forma a não haver sobras. Se a sobra for residual, as embalagens, por norma, podem ser recicladas. Alguns Ecocentros aceitam estes resíduos.

Todos podemos contribuir

Definitivamente, existem vários tipos de resíduos perigosos relacionados com as nossas atividades domésticas. Coisas que todos fazemos que podem ter um impacto negativo no ambiente.

Por fim, com este artigo, estamos mais preparados para lidar com este problema e criar um ambiente mais seguro e mais limpo para toda a comunidade!Da mesma forma, também podes sempre tirar dúvidas e pedir esclarecimentos junto do Departamento do Ambiente do teu município.

Fontes

Entidades responsáveis/informação útil onde poderás esclarecer questões:

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS