Tipos de fendas: conhece os tipos de bits para cada parafuso

Reta, reta fina, cruzada, pozidriv... Existem vários tipos de fendas e várias bits para cada uma. Aprende o aspeto delas neste artigo.
Vários tipos de fendas para cada tipo de parafuso.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

No seguimento do artigo sobre as ferramentas essenciais a ter em casa, mostramos-te agora os tipos de fendas mais comuns que vais encontrar em parafusos. Não deixes que nenhum parafuso te surpreenda durante os teus projetos de bricolage! Certifica-te de que estás pronto com a tua chave de fendas multi-bit, e dá resposta a qualquer trabalho.

Vê a lista e infografia em baixo:

Tipos de fendas para cada tipo de parafuso. Infografia com exemplo de tipos de fendas em parafuso.

Fenda Phillips

O tradicional formato “X” do parafuso, a chave/fenda Phillips é muito comum, e apresenta um aspecto de ponta fina e em formato de cone. O seu uso dá-se quando é necessário apertar ou desapertar parafusos de fenda cruzada.

Fenda Pozidriv

Também ela usada na fenda cruzada, a sua aplicação aplica um torque extra. O objetivo deste design é resolver o problema do deslizar da chave quando se aplica força extra no torque. Ela tem oito pontas em vez de quatro. É bastante semelhante à fenda Phillips, sendo que origina desta.

Esta fenda foi criada pela empresa GKN Screws and Fasteners.

Os parafusos e chaves Pozidriv podem ser usados numa panóplia grande de projetos e são uma boa maneira de combater o deslizar da chave, se isto te acontece muitas vezes, usa parafusos e chaves Pozidriv.

ANÚNCIO

Fenda

Com a ponta larga e achatada, a fenda “normal” tem o formato de um “i” grande cavado no parafuso. Um “traço” que percorre de um lado ao outro do parafuso. 

Fenda Combinação

A fenda combinação apresenta todas as características da fenda pelo que possui um traço a meio, no centro da fenda, vertical à fenda normal.

Fenda Hex (ou Allen)

De formato hexagonal, a fenda Hex (também conhecida como fenda Allen). A primeira patente deste tipo de fenda foi registada por William G. Allen, daí o nome.

A segurança foi a principal razão para este tipo de fenda surgir. O parafuso quadrado ficava frequentemente preso na roupa dos trabalhadores fabris, causando acidentes. Para combater este problema, Allen criou a ponta de seis lados (hexagonal).

Chave em formato L com ponta Hex ou Allen

Para além da ponta, este tipo de ponta é muito comum em formato de chave L (bastante usado nos móveis do Ikea, por exemplo).

Fendas One Way

Tal como o nome indica, a fenda One Way (ou fenda unidirecional/sentido único) só permite que o movimento ocorra em apenas uma direção. Assim, a própria fenda controla a direção específica em que se pode mover, não sendo possível mover na direção oposta.

Este tipo de fendas são usadas com muita frequência em portas de segurança, portões de estacionamentos e outros locais onde é importante o controlo do fluxo de veículos ou pessoas.

Fendas Quadradas

Geralmente usada em trabalhos industriais ou mecânicos, a fenda quadrada é comum em chaves de fendas maiores e mais pesadas. Como vimos em cima, a mais comum para trabalhos mais pequenos são as fendas em cruz.

ANÚNCIO

Fenda Torx

A fenda Torx foi desenvolvida pela empresa americana Camcar Textron. A sua aparência é de uma estrela de seis pontas. A sua aplicação é principalmente industrial, onde é necessário uma fenda mais forte e resistente ao deslizar mais frequente das fendas convencionais.

A fenda Torx é muito popular na indústria automóvel, electrónica e aeronáutica, para fixar componentes de alta precisão.

Uma das principais vantagens da fenda Torx é que ela distribui a força de maneira mais uniforme por todo o parafuso ou porca, o que reduz o risco de dano ou deslize. Além disso, as chaves de fenda Torx geralmente têm uma superfície mais áspera do que as chaves de fendas convencionais, o que aumenta a aderência e reduz a probabilidade de deslizamento.

Existem vários tamanhos diferentes de fendas Torx disponíveis. É importante que escolhas o tamanho correto da fenda Torx para evitares danificar o parafuso ou a porca, bem como a própria chave de fendas.

Qual é o tipo de fenda mais comum?

A fenda mais comum é a fenda em formato de cruz, também conhecida como fenda Phillips. Foi inventada em 1936 pelo engenheiro americano Henry F. Phillips e tornou-se amplamente utilizada em todo o mundo, sendo empregada em diversos tipos de parafusos e em muitas aplicações industriais, automotivas e de construção civil.

A fenda Phillips tem um formato em cruz, reduzindo a probabilidade de escorregões e permitindo uma aplicação de torque mais eficiente. As chaves de fenda Phillips estão disponíveis em vários tamanhos diferentes, identificados por números, que correspondem ao tamanho da ponta da chave de fenda.

Embora outras fendas, como a fenda Torx e a fenda quadrada, sejam comuns em muitas aplicações, a fenda Phillips ainda é amplamente utilizada e é provavelmente a mais comum de todas as fendas.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS