📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar a máquina de lavar roupa

A verdade é que muitas pessoas não acreditam que seja preciso lavar a máquina de lavar a roupa. Mas a verdade é que é uma tarefa doméstica essencial!
limpar a máquina de lavar

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Porquê saber como limpar a máquina de lavar roupa? Cada vez que lavamos a roupa ela não se lava a si própria também? Não!

Na verdade, saber limpar a tua máquina de lavar não só melhora o resultado das lavagens, como também prolonga a sua vida útil.

Razões para limpar a máquina de lavar roupa

  • Primeiro, a nossa máquina está constantemente em contacto com materiais orgânicos e inorgânicos que podem ficar presos no tambor e no filtro do equipamento;

  • Segundo, o ambiente húmido a que a nossa máquina de lavar está sujeita é perfeito para a criação de bolor e mofo. Especialmente, nas zonas de difícil acesso. Consequentemente, a propagação de maus odores que podem ser transferidos para a roupa;

  • Por fim, o detergente juntamente com a água, muitas vezes, com calcário, podem acumular-se nos canos e tambor da máquina. Isto leva a que as roupas não sejam lavadas da melhor forma possível e que possam ocorrer problemas técnicos com o equipamento.

Uma máquina suja pode provocar manchas e maus odores na roupa

ANÚNCIO

Como limpar a máquina de lavar roupa: método um

Antes de tudo, existem diferentes formas de limpares a tua máquina de lavar a roupa. Aliás, existem produtos à venda no supermercado, especialmente elaborados para lavar a máquina. No entanto, vamos-te ensinar um método caseiro que funciona na perfeição.
Assim, não precisas de gastar muito dinheiro, nem de utilizar produtos químicos.

O que vais precisar:

  • Vinagre. Pode ser vinagre de limpeza ou de cidra
  • Um pano. Se possível, de microfibras
  • Escova de dentes usada
  • Esfregão suave

1. O filtro

Antes de tudo, deves lavar o filtro da máquina. Normalmente está localizado na frente, no fundo do equipamento. Antes de o removeres, tem cuidado com a água que pode sair. Aconselhamos-te a utilizar um recipiente por baixo para recolher a água.

Coloca o filtro em água quente com algum detergente. Utiliza uma escova de dentes velha para lavares as zonas de difícil acesso.

2. O tambor

Também é importante lavares o tambor da máquina. Aqui podes utilizar um produto da tua preferência. Como sempre, recomendámos o uso de um produto caseiro. Por exemplo, podes utilizar vinagre de limpeza com liquido da loiça, se achares necessário. Ou ainda bicarbonato de sódio. Mas não mistures o bicarbonato com o vinagre, senão anulam as qualidades um do outro. E, neste caso, queremos que atuem sozinhos para eliminar possíveis odores.

Esfrega o tambor usando um esfregão suave, para não arranhares o metal. Não te esqueças de utilizar luvas.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

3. A gaveta

É possível remover a gaveta onde colocas o detergente e amaciador. Normalmente, é uma zona onde se acumulam bolores e mofo.

Coloca a gaveta em água quente, vinagre, e detergente, se achares necessário. Com a ajuda de um esfregão ou de uma escova de dentes velha, esfrega todas as partes da gaveta.

4. O interior

Na máquina vazia, coloca três canecas de vinagre no tambor e uma na gaveta. Programa para a temperatura mais elevada e deixa trabalhar durante alguns minutos. Entretanto, deixa a máquina repousar por mais ou menos 30 minutos e aproveita para limpar as partes exteriores.

Para limpares a estrutura da máquina também podes utilizar vinagre e água. Utiliza um pano de microfibras mergulhado na mistura. Se achares necessário, pode juntar um pouco de detergente da loiça.

Especial atenção para a borracha à volta da abertura da máquina. No fundo, este é o local preferido para a acumulação de sujidade. Da mesma forma, podes utilizar uma escova de dentes para alcançar as áreas de difícil acesso.

5. Passo final

Por fim, termina a lavagem que iniciaste. Máxima temperatura e no ciclo mais longo. Aliás, existem máquinas com um ciclo específico para limpar as mesmas.

ANÚNCIO

Como limpar a máquina de lavar roupa: método dois – bicarbonato de sódio e vinagre

Antes de começares, para usares este método, precisas de ter algum material. O que vais precisar:

  • Vinagre de limpeza / vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Borrifador
  • Pano microfibras
  • Escova dos dentes

Vejamos então como limpar a máquina de lavar roupa passo a passo:

1 | Borrifa o tambor da máquina com vinagre

Deita o vinagre dentro do borrifador e borrifa o tambor com vinagre. Depois, limpa o tambor a todo à volta com o pano microfibras, cobrindo toda a área. O vinagre é um produto de limpeza natural muito útil, pela sua capacidade de remover resíduos, acumulações, e até mesmo gordura.

2 | Limpa as borrachas

À volta da porta da máquina de lavar roupa, as borrachas (que selam a máquina) também precisam ser limpas. E bem limpas. À medida que limpares, principalmente se já não limpares há algum tempo, poderás encontrar bastante sujidade acumulada. Hora de a remover!

3 | Deita vinagre no dispensador de detergente e corre um ciclo de água quente

Mede cerca de 500ml de vinagre e deita-o diretamente no dispensador de detergente. Programa a máquina para correr o ciclo mais longo que tenha, com a água bem quente.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

4 | Adiciona bicarbonato de sódio diretamente no tambor e corre um ciclo novamente

Espalha cerca de 65g de bicarbonato de sódio diretamente no tambor e corre um ciclo igual ao menciona em cima (bastante duração e calor).

5 | Limpa a porta e a frente da máquina de lavar

Enxagua com vinagre um pano microfibras limpo e limpa a porta da máquina, por fora e por dentro.

Depois, limpar também a frente da máquina, com a mesma solução. Certifica-te de que limpas a área completa, incluíndo botões e o painel de controlo.

6 | Com a porta da máquina entreaberta, deixa-a secar

Evita o aparecimento de bolor deixando a porta da máquina ligeiramente aberta (para o ar circular). Assim permites a máquina de lavar roupa secar naturalmente.

Podes acelerar o processo passando um pano microfibras limpo e seco.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS