📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como desentupir canos de esgoto

Vamos dar-te as dicas mais rápidas para que possas tentar desentupir os teus canos, sem ter que recorrer a um especialista.
Água com dificuldade em escorrer pelo cano abaixo devido a cano entupido

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

António Pinho. António Ribeiro Pinho.

António Pinho

Na Casa | Website

Designer apaixonado pelo marketing digital. Copywriter aqui pelo Na Casa. O meu contributo passa pela criação de artigos nas várias categorias. O estudo rigoroso dos tópicos permite-me partilhar informação fidedigna nos artigos, sempre pronto a aprender mais.

Em casos de maior gravidade, onde a água já não desce de todo, talvez esteja na hora de ajuda especializada. Mas se ainda existe água a descer pelo cano, apenas com menos facilidade, pode ser possível ainda desentupir os canos. Com as técnicas certas que te vamos ensinar, desentupir canos de esgoto torna-se mais fácil.

Lembra-te que a melhor solução para evitar entupimentos são as boas práticas no uso da canalização. Evita verter gorduras, restos de comida e outros elementos pelo ralo, pia ou descarga abaixo. Deves ainda, mais ou menos, de 15 em 15 dias verter água a ferver pelo cano abaixo. Isto fará com que os entupimentos sejam menos frequentes.

Desentupir com a mão

Começamos pelo mais básico. Caso o entupimento se dê numa zona mais elevada do cano e apenas por acumulação de pequena sujidade comum, tenta desentupir com a mão.

Desta forma, tapa o buraco com a palma da mão e faz movimentos para cima e para baixo, de forma a criar movimento de ar. Este movimento pretende imitar a lógica do desentupidor de borracha, mas com a mão.
É uma solução muito prática para os entupimentos de cano de esgoto mais comuns como, por exemplo, o da banheira.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Desentupir com bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre é eficaz no desentupimento do cano devido à sua forte efervescência.
Esta mistura é capaz de dissolver pedaços de gordura acumulada e outros elementos que estejam a entupir o cano e a impedir a passagem da água.

O processo em si é simples. Basta verter cerca de duas colheres de bicarbonato de sódio para dentro do cano.  De seguida, verte o vinagre. Assim que ocorra a efervescência, tapa a entrada com um pano quente e aguarda cerca de 30 minutos. No final, deita água a ferver pelo cano abaixo, que ajuda a reforçar o processo.

Atenção: Mais uma vez, deves ter cuidado com o uso excessivo do químico. Pode desentupir o canos mas também pode corroê-lo.

Desentupir com desentupidor de borracha

Este requer uma visita ao supermercado/drogaria, caso não o tenhas em casa. É a imagem clássica que nos vem logo à cabeça… e resulta.

O uso é intuitivo. Basta pegar no desentupidor de borracha, pressioná-lo por cima da saída do cano, movimentando-o para cima e para baixo algumas vezes, até se verificar que o cano ficou desentupido.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Desentupir com um arame

Neste método para desentupir canos de esgoto, tenta cuidadosamente com que o arame chegue até à zona do entupimento. Insere o arame pelo cano entupido, até sentires alguma resistência. Depois, vai empurrando para baixo e girando o arame, tentando assim desobstruir a passagem. Tem cuidado para não danificares o cano no processo, evita o uso de força excessiva e insistência.

Desentupir com produto de gel

Normalmente, encontrados nos supermercados portugueses, as soluções de desentupimento de canos gel. Chegam-nos em várias formas e formatos.

Se decidires optar por esta solução, procura pela forma de utilização específica recomendada do produto. Por norma, estas soluções funcionam deitando ⅓ ou ¼ pelo cano. Depois é só esperar algum tempo para o produto atuar e finalmente deitar água quente.

Funcionam isolados de outros métodos de desentupimento. Desta forma, se usares uma solução gel, tenta não utilizar objetos desentupidores.
Existe uma grande oferta de soluções gel que têm por base o uso de hidróxido de sódio e hipoclórito sódio, dando-te liberdade para escolheres a que melhor se adequa à tua situação.

Cuidado: O uso exagerado de produtos químicos para desentupir canos de esgoto pode corroer a tua canalização. Especialmente, se a instalação tiver canos mais antigos.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Desentupir com mangueira

Este método requer algum cuidado. Se a obstrução do cano for total, poderá fazer com que a água recue e cause uma pequena inundação.

Regula a pressão da mangueira cuidadosamente. Deves ter alguém próximo da torneira para a fechar, assim que sintas a água a vir para trás.

O método é simples. Insere a mangueira pelo cano até encontrares resistência e não a mangueira não entrar mais. Depois, veda o resto do buraco com um pano. Ao abrir a água, é de esperar que a pressão desta desentupa o cano.

Desentupimento profissional

É difícil admitir derrota mas, às vezes, tem que ser.
Se vários ralos e canos de esgoto estão entupidos, ou sentes que os métodos caseiros não deram resultado, está na hora de procurar ajuda profissional! O problema pode ser mais profundo do que um simples entupimento comum. Assim, será preciso alguém com o equipamento indicado para não só desentupir, mas também limpar a canalização.

Em conclusão

Diferentes métodos cumprem a mesma função de desentupir o cano obstruído. É normal pequenos entupimentos acontecerem ao longo do tempo. Está preparado para lidar com eles.
Até o entupimento mais comum pode causar excesso de acumulação de água e mau cheiro, se não for resolvido. Mas agora, já pode ser!

Bons desentupimentos!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS