Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Indicações gerais sobre remoção de nódoas
- Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
- Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.
Ler mais: Guia para remover nódoas
O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
Como remover nódoas de amido da carpete
O que vais precisar:
- Amoníaco
- Detergente
- Água oxigenada
- Toalhas de papel/papel de cozinha
Passo a passo:
- Retira o máximo que conseguires da nódoa removendo-a (sem esfregar) com uma toalha de papel, ou com uma faca não afiada (por exemplo, de manteiga). Depois, neutraliza a nódoa com uma solução de amoníaco e água (1 colher de sopa de amoníaco para limpeza com ½ chávena de chá de água).
- Satura o local da mancha com esta solução de amoníaco, usando um borrifador. Remove o excesso de humidade com uma toalha de papel (sem esfregar).
- Aplica uma pequena quantidade da solução de detergente no local da nódoa (para criares a solução, mistura ¼ de uma colher de chá de líquido lava-loiça ou lixívia diluída em ¼ de água na solução de amoníaco). Para aplicares o detergente no local da nódoa, não esfregues. Pressiona o papel humedecido com a solução contra o local da nódoa (semelhante à maneira de aplicação “Blot” que podes ver neste vídeo como fazer).
- Com um borrifador, enxagua o local da nódoa com água limpa. Remove o excesso de água, sem esfregar.
- Aplica novamente um pouco de água, apenas um pouco. Não seques tudo, deixa apenas algumas toalhas de papel em cima, e deixa secar sozinho, colocando um peso em cima para segurar as toalhas (semelhante à técnica “Weight” (Peso) do vídeo mencionado no passo 3).
O que fazer se a nódoa persistir
Se a nódoa ainda se mantiver visível depois deste processo, humedece, com água oxigenada, o tecido manchado da carpete. Deixa atuar durante cerca de 1 hora. Aplica a água oxigenada as vezes necessárias (sempre com a técnica Blot, ou seja, sem esfregar) usando uma toalha de papel, até que a mancha desapareça.
Aviso: Testa a aplicação de água oxigenada numa parte discreta do tecido da carpete.
Fonte: UofI