Limpar aço inoxidável: o que deves saber

Diz adeus às manchas e ao aço inoxidável embaciado com estas dicas simples dicas de limpeza de inox.
Aprende a manter o teu aço inoxidável brilhante e sem manchas

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

No dia em que o teu frigorífico, máquina de lavar, forno ou outro eletrodoméstico de inox chega a tua casa, a sua presença imaculada faz-se sentir na cozinha! Mas, por norma, passado menos de uma semana, esta presença inicial já se esbateu um pouco, com todas as dedadas, manchas de água e outros pequenos acidentes gordurosos. No entanto, não precisas de entrar em pânico… estas dicas irão trazer a vida inicial ao teu inox, por mais antigo que ele seja. Vamos lá!

Este guia sobre como limpar o aço inoxidável irá ajudar-te a remover manchas e a adicionar brilho.

Uma breve nota: para equipamentos novos em inox, consulta sempre a informação do fabricante, que cada fabricante terá as suas próprias recomendações. Nem todos os equipamentos têm acabamentos iguais. Alguns podem possuir revestimentos finais que requerem um tratamento especial, portanto antes de aplicar qualquer novo produto de limpeza, verifica o que o fabricante recomenda, especialmente se o equipamento estiver dentro da garantia.

O aço inoxidável

Ao contrário de outras superfícies, o aço inoxidável é surpreendentemente fácil de limpar: basta limpar quaisquer manchas com um produto especial para equipamentos com este material. Com umas boas passagens consegues ver-te livre de gorduras e impressões digitais teimosas. Se não tiveres um produto de limpeza de equipamentos em inox à mão, também podes usar outros produtos que tenhas em casa, para um “desenrrasque”. No entanto, evita sempre usar nos equipamentos produtos de limpeza feitos apenas para bancas ou utensílios de cozinha em aço inoxidável. Estes podem ser excessivamente abrasivos e arranhar o revestimento.

O que não fazer:

  • Evita usar pós de limpeza, esfregões de aço, lixívia ou amoníaco , pois estes poderão danificar o acabamento do equipamento em inox
  • Evita esfregar na direção oposta à textura do aço inox. Podes limpar com movimentos circulares a banca e as panelas, assim evitas arranhar a superfície.
  • Evita deixar os utensílios de aço inoxidável a secar naturalmente. Passa um pano de microfibras no final da lavagem, para minimizar possíveis manchas. 

Os nossos produtos caseiros favoritos:

  • Lava-loiça sólido. Nada como o efeito do lava-loiça sólido nos utensílios de cozinha, e também em outras superfícies de aço inoxidável. Basta aplicar um pouco na esponja ou pano húmido, e passar na superfície. Depois, enxaguar e passar um pano limpo. Não vais acreditar no fantástico brilho que deixa!
  • Óleo mineral. Para ajudar a limpar e prevenir impressões digitais, aplica uma camada muito fina e esfrega bem para evitar que fique acumulado. Evita óleos alimentares, no entanto, pois podem ficar rançosos.

Como remover manchas dos utensílios em aço inoxidável

Seja qual for o tipo de produto de limpeza de inox que estejas a usar, certifica-te de que limpas na direção da textura do material. (As manchas resultam de limpar na direção oposta, não usar produto o suficiente ou não esfregar bem com o pano no final.) Para um brilho extra, usa produto o suficiente para dissolver a gordura ou esfrega com um pano microfibras limpo após.

Tem em atenção a direção do material para puderes limpar na mesma direção.

Como fazer o aço inoxidável brilhar novamente

Embora seja possível usar o lava loiça natural ou óleo mineral para remover manchas e marcas chatas, a única maneira de trazer novamente à vida o brilho natural do equipamento é usando um produto de limpeza formulado especificamente para inox. 

O vinagre danifica o aço inoxidável?

Usar o vinagre para limpar a banca de inox não faz mal, mas não recomendamos usar para limpar os equipamentos. Os equipamentos têm, ao contrário dos utensílios, um acabamento mais delicado que poderá danificar-se com o uso de ácidos (como o vinagre). Quando em dúvida, o melhor a fazer sempre é testar primeiro um pouco do produto num pequeno canto escondido, para ver se não danifica.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS