Limpar móveis de cozinha de madeira com gordura

Ao longo do tempo, os móveis de madeira na cozinha podem ir ganhando uma camada fina de gordura acumulada na superfície da madeira. Hoje vemos como remover a gordura dos móveis de madeira na cozinha, usando vinagre branco, ou de limpeza.
Como limpar móveis de cozinha de madeira com gordura

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O vinagre é um ingrediente de limpeza de eleição para muitas tarefas de limpeza doméstica. Uma das tarefas na qual o vinagre branco pode ser aplicado é à limpeza de móveis de cozinha de madeira com gordura.

O ácido acético presente no vinagre é essencial na remoção de sujidade, incluindo a gordura que aqui pretendemos atacar.

Que vinagre devo usar para limpar madeira?

Podes usar o vinagre branco, mas se preferires sem odor, usa o vinagre de limpeza.

Se não tiveres vinagre de limpeza, podes adicionar umas gotas do teu óleo essencial favorito ao vinagre branco, de forma à solução de limpeza ter um aroma diferente.

Limpar móveis de cozinha de madeira com gordura: passo a passo

Lista de materiais que vais precisar:

  • Vinagre branco ou de limpeza
  • Panos microfibras (ou uma fronha velha; ou esponja macia)
  • Água
  • Recipiente para misturar água e vinagre (taça; borrifador; outro)
  • Escova dos dentes ou cotonete (opcional)

Passo um. Remover o pó.

Com um pano limpo e húmido, retira qualquer pó que o móvel de madeira de cozinha possa ter em cima.

Passo dois. Solução de limpeza com vinagre

No segundo passo, vamos criar a solução de limpeza que vais usar para limpar a gordura do móvel de madeira.

Mistura duas partes iguais de vinagre branco (ou de limpeza) e água. Se usares óleos essenciais, mistura agora também. Entre 4-5 gotas do teu óleo essencial favorito.

Lembra-te sempre de testar primeiro esta solução de limpeza. Testa-a numa zona “escondida” do móvel, de forma a saberes se ela resulta ou se vai manchar. Se manchar o móvel de madeira, não uses esta solução.

Lembra-te que o vinagre pode não ser aconselhável para o tipo de acabamento da madeira do teu móvel, e precisas assim de testar primeiro para ter a certeza.

Passo três. Usa um pano microfibras e limpa o móvel

Com um pano microfibras humedecido com a solução de limpeza, limpa o móvel.

Aqui também podes usar uma fronha velha (ou um tecido semelhante) para melhores resultados! Aproveitar estes tecidos que já temos em casa é uma maneira mais sustentável de limpar a casa. Ainda como outra alternativa, podes usar uma esponja macia.

Ao limpares, certifica-te de que limpas na direção dos veios da madeira. Usa movimentos circulares. Não faças demasiada pressão.

Dica: usa uma escova de dentes suave ou um cotonete para chegares às partes mais difíceis do móvel de madeira, se este tiver muitos detalhes.

Passo quatro. Seca e lustra a madeira

Com um pano limpo e seco, absorve toda a humidade restante. Se ainda existirem restos de sujidade ou marcas, repete o passo em cima.

Usando também um pano limpo, com movimentos circulares, podes dar um pouco de lustro à madeira do móvel, no final de secares.

Limpar móveis de cozinha de madeira com gordura é possível usando uma solução de limpeza de vinagre branco e água.
Deves sempre testar qualquer método de limpeza num local discreto do móvel de cozinha de madeira, para veres se resulta.

O vinagre na limpeza de madeira

No artigo sobre o uso de vinagre na limpeza abordamos as superfícies onde podes ou não usar o vinagre. A madeira não entrou na lista, mas sabemos que existem recomendações para ter cuidado com o uso do vinagre sobre a madeira (tanto no chão, como nos móveis). Isto porque, como mencionamos em cima, o ácido acético pode danificar o acabamento químico que a madeira levou.

Este método dilui o vinagre em água, atenuando o efeito, e contando também que o uso da solução de limpeza é comedido (sem encharcar o móvel). De qualquer forma, mantemos a recomendação de testares primeiro qualquer método de limpeza antes de o aplicares no teu móvel completo. Em princípio, não haverá problema. Mas deves sempre ter cautela.

Se preferires não usar o vinagre, substitui a solução de limpeza no método em cima por água com sabão.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS