📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Preparar a casa para o outono: 5 ideias

Tornar a nossa casa mais aconchegante e acolhedora é um dos objetivos de preparar a casa para o outono. Vamos ver como!
Como preparar a casa para o outono

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O outono é aquela estação que traz consigo o despedir do Verão, as noites mais curtas, celebrações de Halloween e tempos mais amenos. Como a nossa casa não é estática, precisa de acompanhar esta mudança de temperatura e de ambiente.

Estas dicas para preparares a casa para o outono vão ajudar-te a rever alguns aspetos da casa nos campos da limpeza, decoração e segurança. Queremos que tenhas uma casa limpa, com bom ambiente e bem segura 😊

O outono começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro, mas o outono meteorológico começa e termina mais cedo, já se sentido mudanças de temperatura no dia 1 de setembro, terminando no dia 30 de novembro.

Esta é, sem dúvida, a melhor altura para tornar a casa mais acolhedora, começando já a preparar as noites mais curtas e frias. Puxando sempre aquele conforto que traz descontração e ajuda a combater o stress do dia a dia!

Preparar a casa para o outono

Eis a lista de tópicos mais importantes a fazer nas preparações de outono:

  1. Limpeza geral à casa
  2. Adaptar a decoração
  3. Aposta nos cheiros sazonais
  4. Prepara o jardim
  5. Revê a segurança da casa

1 | Limpeza geral de outono

A Primavera costuma ser a altura mais associada com uma limpeza a fundo na casa, mas o outono também é uma boa altura para levar a cabo uma limpeza.

Das janelas aos chãos, até ao remover do pó de zonas mais esquecidas da casa, preparar a casa para o outono significa guardar as coisas que usamos mais no verão, e prepararmo-nos já para o inverno que a largos passos se aproxima.

Da sala de estar até à cozinha, coisas como limpar o forno e limpar o frigorífico, são tarefas essenciais numa limpeza geral.

Se precisares de ajuda, consulta o nosso calendário de limpezas!

Limpar os vidros é também uma tarefa boa para incluir na lista. O mesmo acontece com estores e as calhas das janelas.

Se tens lareira em casa, esta também pode ser uma boa oportunidade para a limpares antes de a usares nos dias mais frios.

Em suma, a limpeza a fundo de outono inclui tarefas menos recorrentes de limpeza, consistindo assim numa limpeza geral mais estas tarefas.

2 | Adaptar a decoração

Ainda no âmbito da limpeza, mas mais focada no ambiente e decoração da casa, podes começar por reduzir e minimizar a mobília.

Poderás também fazer o mesmo com a tua roupa. Doar estas coisas é uma boa maneira de organizar a casa e te veres livre da confusão física que tantas vezes nos cria confusão mental, contribuindo para menos relaxar e mais agitação.

Outra dica de decoração engraçada é preparar a casa com cores de Outono. Tons amarelos, laranjas ricos e vermelhos – e cores terra também – ajudarão a criar um ambiente quente e acolhedor.

Os itens mais fáceis de trocar são as almofadas. As mantas que mais tarde ou mais cedo saem dos armários e ocupam novamente as camas e os sofás também já trazem, muitas vezes, estas cores quentes.

Também chega a altura em que os cobertores de inverno sairão da sua “hibernação”, bem como as roupas mais quentinhas que estavam guardadas.

Preparar a casa para o outono permite desfrutar dela da melhor maneira para esta altura do ano.
O outono é uma época especial, e nada melhor do que preparar a casa para desfrutar dela da melhor maneira.

3 | Aposta nos cheiros sazonais

Nenhum outro sentido está mais associado à memória do que o olfato. Assim sendo, porque não trazer de volta aquelas boas memórias de aconchego com alguns cheiros relacionados com o outono? De velas a ambientadores, existem várias opções que poderá adquirir para deixar a tua casa com o ambiente certo.

É uma ideia perfeita para relaxar à noite depois de um dia de trabalho!

4 | Prepara o jardim

O outono é uma altura especial para a jardinagem, e existem várias tarefas que deverás fazer para cuidar do teu jardim, como recolher sementes, plantar bolbos, fertilizar o relvado, entre outras.

Setembro, outubro e novembro são também meses de frio crescente, com as primeiras geadas que requerem limpeza e cuidado.

Este artigo da Stihl Portugal apresenta várias tarefas e cuidados a teres com o teu jardim nesta altura do ano. Ele fala de coisas como planeamento e preparação para as tarefas e a jardinagem por mês durante a altura do outono.

“A chegada do outono é inconfundível, com folhas coloridas e temperaturas mais frescas. A estação fria iminente não afeta apenas as árvores: todas as plantas se adaptam às condições em mudança e a sua jardinagem irá refleti-lo, já que muitas áreas necessitam de menos atenção. Mas, apesar de as plantas já estabelecidas estarem a abrandar, é uma boa altura para plantar bolbos que dão flor na primavera, e alho, juntamente com outros legumes que ficam felizes por passar o inverno. […]

Uma vez que as plantas estão a murchar ou a largar folhas, o outono também é uma boa altura para observar a estrutura geral do seu jardim. O que quer manter e o que pode deitar fora? Que plantas novas gostaria de adicionar? No calendário da jardinagem, o outono é a altura para se preparar para quando os dias começarem a ser novamente maiores.”

Stihl Portugal – www.stihl.pt/pt

5 | Revê a segurança da casa

As boas práticas de segurança em casa aplicam-se a toda a altura do ano. Mas com um menor período de tempo de luz, rever a segurança pode ser uma tarefa importante para realizar no outono. 

Desde confirmar que os alarmes têm bateria e estão operacionais, até à colocação de luzes no jardim, são tarefas importantes a incluir na preparação da casa.

Revê também as horas de programas automáticos na domótica da casa, caso a tenhas. Com o escurecer mais cedo poderás ter que adiantar coisas como o fecho dos estores ou o acender das luzes (bem como apagar de manhã).

Caso ainda tenhas um sistema de segurança em casa, utiliza este nosso artigo para te ajudar a escolher um que se adapte às tuas necessidades de segurança doméstica.

Um outono em pleno

Não há qualquer dúvida que o outono é uma altura fantástica no ano. Aproveitado da melhor maneira, esta época dourada traz consigo um espírito acolhedor e de antevisão para o inverno, que traz as férias na neve, o natal e a passagem de ano.

Esperemos que estas dicas te ajudem a desfrutar de um outono em pleno, repleto de conforto e boas vibrações!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS