Política Editorial e de Integridade de Informação

Estabelecemos aqui diretrizes, princípios e responsabilidades para autores e parceiros. Comunicamos com eles, e com o público interessado, os nossos critérios editoriais e de integridade de informação partilhada.

Âmbito

O website Na Casa é um sítio na web com o objetivo de informar e instruir o público geral sobre diferentes temáticas relacionadas com a categoria macro de Casa e Jardim, no contexto da Gestão Doméstica. Publicamos regularmente informação útil, em tópicos relacionados com: Segurança doméstica; exterior; limpeza doméstica; organização; sustentabilidade no lar; no fundo, dicas gerais em vários tópicos domésticos.

Objetivo

É nosso objetivo principal o acréscimo de valor real ao leitor, cujas responsabilidades passam pelo cuidado e manutenção de um lar. Temos como objetivo a publicação de informação útil para apoio a estas responsabilidades, tendo em mente aspectos como, por exemplo: facilitar a organização das tarefas domésticas; diminuir o tempo de ditas tarefas; encontrar maneiras sustentáveis de conduzir a lida doméstica; acrescentar tempo de lazer; incentivar a participação familiar na gestão doméstica; entre outras relacionadas.

Produção de conteúdos

O website Na Casa partilha informação maioritariamente sobre o formato de artigos escritos e publicados no website. A escrita destes artigos segue um conjunto de critérios que são aplicados à equipa de produção dos conteúdos.

Estes critérios são:

  • Uma devida adequação à partilha do artigo em formato web;
  • Qualidade na pesquisa e citação de fontes usadas (quando aplicável);
  • Bom senso na partilha de informação produzida de experiência pessoal do autor;
  • Cuidado com a integridade da informação partilhada;
  • Avaliação do artigo por um outro membro da equipa mais experiente em edição web, antes da publicação. Validação de estrutura para formato web.

Sobre a Equipa Na Casa

A equipa de produção de conteúdos é constituída por contribuidores não pagos. A responsabilidade da recolha e escrita da informação é de cada contribuidor em particular. Os artigos entregues para publicação no website são revistos por um outro membro da equipa de produção de conteúdo, que valida a informação. Esta validação passa maioritariamente pela adequação técnica do artigo ao ambiente web, de forma a facilitar a leitura pelo utilizador.

Fins promocionais

Os artigos produzidos para fins promocionais são devidamente identificados e partilhamos esta informação com o leitor quando assim acontece. Se um autor convidado promove a sua empresa, essa empresa é identificada e a informação que o autor escolhe abordar é de sua responsabilidade. O procedimento normal de validação antes de publicação do artigo acontece nos artigos para fins promocionais tal como acontece para os restantes artigos. Os critérios aplicados são também os mesmos.

Integridade da informação

É de maior importância para qualquer membro da equipa de produção de conteúdos ter atenção à qualidade da informação que partilha. As dicas partilhadas, os produtos analisados, as fontes citadas, no fundo, toda a informação que parte da experiência do autor ou da pesquisa efetuada, é tratada com cuidado e cabe ao bom senso do autor do artigo manter um conjunto de critérios elevados na informação que escolhe partilhar com o público geral.

Mantemos um cuidado atento para não partilhar informação nefasta ou errónea, avaliando com cuidado os métodos, procedimentos e outras informações, maioritariamente de carácter prática, para não induzir o leitor em erro. Este cuidado não garante infalibilidade, mas é importante para aumentar as chances de cada artigo ter um grau de qualidade de informação o mais elevado possível.

Se um artigo não cumprir com dita qualidade, seguindo os critérios aqui explanados, o artigo não será publicado.

Atualização dos conteúdos

Da mesma forma que produzimos conteúdos regularmente, temos atenção em revisitar dito conteúdo com frequência e atualizar o mesmo, quando necessário. Assim, garantimos que é parte da nossa política não deixar conteúdos desatualizados no website, contribuindo desta forma para o nosso objetivo de manter a informação partilhada integra e atual.

Caso tenha alguma questão sobre a nossa política editorial e de integridade de informação, não hesite em contactar-nos.