Como demorar menos tempo nas tarefas domésticas

Uma rotina de limpeza adaptada ao teu estilo de vida é um passo importante para demorar menos tempo nas tarefas domésticas. Vamos ver algumas dicas!
Estas dicas úteis vão tornar as tarefas mais divertidas e reduzir muito o tempo que as demoras a fazer.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Sabemos bem como a vida pode ser agitada e como às vezes parece que as tarefas domésticas nunca acabam. Neste artigo, vamos explorar como otimizar essas tarefas domésticas para que possas ter mais tempo para ti e para aquilo que realmente importa. Vamos lá?

Personaliza a tua rotina

Cada um de nós tem um estilo de vida próprio, e isso significa que não existe uma “receita mágica” para a organização doméstica. Alguém que trabalha em casa pode ter necessidades diferentes de quem passa o dia fora. Por isso, é crucial adaptar as rotinas de limpeza e organização ao teu ritmo de vida. Por exemplo, se tens crianças pequenas, uma rotina de limpeza “pequena e frequente” pode ser mais gerenciável do que um grande esforço de limpeza semanal.

O primeiro passo para demorares menos tempo nas tarefas de casa é analisares o teu estilo de vida, o teu ritmo e rotina, e incluir a limpeza como parte natural desse processo diário.

4 dicas para tornar as tarefas domésticas mais rápidas

Apesar da rotina de limpeza ser adaptada a cada pessoa, existem alguns pontos comuns que te vão ajudar a poupar tempo. Vamos ver algumas dicas para tornar a limpeza mais rápida e menos cansativa:

  • Dá prioridade a certas tarefas. Começa pelas áreas que mais necessitam de limpeza ou pelas que te causam mais desconforto. Organizar o trabalho é meio caminho andado para o executar mais depressa. Se estiveres a limpar algo e a decidir o que vais limpar a seguir, ao mesmo tempo, vai tornar o processo mais confuso e mais cansativo.
  • Divide as tarefas por todos. Todos os membros da casa podem contribuir com a sua ajuda, seja ela grande ou pequena. O contributo de todos alivia a vida de cada um! E certamente as tarefas não podem estar dependentes de uma só pessoa, se quiseres otimizar tempo na gestão doméstica.
  • Usa produtos de qualidade. Investir em bons produtos de limpeza pode fazer uma grande diferença. Os melhores produtos de limpeza, como já debatemos aqui pelo Na Casa, são aqueles que se encaixam melhor na tua rotina de limpeza. Consulta o nosso artigo “Os melhores produtos para limpeza do WC” para saberes mais sobre como investir nos melhores produtos. Da mesma forma, bons aspiradores e robôs aspiradores podem acelerar o processo desta tarefa, por exemplo.
  • Limpa por áreas. Em vez de limpares um pouco em cada lugar, foca numa zona de cada vez. Termina e passa a próxima.
Mulher organiza post-its com tarefas de limpeza em quadro de cortiça na casa. Ajuda aos membros da família a saberem que tarefas executar.
Organiza as tarefas, de pequenas para grandes, e sabe exatamente quando as vais executar.

A organização é chave para aumentar a rapidez

A organização é mesmo essencial para que uma casa que se mantenha limpa com menos esforço. Saber o que fazer, quando fazer, vai permitir-te evitar esquecimentos e não adiar as tarefas por falta de tempo (porque sabes que tens aquele tempo programado para tratar de determinada tarefa).

A importância de destralhar

Já leram os artigos da Catarina Malheiro aqui pelo Na Casa? Ela tem dicas espetaculares no que toca à organização e vai ajudar-te a compreender melhor como destralhar vai facilitar a tua vida a 100%. Fazer uma revisão regular de objetos que não usas, vai certamente reduzir a desordem em casa, e ajudar-te a demorar menos tempo a limpar. Menos itens significa menos coisas a limpar na casa.

Os produtos de organização certos

Caixas, etiquetas e prateleiras podem ajudar-te a manter tudo em ordem. Aproveita e procura na tua casa por itens que já tenhas e que possas usar para cumprir esta função. Se não tiveres em casa, podes procurar opções de compra em segunda mão. Se não gostares de opções em segunda mão, existem várias opções novas no mercado que certamente se irão adequar à tua casa, e a bons preços.

Incluir a pequena limpeza no dia a dia

Realizar (e cumprir!) pequenas tarefas diárias, como arrumar a cama e lavar a loiça, ajuda a evitar acumulação de trabalho. Se fores adiando pequenas tarefas, elas tornam-se uma grande tarefa no final da semana que vai demorar muito tempo.

Planeamento das tarefas

Dedica um dia da semana para tarefas mais pesadas, como limpar a casa de banho.

O planeamento das tarefas pode ser semanal, mensal e até anual. O uso de uma lista afixada num espaço comum da casa ajuda os membros da família a perceber o que tem que ser feito. Também podes atribuir tarefas aos diferentes membros.

Faz download gratuito da lista de tarefas domésticas.

Estamos aqui para te ajudar!

Chegamos ao fim das nossas dicas para te ajudar a demorar menos tempo nas tarefas domésticas. Esperamos que estas sugestões tornem a tua rotina mais leve e agradável. Lembra-te, o mais importante é encontrar um sistema que se adapte ao teu ritmo de vida e às tuas necessidades. Não tenhas medo de experimentar diferentes abordagens até encontrares aquela que te faz sentir mais confortável e eficiente na tua própria casa.

Boas limpezas!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS