Reutilizar garrafa de vidro

Muitas vezes, deitamos fora embalagens dos nossos alimentos que podem ser excelentes para projetos de DIY. Ensinamos-te a reutilizar um frasco de vidro para uma jarra decorativa.
Garrafa de vidro transformada numa jarra decorativa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Muitas vezes, os nossos alimentos chegam-nos em frascos e garrafas que podem ser perfeitos para projetos de DIY. Quem é que não tem um frasco de vidro em casa? Por exemplo, um frasco de vidro do café ou uma garrafa de vidro de azeite? Neste artigo, vamos ensinar-te a reutilizar um garrafa de vidro e transformá-la numa jarra decorativa.

Usar a criatividade

Acima de tudo, o que importa é a tua criatividade e a forma como reutilizarás o frasco de vidro para algo que realmente queiras. Damos-te a ideia de uma jarra decorativa, mas há outros projetos que podes tentar fazer. Tanto para decoração, como para organizar a casa.

Deixamos-te uma galeria com algumas ideias para que te possas inspirar:

Reutilizar uma garrafa de vidro como jarra decorativa

 

1. O material

Primeiro, reúne o material que precisas. Assim, não colocas em causa o procedimento se te faltar alguma coisa.

  • Uma garrafa de vidro ou um frasco de vidro (minimamente alto, para que não tombe como jarra);
  • Tinta para vidro. Utilizamos o esmalte ecológico mate da Titanlux. Não só é lavável, como também é  adequado para diferentes tipos de materiais. Além disso, é ecológico e à base de água. Por isso, amigo do ambiente;
  • Fermento culinário. Este produto é opcional. Isto é, utiliza se preferes que a tua jarra tenha um efeito de relevo, tipo massa. Caso contrário, não acrescentes fermento à tua tinta;
  • Spray dourado. Ou outra cor que prefiras;
  • Corda de linho, corda de sisal ou corda de algodão. Enfim, utiliza o tipo de corda que mais gostares;
  • Esponja para aplicar a tinta com o fermento.

2.  Primeiros passos

Depois de reunires todo o material que precisas, encontra um espaço onde poderás trabalhar. Antes de tudo, protege a superfície com jornais ou um saco do lixo aberto, por exemplo.

Assim que o material esteja pronto e a área protegida, podes por mãos à obra!

Em primeiro lugar, podes preparar a garrafa para a pintura. Esta deve estar limpa e seca.

Segundo, deves colocar a fita de pintor a dividir a área que pretendes pintar a branco, da área que queres a dourado. Apenas depois destes passos estarem concluídos é que deves passar à mistura. Isto porque o fermento começa logo a fermentar e se demorares muito tempo, a pasta ficará mais dura. E por isso, mais difícil de aplicar.

Assim que terminares, deixa a jarra secar. Enquanto seca, podes ir lavando o material que utilizaste para não secar também. Por fim, remove a fita de pintor com cuidado.

3. Segundos passos

Em segundo lugar, podes proceder à pintura com o spray.

Antes de começares, protege a parte branca da jarra. Coloca fita de pintor, se achares que não danifica a pintura branca. Por outro lado, podes também proteger com uma folha de papel à volta. Não coloques o spray muito perto da garrafa. Pois pode ficar com excesso e começar a verter. Se necessário, colocar uma demão, espera que seque e coloca outra.

 

4. Último passo

Agora só falta colocar a corda. Assim, quando a tua garrafa estiver completamente seca, podes começar com este último passo. Primeiro, coloca um pouco de cola quente no local onde vais começar a enrolar a corda. Depois, começa a enrolar de forma as voltas fiquem juntas e sem espaços entre elas. Por fim, antes de terminares coloca mais um pouco e cola quente e finaliza.

5. Decoração

Agora que tens a tua jarra pronta, podes decorá-la ao teu gosto. Ou podes deixá-la assim, se preferires.

Deixamos-te a nossa para que te possas inspirar.

Desejamos-te bons projetos!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS