Ajudas financeiras para adaptar a casa a idosos

Neste artigo, Sara Oliveira, da Gaia Ortopédica, explica-te o que deves saber sobre ajudas financeiras e como beneficiar delas.
Ajudas financeiras para compra de produtos de apoio para idosos em casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Autora Sara Oliveira, Na Casa

Sara Oliveira

Farmacêutica, Empresária

Mãe de 2 meninos e de uma empresa desde 2015, a Gaia Ortopédica, juntou a sua formação em Farmácia e Ciências Farmacêuticas ao gosto pelo cuidado do meio ambiente e sustentabilidade. Contribui no Na Casa com as suas fantásticas dicas e soluções que usa todos os dias para o seu bem estar e da sua família, respeitando o ritmo da natureza.

O Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA) foi criado pelo Decreto-Lei n.º 93/2009, de 16 de abril para cobrir a 100% o custo do produto sempre que este não seja comparticipado por seguradoras ou outros subsistemas de saúde. Sempre que houver comparticipação de outro subsistema, o financiamento da Segurança Social cobre a diferença até ao custo total do produto de apoio.

O SAPA é composto por entidades prescritoras, entidades financiadoras e uma entidade gestora

Quais são os produtos financiados?

No Despacho n. º7197/2016, de 1 de junho, foi publicada uma lista com todos os produtos abrangidos. Entre eles encontram-se:

  • Produtos de apoio para prevenir úlceras de pressão (exemplo: colchão e almofada anti-escaras);
  • Produtos de apoio para a higiene pessoal (exemplo: cadeiras sanitária e de duche);
  • Produtos de apoio para a marcha (exemplo: cadeira de rodas);
  • Camas de estrado articulado.
Mulher ajuda idosa a sentar-se em cadeira de rodas.
Um idoso poderá beneficiar de produtos de apoio que compensarão as suas incapacidades físicas | Imagem Freepik

Como obter o apoio?

Assim, se estás a cuidar de um idoso que poderá beneficiar de produtos de apoio para compensar incapacidades físicas que limitam a sua vida diária normal em casa, produtos esses como, por exemplo, uma cadeira de rodas, um andarilho, uma cama articulada ou uma cadeira de duche, podes contar com o apoio da Segurança Social para os adquirires. Para tal, terás de seguir os seguintes passos:

  1. Dirige-te aos serviços de atendimento presencial da Segurança Social;
  2. Apresenta a Ficha de Prescrição do produto de apoio (prescrito por médicos do Centro de Saúde ou dos Centros Especializados);
  3. Reúne e entrega a documentação obrigatória, entre eles o comprovativo de IBAN, o documento de identificação civil e relatórios médicos.

O produto de apoio só deve ser adquirido após a aprovação do financiamento.

Enquanto não é aprovado o financiamento, podes optar por alugar o produto de apoio durante o período de tempo que necessites caso se trate de um produto de custo mais elevado, como é o caso de uma cama articulada elétrica.

A Gaia Ortopédica disponibiliza camas articuladas elétricas completamente equipadas (com grades laterais de segurança, pendural e colchão viscoelástico preventivo de úlceras de pressão) de utilização domiciliária, para aluguer no Porto e em Aveiro.

Após receberes a verba por transferência bancária ou carta-cheque, terás de apresentar na Segurança Social os comprovativos de aquisição dos Produtos. Para tal, dispões de até 10 dias úteis.

Caso tenhas optado pelo aluguer de uma cama articulada elétrica com a nossa colaboração, terás todo o nosso apoio para realizar a transição entre o aluguer e a aquisição de uma cama articulada de acordo com o valor financiado pela Segurança Social.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS