📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Tirar o cheiro a mofo dos armários

Sabemos bem o quão incómodo o cheiro a mofo é. Felizmente, tirar este cheiro dos armários não é difícil. Neste artigo vemos alguns métodos para evitar que o cheiro a mofo se acumule nos armários.
Tirar o cheiro a mofo dos armários é fácil com os métodos certos

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Este cheiro nos armários, principalmente da roupa, pode ser muito desagradável, mas tirar o cheiro a mofo dos armários não é difícil. Sabemos bem o quão incómodo o cheiro a mofo é. Para além de incómodo, causa irritação para pessoas com alergias. Isto é especialmente desconfortável quando o cheiro a mofo passa para a roupa. 

Este odor aparece principalmente pela falta de circulação de ar nos armários, que por norma estão fechados (tanto as portas do armário, como, consequentemente, as gavetas dentro dele). Mais ainda, muitos armários estão também próximos de zonas de humidade, o que contribui para o problema.

Felizmente, este não é um problema irreversível. Neste artigo, vamos ver como tirar o cheiro a mofo dos armários.

Ventilar a divisão

Primeiro, é muito importante que deixes o quarto (ou outro local onde tenhas o armário que pretendes tirar o cheiro a mofo) respirar um pouco todos os dias. Isto significa abrir as janelas e criar uma corrente de ar que renove o ar dentro do quarto. Abre as portas do armário para o ar correr dentro dele também. Por outras palavras, uma divisória arejada estará muito mais propícia a não acumular mofo.

Verifica se a roupa contribui para o mau cheiro

Por vezes, conseguimos eliminar o mau cheiro do mofo mas a roupa poderá ainda contê-lo. Deixa a roupa durante cerca de um dia cá fora, de forma a que ventile. Deixares a roupa a arejar é uma maneira simples e muitas vezes eficaz de remover o mau cheiro. Se não resultar, poderás ter que lavar a roupa (conforme o método de lavagem adequado para aquela peça).

Limpar o armário em si

O cheiro a mofo vem da acumulação de humidade dentro dos armários. Para tirares o cheiro a mofo precisas de limpar o armário.

Para isto, segue os seguintes passos:

  • Remove todas as roupas de dentro do armário e gavetas.
  • Usa uma mistura de vinagre de limpeza e bicarbonato de sódio dentro de um borrifador e limpa com um pano seco e limpo. Também poderás usar um spray de limpeza multiusos. Se não tens a certeza se podes aplicar esse produto diretamente na madeira, testa uma pequena área primeiro.
  • Não te esqueças de fazer isto para todas as partes do armário: interiores, portas e gavetas.
  • Certifica-te de que a roupa não contém o cheiro a mofo.
  • Volta a colocar a roupa no armário.
Deixa as portas do armário abertas para arejar e tirar o cheiro a mofo dos armários
Deixar os armários arejar é essencial para tirar o cheiro a mofo dos armários e prevenir a sua acumulação.

Bons hábitos para tirar o cheiro a mofo

Por vezes, a prevenção é a melhor solução. Tirar o cheiro a mofo é algo que terás que fazer para armários que estejam mais expostos à acumulação de humidade. Por isso, para estes casos, experimenta:

  • Desumidificador. Ter um pequeno desumidificador dentro do armário com cheiro a mofo.
  • Produtos anti-mofo. Existem produtos contra o mofo que também poderão ser úteis de ter no armário. Poderás encontrá-los nos supermercados mais comuns ou online.
  • Deixar o ar passar. Arejar o armário com cheiro a mofo diariamente: portas e gavetas deverão estar abertas e a divisão onde se encontra o armário deverá conter uma forma de renovar o ar.
  • Evitar humidade. Evitar o excesso de humidade nas zonas em questão.
  • Removedores de cheiro. O bicarbonato de sódio, que como sabemos é um elemento essencial da limpeza doméstica, é excelente para remover odores. Colocar uma pequena tigela com bicarbonato de sódio dentro do armário pode ser uma maneira fantástica de remover os maus odores. Mas cuidado para não a virares!

Se o cheiro a mofo persistir

Caso tenhas feito todos os passos em cima mencionados e mesmo assim o cheiro persistir, está na altura de verificares se não terás uma fuga de água na parede ou teto perto do armário em questão.

Neste caso, poderás precisar de ajuda profissional para resolver este problema. Só depois do excesso de água ter sido removido é que conseguirás evitar a acumulação de mofo no armário.

Questões adicionais

Como consigo detetar uma fuga de água?

Este artigo irá ajudar-te a perceber se tens alguma fuga de água em casa.

A quem ligo se tiver uma fuga de água?

O mais comum é ligares a um canalizador/picheleiro. Ele também te pode ajudar a detetar a fuga de água, caso não consigas sozinho.

Onde posso comprar bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza?

Qualquer drogaria, supermercado ou hipermercado, por norma, vende bicarbonato de sódio e vinagre de limpeza.

Como consigo limpar o bolor acumulado?

Para limpar a humidade das paredes consulta o artigo aqui ligado.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS