📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

10 dicas de segurança doméstica em apartamentos

De proteção contra intrusos a proteção contra sinistros, a segurança doméstica no teu apartamento deve ser uma prioridade.
Dicas de segurança doméstica para apartamentos

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

António Pinho. António Ribeiro Pinho.

António Pinho

Na Casa | Website

Designer apaixonado pelo marketing digital. Copywriter aqui pelo Na Casa. O meu contributo passa pela criação de artigos nas várias categorias. O estudo rigoroso dos tópicos permite-me partilhar informação fidedigna nos artigos, sempre pronto a aprender mais.

Se moras num apartamento já te deves ter perguntado o que podes fazer para o deixar mais seguro, seja contra sinistros, seja contra assaltos quando vais, por exemplo, em viagem. Neste artigo vemos 10 dicas para deixar o teu apartamento mais seguro.

Como tornar o apartamento mais seguro

Eis algumas opções que certamente irão tornar o teu apartamento mais seguro, em vários aspetos da segurança doméstica.

Fechaduras de boa qualidade

As fechaduras reforçadas e de alta segurança, principalmente na porta principal e outras portas viradas para o exterior, são muito importantes para prevenir o arrombamento. Também existe a opção de fechaduras inteligentes, onde o seu controlo via smartphone pode ser útil se te encontras à distância.

Uso de olho mágico digital

O olho mágico digital permite visualizar quem está à porta, sem a necessidade de a abrir. A opção digital dá-te melhor visibilidade e poderá permitir a captura de fotografia caso seja necessário um registo, como prevenção.

Trancar as portas e janelas

Embora possa parecer óbvio, nunca é demais relembrar. Especialmente se nos formos ausentar do apartamento por um período de tempo prolongado, trancar todas as portas e janelas é uma forma certa de deixar o apartamento mais seguro.

Pai e filho divertem-se a brincar num apartamento seguro.
Um apartamento seguro é um apartamento mais feliz para toda a família.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Partilha de informação pessoal

Tem cuidado com as partilhas nas redes sociais que podem sugerir ou permitir a dedução dos teus horários de trabalho ou ausências do apartamento (por viagem ou outro motivo). Se for possível deduzir que o teu apartamento está vazio, este pode tornar-se um alvo.

Proteção contra fogo

A instalação de uma porta contra-fogo é uma maneira de reduzir a chance de incêndio no teu apartamento caso aconteça um no edifício. Esta porta ajudará a atrasar a propagação do fogo, permitindo uma maior janela de tempo de resposta.

Iluminação exterior

Se o edifício onde moras tem pobre iluminação, pode valer a pena fazer chegar ao conhecimento dos condóminos esta situação e investir em áreas comuns do prédio bem iluminadas. Caso não seja possível esta solução, analisa se te é permitido instalar luzes com sensor de movimento na tua entrada.

Conhecer os vizinhos

Somos mais fortes em conjunto e o mesmo acontece com a segurança do teu apartamento. Manter boas relações com os vizinhos é uma boa forma de garantir que eles te ajudarão e notificarão se virem algo suspeito.

Invasor tenta arrombar porta de apartamento.
Fechaduras e portas reforçadas permitem uma maior segurança contra tentativas de arrombamento.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Instalar um sistema de segurança doméstica

Seja um sistema de instalação própria ou um sistema instalado por uma empresa de segurança, o importante é garantires que o teu apartamento recorre a estas tecnologias para proteção contra invasores. Estes sistemas incluem sensores de movimento, sensores de janelas e portas e também podem incluir câmaras de vigilância. Todos os equipamentos são controlados na central de comando. Alguns sistemas permitem também o controlo via aplicação no teu smartphone. Visita o artigo “Sistemas de segurança: como escolher o certo para a casa” para mais informações neste tópico de segurança.

Segurança para animais de estimação e crianças

Apartamentos em andares altos devem ter rede de proteção nos espaços exteriores ou acessos ao exterior (varandas, janelas, etc.), de forma a garantir a segurança contra queda de animais de estimação ou crianças.

Evitar o acesso de desconhecidos às áreas interiores do prédio

Finalizamos o artigo com uma dica que, por norma, já é política de muitos condomínios, mas vale a pena recordar. Seja alguém afirmando ser de uma empresa de telecomunicações ou outras, seja alguém a pedir para abrir a porta – o acesso ao interior do prédio deve ser apenas reservado para moradores e pessoas conhecidas dos moradores que necessitam de acesso.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS