Lavar sapatilhas na máquina de lavar roupa

As tuas sapatilhas estão a precisar de uma lavagem? Se nunca lavaste as tuas sapatilhas na máquina de lavar roupa, este artigo vai-te ajudar a fazê-lo sem que estragues as sapatilhas ou a máquina.
Aprenda a lavar as sapatilhas na máquina de lavar roupa, da maneira correta

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

É importante que ao lavarmos as sapatilhas na máquina de lavar o façamos de forma a que nem a cor, nem a forma das mesmas seja danificada. O nosso calçado é super importante para o conforto no dia a dia, e um par de sapatilhas arruinadas são um desgosto (além do prejuízo)!

Por isso, se queres lavar as tuas sapatilhas na máquina sem as estragar, precisas de seguir estas dicas que irão tentar ajudar-te a evitar complicações!

Antes de colocar as sapatilhas na máquina

Uma das partes mais importantes é o que fazer antes de lavar:

  • Retira os atacadores das sapatilhas. É importante lavares sem os atacadores na máquina, pois senão corres o risco destes ficarem agarrados e presos no tambor. Isto vai fazer com que os atacadores fiquem danificados ou, ainda pior, que a máquina fique danificada também.
  • Retira também as palmilhas. Embora as possas colocar, retirar e lavar à mão facilita o processo de secagem.
  • Remove a sujidade maior. Não coloques a sapatilha na máquina cheia de terra ou outra sujidade acumulada. Com uma escova retira o excesso de sujidade até que fique algo apenas residual.
  • Não laves sapatihas de couro na máquina. Aqui não tens outra opção senão outro tipo de lavagem (por norma à mão, com um pano húmido). Isto é, se queres preservar o bom aspeto do couro durante mais tempo. É mais fácil lavar imediatamente após a sujidade, assim evitas que esta se entranhe no material, o que poderá complicar muito, ou até impossibilitar a limpeza.
  • O famoso saquinho de rede. Esta é opcional mas não deixa de ser boa prática. Um saco de rede (daqueles semelhantes aos das meias) é uma boa opção para colocares as sapatilhas na máquina. Assim, evitas que elas andem “aos trambolhões” sem qualquer mínimo de proteção.

Lavar as sapatilhas na máquina

Agora que já seguiste todas as boas práticas de “pré-lavagem”, está na hora de as colocares na máquina. O programa a usar depende do tempo e do quão quente a água ficará.

Evita usar água acima dos 30 graus (ou simplesmente não uses mesmo). Água mais quente do que isto fará com certos materiais possam encolher, danificando o formato da sapatilha. Se não tiveres sapatilhas suficientes para fazeres uma máquina só com sapatilhas, é preferível que as laves juntamente com tecidos mais resistentes (como, por exemplo, tapetes).

Secar as sapatilhas

Com as sapatilhas lavadas e como novas, está na hora de as secar.

O tempo médio de secagem é de meio dia, por isso, para evitares que a cor desbote ou a forma se altere, deixa-as num sítio arejado (que facilitará a evaporação da água) mas não expostas diretamente ao sol.

Coloca uma toalha pequena ou papel de jornal dentro da sapatilha se sentires que possam haver deformações durante a secagem.

Et voilá!

Em conclusão

A lavagem à máquina é uma solução prática para a lavagem de sapatilhas. É excelente para a remoção de sujidade mais profunda.

Depois, é só deixar secar durante cerca de 12 horas. Podes também usar um pano para absorver a humidade maior e facilitar este processo.

Agora, já podes cuidar do teu calçado e fazer com que este dure mais tempo, com melhor aspeto.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS