Como limpar o colchão: Guia fácil e rápido

Sabias que o tempo médio de uso recomendado de um colchão é de oito anos? Para o manteres como novo até ao último dia, segue estas dicas fáceis de limpeza e manutenção. Ensinamos passo a passo como limpares o teu colchão sujo.
Limpeza de colchão em quarto

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Antes de mais, o colchão da cama é uma parte fundamental das nossas vidas! Exagero? Nós achamos que não! Os nossos dias têm 24 horas, sendo que a maior parte passa 8 dessas horas deitados no colchão. Enfim, na verdade, muito tempo!
Assim, dada a importância de um bom colchão para um sono repousante e descontraído. Deixamos-te aqui as melhores dicas para limpar o teu colchão e o manteres novo como no primeiro dia, até ser altura de trocar.

Começamos por perguntar… É altura de limpar?

Primeiro, antes de começares, informamos-te que é aconselhável fazer a limpeza do colchão, pelo menos, duas vezes por ano.

Às limpezas gerais à casa que fazemos na mudança de estação (sendo esta uma boa altura para o fazer), deves acrescentar a limpeza do colchão à lista de itens a limpar em profundidade. Desta forma, garantes que o mesmo não fica esquecido na altura das limpezas.

Dicas para limpar o colchão

O objetivo da limpeza de um colchão sujo é remover possíveis manchas que este tenha, bem como retirar-lhe o pó, cheiros e manchas, derivadas do suor e outros.

Antes de começares: o que deves saber

Antes de começares, certifica-te que conheces o teu colchão. Consulta a etiqueta, vê as recomendações do fabricante e até podes consultar o website do fabricante e procurar por alguma dica específica de limpeza para o teu modelo. No geral, precisas de saber:

  • Posso virar o colchão? Ou tem faces específicas?
  • Há distinção entre a zona da cabeça e a zona dos pés?
  • Consigo virá-lo sozinho? Preciso de ajuda?
  • Possui face de verão e face de inverno? Ou são iguais?

Para saberes se podes virar o colchão tens que prestar atenção ao desenho do mesmo. O núcleo do colchão é simétrico nos colchões que podes virar. Existem também colchões que diferenciam a face de verão da face de inverno. Por isso, verifica se o teu é um destes, para saberes quando o deves virar – idealmente, duas vezes por ano, na mudança destas estações.

Aspirar o colchão

Em suma, aspirar o colchão é uma boa opção para te livrares do pó e pequenos detritos que este vai acumulando naturalmente.
Usa um aspirador com sucção mais suave, num nível baixo e, se tiveres, coloca na boca do aspirador a extensão que tem o formato parecido ao de uma escova.
Aspira a frente, o verso e os lados do colchão sujo. Tem cuidado ao manusear o colchão, não te esqueças que provavelmente vais precisar de ajuda para esta tarefa.

O famoso bicarbonato de sódio

Outra opção que se revela muito útil nas limpezas caseiras é o uso de bicarbonato de sódio. Este fantástico amigo da limpeza pode ser polvilhado no colchão, e depois de aguardares umas horas para que este faça efeito, retira-o com uma escova de mão. Também podes usar o aspirador de forma semelhante à acima descrita.

O bicarbonato de sódio vai funcionar como um agente neutralizador da acidez do suor produzido pelo nosso corpo durante a noite, que o colchão vai absorvendo ao longo do tempo.

Limpar o colchão: 7 passos do início ao fim

1. Reúne todos os materiais que precisas

Em primeiro lugar, para uma limpeza eficaz, precisas de alguns materiais, tais como:

  • Um aspirador, com uma extensão de escova (preferencial)
  • Um detergente enzimático ou líquido lava-loiça para remover manchas
  • Detergente de roupa
  • Bicarbonato de sódio
  • Panos de limpeza
  • Água fria

2. Desfaz a cama e lava a estrutura

Remove os lençóis, as alcofas e a capa de colchão (caso tenhas). Depois disso, coloca-os na máquina de lavar, enquanto segues com a limpeza do colchão. Limpar a roupa da cama com água quente ajuda a eliminar a maioria dos ácaros. Dependendo do tipo de almofada, talvez as consigas lavar também na máquina. Mas verifica sempre a etiqueta e certifica-te da temperatura de lavagem e se os podes lavar na máquina.

3. Aspira o colchão

Primeiro, começa por um dos lados e aspira o colchão usando o método acima descrito. Percorre toda a superfície do colchão, incluindo os lados. Presta especial atenção às dobras e fendas, onde se pode acumular mais sujidade.

4. Elimina as manchas do colchão

Agora, chegou a parte de eliminar as manchas que possam existir. Cuidado com a tarefa de molhar o colchão. Alguns materiais, especialmente os colchões com memória de forma, não aceitam serem molhados. Por isso, nenhuma aplicação de produto deve ser feita diretamente – e o intuito deverá ser aplicar sempre a menor quantidade possível.

O sucesso da remoção das manchas vai depender do tipo de mancha e do tipo de colchão em questão.
Desta forma, utilizaremos diferentes tipos de detergentes para diferentes tipos de manchas. Assim, para manchas biológicas, utilizamos o detergente enzimático. Aplica-o sobre um pano limpo, e depois passa-o por cima da mancha. Poderás usar um pano húmido (um pano diferente) para continuar a passar na zona da mancha, até que esta seja eliminada. Afinal, o objetivo é usar o mínimo de produto possível e o mínimo de humidade possível também.
Este método é ideal para limpar sangue, suor, vómito, urina e outras manchas semelhantes.

Por outro lado, alternativo a este método, poderás usar uma mistura de lava-loiça com água e aplicar sobre a mancha.

5. O famoso bicarbonato de sódio

Nesta fase, aplica o bicarbonato de sódio, seguindo o método acima apresentado.

Caso não tenhas bicarbonato de sódio, deverás deixar o colchão a apanhar sol e ar fresco. Se tiveres, segue o método acima apresentado e deixa o colchão num local arejado e com muita luz solar. Os raios UV vão ajudar a eliminar as bactérias.

6. Volta a aspirar

Assim como referimos no método de bicarbonato de sódio apresentado, após repousar sobre a superfície até fazer efeito, deve ser removido. Aspira-o todo do colchão ou remove com uma escova de mão.

7. Vira o colchão e repete

Agora que um lado está “como novo”, basta repetir os passos da outro face do colchão.

 

Excelente trabalho! Em conclusão, como mencionamos, na limpeza do colchão tem sempre o seguinte em mente:

É hora de trocar?

O “prazo” de vida de um colchão é, em média, oito anos. Se tens o colchão há mais tempo, verifica se o mesmo ainda se encontra bem esticado, uniforme e firme. O colchão não deve apresentar flacidez e marcas do corpo (altos e baixos).
Se reparares em algum destes fenómenos pode ser hora de trocar de colchão.

A importância de um colchão limpo

Os colchões são uma parte essencial de uma casa, porque passamos neles a maior parte do nosso dia. Por isso, contámos com eles como uma peça fundamental no descanso noturno. Os colchões são parte de um conjunto de fatores fundamentais para uma boa noite de sono.

Quem sofre de problemas de sono sabe o quão importante um colchão de qualidade é! E um colchão com boa manutenção, torna-se um colchão melhor.

Assim como para quem sofre de alergias e/ou asma. Um colchão limpo, livre de pó e outras sujidades, torna-se o fator essencial para uma saúde melhor.

Práticas diárias para um colchão saudável

Para finalizarmos este artigo, ressalvámos algumas práticas que poderão ajudar numa limpeza futura mais facilitada.

  • Antes de tudo, todos os dias, após saíres da cama, deixa os lençóis dobrados para trás. Abre uma janela do teu quarto para deixares os lençóis e o colchão apanhar ar fresco e estarem expostos à luz. É importante deixarmos a nossa cama “respirar”, antes de a fazermos;
  • Para os colchões com molas, é recomendável virá-los de três em três meses. Antes de tudo, verifica sempre se o teu colchão tem lados específicos;
  • Muda a roupa da cama com frequência, usando-a fresca e lavada. Usar uma capa de colchão pode ser fundamental para protegeres o teu colchão de sujidades e imprevistos. Por exemplo, suores noturnos;

Concluindo, esperamos ter-te ajudado a compreender a importância de limpar o teu colchão com rigor. Desta forma, terás um colchão que te irá trazer maior descanso e mais saúde. Atualmente, já existem empresas especificas que tratam da limpeza do teu colchão. No entanto, antes de recorreres a uma, é importante ires praticando as dicas que te aconselhamos. Assim, poupas dinheiro e prolongas a vida do teu colchão.

Por fim, como sempre, desejamos-te boas limpezas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS