Como limpar o lava-loiça

Limpar o lava-loiça é uma tarefa importante na gestão da cozinha. Hoje vemos como limpar o lava-loiça com bicarbonato de sódio e alguns outros ingredientes de limpeza. Seja o lava-loiça de inox, branco, porcelana, ou outro, vamos dar-te algumas dicas sobre como melhor o limpares.
Como limpar o lava-loiça com bicarbonato de sódio. Limpar lava-loiça de aço inoxidável, branco e porcelana.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Entre tantas tarefas na limpeza doméstica e tempo pessoal para séries e filmes (e outros hobbies e entretenimento), por vezes é fácil esquecer o lava-loiça. Nós sabemos como é! No entanto, se estás a ler este artigo é porque sabes o quão importante é esta tarefa na limpeza da cozinha. E basta apenas um pouco de organização para não nos esquecermos dela.

O lava-loiça é um local onde decorre muita atividade durante a semana. Desde tachos com gordura até terra das plantas regadas, não há dúvida de que os odores se vão acumulando. É natural! Mas, obviamente, não queremos estes odores no lava-loiça e, por consequência, na nossa cozinha. Para isso, devemos limpar o lava-loiça com regularidade, evitando este acumular de odores, e também manchas de sujidade, entre outros.

Com que regularidade devo limpar o lava-loiça?

O lava-loiça deve ser limpo, pelo menos, uma vez por semana. Limpar o lava-loiça é uma tarefa semanal que vai manter o teu lava-loiça higienizado e a durar, como novo, durante mais tempo.

Antes de começar

Antes de começares a limpar, certifica-te de que o teu lava-loiça não tem chávenas de café, comida ou pratos acumulados. Depois, passa-o por água só para remover rapidamente quaisquer restos que possam estar acumulados. No final deste passo, podes começar a limpar o lava-loiça. Lembra-te, o tipo de limpeza varia conforme o material do teu lava-loiça, por isso verifica os materiais em baixo e escolhe o correto conforme o tipo de lava-loiça que tiveres.

Neste artigo vemos:

Todos os métodos usam ingredientes naturais como bicarbonato de sódio. Também usamos água oxigenada e detergente lava-loiça (que podes substituir por lava-loiça natural, se preferires).

Limpar lava-loiça de inox

ANÚNCIO

Como limpar um lava-loiça de inox

O aço inoxidável é um material muito comum nos lava-loiças. Assim, é muito provável que o teu lava-loiça seja feito deste material.

O inox é um material mais duro que a maior parte dos materiais dos quais os lava-loiças são feitos. Comparado com os lava-loiças brancos, a natureza do aço inoxidável impede-o de ganhar ferrugem ou manchar com facilidade.

No entanto, há certas coisas que deves evitar ter em contacto com o aço inox:

  • Comidas acídicas
  • Lixívia
  • Escovas abrasivas

Todos estes itens podem alterar/riscar o acabamento do inox. Por isso, evita deixar comidas acídicas em contacto com o lava-loiça durante muito tempo e não uses produtos à base de lixívia para limpar o lava-loiça. Da mesma forma, se usares uma esponja de cozinha, esta deve ser macia. No entanto, recomendamos o uso de um pano microfibras.

Lê mais: Sem certeza se a tua esponja de cozinha ainda pode ser usada? Lê o artigo “Quando devo trocar de esponja?”

O que vais precisar para limpar o lava-loiça de inox

Passo 1

Com o lava-loiça humedecido, espalha um pouco de bicarbonato de sódio pelo lava-loiça todo. Depois, adiciona detergente lava-loiça à tua esponja húmida com água quente. Começa a limpar pelos lados, de cima para baixo, empurrando qualquer sujidade para o centro do lava-loiça, de forma a que vá pelo cano abaixo. Adiciona detergente e água quanto necessário, até o lava-loiça estar limpo.

Lembra-te de, no caso do aço inoxidável, esfregar no sentido do material, para melhor evitar riscos.

Lê mais: Limpar aço inoxidável: o que deves saber

Passo 2

Enxagua com água limpa. O aço inoxidável tem tendência a mostrar marcas de água, por isso, no final, passa um pano microfibras pelo lava-loiça, para garantires que o lava-loiça fica seco e sem manchas.

Como limpar um lava-loiça branco

Um lava-loiça branco vai mostrar manchas com maior facilidade, especialmente de café e vinho. Também terá tendência a acumular ferrugem. Para limpares o teu lava-loiça branco, usa água oxigenada e bicarbonato de sódio.

O que vais precisar

  • Água oxigenada
  • Bicarbonato de sódio
  • Esponja
  • Escova (opcional)
  • Pano macio

Passo 1

Com o lava-loiça humedecido (podes humedecê-lo passando um pano molhado pelo lava-loiça) espalha um pouco de bicarbonato de sódio pelo lava-loiça inteiro. Depois, derrama apenas um bocado de água oxigenada por cima do bicarbonato de sódio, e esfrega com uma esponja ou escova.

Passo 2

Quando terminares a escovagem, limpa o que restar da mistura de bicarbonato de sódio e água oxigenada, passando por água e deitando pelo cano abaixo. Enxagua bem e seca com um pano macio no final.

ANÚNCIO

Como limpar um lava-loiça de porcelana

Podes usar o mesmo método do lava-loiça branco, com bicarbonato de sódio e água oxigenada para limpar. Caso queiras remover ferrugem, precisas de um método diferente.

Remover ferrugem do lava-loiça de porcelana

Para remover ferrugem do lava-loiça de porcelana vais precisar do seguinte:

  • Sal
  • Limão
  • Detergente lava-loiça
  • Pano microfibras

Passo 1

Deita um pouco de sal por cima de um limão cortado ao meio e esfrega o limão diretamente na ferrugem, até que os ingredientes tenham feito efeito.

Passo 2

Enxagua com água quente misturada com lava-loiça, e seca usando um pano microfibras.

Limpar torneiras e puxadores do lava-loiça

As torneiras e puxadores do lava-loiça podem ser limpas usando água misturada com detergente lava-loiça – independentemente do material. Para os limpares podes usar um esponja macia ou uma escova (cuidado para não riscar). Para as partes mais difíceis de chegar, podes usar uma escova de dentes velha para a limpeza.

Para manchas de calcário formadas pelos minerais da água da torneira, adiciona uma colher de vinagre à mistura de água e detergente lava-loiça. Uma escovagem final com esta mistura irá, em princípio, remover o calcário acumulado.

Desentupir canos e limpar o triturador

Consulta os nossos artigos que te irão ajudar com estes passos na limpeza.

Para desentupir canos na cozinha, podes usar várias técnicas recomendadas no nosso artigo.

Lê mais: Como desentupir canos de esgoto

O triturador também merece atenção pois, por vezes, é a fonte de maus odores. Vê como o limpar no artigo em baixo.

Lê mais: Como limpar o triturador

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS