Como lavar roupa de bébé

Lavar a roupa de um bebé é diferente de lavar a nossa roupa. Requer alguns cuidados particulares e uma atenção especial à desinfeção.
A roupa de bebé requer alguns cuidados na sua lavagem

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Neste artigo, damos-te algumas dicas para que a lavagem da roupa de bebé seja o mais rigorosa possível. Vamos lá!

Tópicos:

  1. Como preparar a roupa de bebé para a lavagem?
  2. Como lavar a roupa de bebé à mão
  3. Dicas para lavagem da roupa de bebé na máquina de lavar roupa
  4. Como desinfetar as roupas de bebé
  5. Cuidados e precauções a ter a lavar a roupa de bebé

A princípio, um bebé pode apanhar infeções e doenças facilmente, pois o seu sistema imunitário ainda está em desenvolvimento. Uma das fontes de germes mais ignorada pelos pais é, por norma, a roupa de bebé. Para garantires que as bactérias, que o sistema imunitário do teu bebé não consegue lutar, não chegam até ele, tens que fazer mais do que lavar à máquina.
Estas são as nossas dicas e cabe-te a ti decidir se se aplicam ao que pretendes para a lavagem da roupa de bebé.

Como preparar a roupa de bebé para a lavagem

 

Preparar a roupa de bebé para lavar é, sem dúvida, um passo muito importante. O mais importante a perceber na preparação da roupa é a necessidade de a lavar antes de o bebé a usar, e não só depois. Ou seja, lavá-la depois de comprar, pois a roupa está exposta a bactérias enquanto está na loja ou armazenada, durante a viagem até casa ou até mesmo em casa.

Antes de tudo, algumas dicas a recordar quando lavares a roupa de bebé:

  • Verifica a etiqueta para veres se existem instruções de lavagem. Isto irá ajudar-te a perceber o tipo de material e a maneira como este irá reagir à lavagem.
  • Seca a roupa de bebé ao sol ou ao calor. A luz solar funciona como um desinfetante natural. Certifica-te de que secas a roupa com luz natural do sol (se possível). Caso contrário, se não conseguires, tenta secar as roupas de bebé numa sala seca e estéril, que tenha calor.
  • Após a lavagem, mergulha a roupa em água quente. Isto assegura que o detergente saí e outras bactérias alergénicas morrem.
  • Lava as roupas de bebé à parte. Assim, garantes que as bactérias de outras roupas não passam para a roupa.
  • Cuidado com os detergentes que usas. Tenta usar um lava roupa sem químicos que tenha sido feito especialmente para bebés.

 

Como lavar a roupa de bebé à mão

 

Em primeiro lugar, é recomendável que laves a roupa de bebé à mão, em vez de lavares na máquina de lavar. É normal que te perguntes como lavar a roupa de bebé à mão, se nunca o fizeste antes. Mas estamos aqui para te ajudar.

Por isso, deixamos algumas dicas:

1 – Lava e desinfeta as mãos

As nossas mãos são uma fonte de bactérias. Por isso, antes de tocares na roupa, lava e desinfeta as mãos. Aliás, antes e depois!

2 – Mede a temperatura da água

Isto é, não uses água demasiado quente que pode danificar o tecido da roupa de bebé. Nem água demasiado fria, porque não desinfeta. Assim sendo, verifica a temperatura ideal na etiqueta da roupa.

3 – Usa um detergente amigo do ambiente, sem químicos

Os produtos naturais são altamente recomendados para a pele do bebé. Neste caso, temos que nos lembrar que o corpo do bebé é muito diferente do nosso, e detergentes “normais” que usamos para lavar as nossas roupas devem ser substituídos por detergentes naturais, amigos do ambiente e sem químicos, para o bebé.

4 – Enxagua a roupa antes e depois da lavagem

Tal como em cima mencionamos, pode ser bom ideia mergulhar a roupa em água tanto antes, como depois. Antes de lavares a roupa de bebé, mergulha-a em água quente durante 30 minutos. Depois lava a roupa de bebé normalmente e mergulha em água quente depois da lavagem.

5 – Seca a roupa de bebé

Uma secagem natural ao sol é a melhor opção.

 

Como lavar a roupa de bebé à máquina

 

Embora seja muito benéfico lavar a roupa do bebé à mão, por vezes pode consumir muito tempo, que nem sempre temos. Se não tens tempo para lavar à mão, então deixamos-te algumas dicas para que possas lavar a roupa de bebé na máquina de lavar roupa.

1 – Lava a roupa de bebé antes de lavares a tua

Assegura-te de que lavas a roupa de bebé primeiro do que a tua, pois as tuas roupas podem conter muitas bactérias prejudiciais.

2 – Enxagua com sabão natural para bebé

Durante cerca de 30 minutos, mergulha as roupas do bebé em água misturada com sabão natural para bebé a cerca de 35 graus. Assim garantes um ciclo completo! Um sabonete Castela (100% azeite) feito com óleos naturais e sem fragrâncias é uma muito boa opção.

3 – A ajuda do médico pediatra

A melhor dica que podemos dar é pedires ao teu médico pediatra aconselhamento sobre a lavagem da roupa de bebé – neste caso, qual a melhor maneira de lavar na máquina, conforme os programas e opções que a tua máquina tem.

Como desinfectar roupa de bebé?

 

Para além de lavar é importante desinfetar a roupa de bebé. Eis algumas maneiras de como podes proceder à remoção de manchas e outros:

  • Identifica e remove manchas da roupa. A maior parte destas manchas são proteína que atrai bactérias perigosas. Remove antes de enxaguares a roupa. O desinfetante que usares deverá ser seguro para o bebé, e poderás encontrar um numa farmácia.
  • Remove também baba, ranho ou outros fluídos corporais. Tal como a proteína, estes resíduos atraem bactérias.

Cuidados e precauções a ter a lavar a roupa de bebé

 

É importante perceber os cuidados que devemos ter antes da lavagem. Eis alguns:

  • Evitar o uso de produtos com fragrâncias, e não usar fragrâncias fortes.
  • Lê as etiquetas da roupa com cuidado para melhor preservares a integridade dos materiais usado na roupa.
  • Sempre que puderes, seca a roupa a luz natural do sol.
  • Não usar detergentes químicos.
  • Não uses amaciadores.

Preciso lavar a roupa de bebé antes de usar pela primeira vez?

 

Sim, é mais seguro lavares a roupa do bebé antes de ele/ela a usar pela primeira vez. As roupas em loja, fábrica ou transporte estão expostas a bactérias.

Se o bebé tiver uma alergia na pele, o melhor a fazer é contactar o médico pediatra para melhor perceber a origem da alergia. Recomendamos sempre o uso de produtos que sejam seguros para bebé, e produtos para bebés com alergias na pele. A maior parte destes produtos podem ser encontrados nas farmácias.

O uso de produtos com químicos não é a melhor solução, de todo, para a lavagem da roupa de bebé. Os produtos naturais são sempre a melhor opção no que toca à higiene da roupa de bebé e ao cuidado da pele do bebé em si.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS