Como limpar uma salamandra

Uma salamandra requer manutenção para funcionar devidamente e garantir a melhor performance. Vamos ver como limpar uma salamandra de forma simples.
Como limpar uma salamandra

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

É difícil limpar uma salamandra?

Limpar uma salamandra não é especialmente difícil, mas pode ser uma tarefa trabalhosa. Tudo isto irá depender do grau de sujidade acumulada na salamandra. Uma limpeza regular não só é recomendado para o bom funcionamento, como também evita a necessidade de limpezas mais profundas devido ao excessivo acumular de sujidade.

Este guia vai dar-te as dicas necessárias para limpares a salamandra que tens em casa sem sentir grande dificuldade. Indicamos-te os materiais que precisas e o passo a passo para esta tarefa. Mostramos-te como limpar a salamandra de forma segura e bastante eficaz. Certifica-te que consultas as instruções do fabricante, para o caso da tua salamandra precisar de algum cuidado em particular.

Lembra-te que se não te sentires seguro o suficiente para realizar esta limpeza, é indicado recorres à ajuda de um profissional. No entanto, os métodos mais simples de limpeza conseguirás fazê-los sozinho, de certeza.

Cuidados a ter ao limpar a salamandra

Embora limpar uma salamandra seja uma tarefa doméstica bastante segura de realizar, tal como em todas as tarefas existem alguns cuidados a ter. Lembra-te, em casa, a segurança vem sempre em primeiro lugar!

Vejamo então algumas dicas para limpares a salamandra de forma segura:

  • Usa equipamento de proteção (por exemplo: luvas de proteção) de forma a evitar possíveis lesões.
  • Usa uma máscara no caso da salamandra estar muito carregada de cinza, para evitares inalar cinza enquanto limpas.
  • Inicia a limpeza quando a salamandra estiver completamente fria. Não a limpes com ela quente ou ligada.
  • Usa produtos recomendados para a limpeza da salamandra. Existem produtos químicos que podem danificar os diferentes componentes da salamandra. Se usares produtos naturais, em princípio será seguro, por isso considera esta opção. Mais à frente neste artigo, vemos quais e como os usar.
  • Esvazia por completo a gaveta de cinzas. Não deixes restos de cinza na limpeza. Esvaziar a gaveta de cinza por completo, diminui o risco de incêndio.
  • Confirma que a salamandra e todas as suas partes estão totalmente secas antes de a usares novamente.
  • Uma vistoria regular às partes e peças da salamandra é boa prática, para garantires que estão a funcionar devidamente e substituires aquilo que for necessário.

A melhor forma de zelar pela segurança na limpeza de um equipamento é termos a certeza que o conhecemos: quais as suas partes, como funcionam e como as posso limpar. É bom perceberes como funciona o teu equipamento. Com isto em mente, vejamos então o passo a passo para limpar a salamandra.

ANÚNCIO

Limpar a salamandra passo a passo

Já aferimos que limpar uma salamandra é uma tarefa que podemos fazer em segurança tendo as precauções certa. Também vimos que é relativamente simples de o fazer. Agora, vemos o passo a passo geral para limpares a salamandra de forma eficaz e garantir o seu bom funcionamento.

Limpar a salamandra passo a passo:

  1. Começa a limpeza com a salamandra desligada e completamente fria.
  2. Remove as cinzas da gaveta de cinzas e despeja-as num local indicado.
  3. Limpa a câmara de combustão com uma esponja macia e um aspirador, para remover a cinza e pequenos detritos.
  4. Limpa o vidro da porta com um produto específico para limpeza de vidros de lareiras e salamandras. Mais em baixo neste artigo, vemos como limpar o vidro em maior detalhe.
  5. Limpa o sistema de ventilação da salamandra, coisas como o tubo de escape e a chaminé, para remover detritos que podem causar obstruções. Existem várias ferramentas disponíveis para esta tarefa, como um limpador de escova em nylon. Se pesquisares por kits de limpeza de salamandra ou de fogões a pellets, encontrarás exemplos destas ferramentas.

No final da limpeza, certifica-te que tudo está bem seco e liga a salamandra para verificares se tudo está a funcionar devidamente. É importante seguir as indicações do fabricante, pois o modelo da tua salamandra pode conter indicações de limpeza em particular. No entanto, estes são os passos gerais que deves seguir para limpar a tua salamandra.

A limpeza da salamandra é essencial para um bom funcionamento e evitares uma limpeza mais complicada devido ao acumular de cinza e detritos.

ANÚNCIO

Limpar o vidro da salamandra

Durante a limpeza da salamandra, deves prestar especial atenção para não danificar ou riscar o vidro. Tal como na restante limpeza, a limpeza do vidro deve ser feita com a salamandra fria e desligada. Se necessitares, consulta o nosso artigo sobre limpeza de vidros para te ajudar com dicas úteis e práticas seguras sobre a limpeza de vidros em geral.

Vejamos então passo a passo para como limpar o vidro da salamandra:

  • Se o vidro for removível, remove-o para limpar. Se for fixo, terás que o limpar assim.
  • Usa um pano seco para remover a sujidade e cinza acumulada no vidro.
  • Caso o vidro esteja muito sujo, utiliza um produto de limpeza específico para vidro. Em alternativa, podes usar um produto de limpeza caseiro, tal como o vinagre de limpeza (ou vinagre branco diluído em água), que te irá ajudar na remoção da sujidade.
  • Lembra-te: nunca uses produtos abrasivos, tais como os limpa-fornos ou esfregões de aço. Estes irão riscar o vidro, danificando-o e tornando-o mais suscetível à pressão do calor intenso gerado na salamandra. Certifica-te que o vidro está em condições impecáveis.
  • Excepcionalmente e um pouco em contradição com o ponto anterior mas, para manchas ou resíduos difíceis de remover do vidro, experimenta uma esponja de aço de grão fino. Usa-a com cuidado para não riscar o vidro e molha-a bem em água morna. O vidro deve estar molhado também.
  • No final da limpeza, seca o vidro com um pano macio, limpo e seco.
  • Certifica-te que não existem resíduos no vidro antes de o encaixares na porta (se for o caso). Seca-o bem também.

A limpeza do vidro da salamandra deve fazer sempre parte de uma limpeza regular à salamandra.

Limpar a salamandra com produtos de limpeza naturais

Se por alguma razão não podes, ou não queres, usar produtos químicos para limpar a salamandra, podes usar uma seleção de produtos naturais que irão executar a tarefa de forma eficaz.

A solução mais direta e natural para limpar a salamandra é usar um pano seco e ligeiramente húmido com água morna para remover a sujidade acumulada. Uma outra opção ao invés do pano é uma escova macia. Ela irá conseguir remover a cinza e a sujidade.

Para além destas opções à base de água, podes experimentar os seguintes ingredientes naturais de limpeza:

  • Vinagre branco ou de limpeza. Pode ser utilizado para limpar o vidro da porta da salamandra. Deve ser diluído em água numa proporção de 1:1.
  • Bicarbonato de sódio. A famosa pasta de bicarbonato de sódio (misturar bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta semi-consistente) pode ser usada para aplicar nas superfícies da salamandra, removendo a sujidade. Lembra-te de deixar a pasta atuar durante alguns minutos antes de passares água para remover.
  • Limão. Para remover manchas e sujidade, o limão é excelente. O ácido cítrico que o limão contém é excelente para quebrar gorduras, o que o torna um bom amigo na limpeza doméstica. Neste caso, poderás esfregar o limão diretamente nas superfícies para remoção de manchas.
  • Azeite. É indicado para polir a superfície da salamandra. Ele dará um acabamento brilhante. Deve ser aplicado apenas uma pequena quantidade num pano macio e limpo.

Estas soluções naturais serão certamente seguras para a limpeza mas recorda-te que é sempre importante consultares as indicações do fabricante quanto à limpeza da tua salamandra.

Para disfrutares de uma salamandra em bom funcionamento, estas dicas de limpeza vão ser muito úteis.

ANÚNCIO

Dicas importantes sobre a limpeza da salamandra

Durante o artigo já revimos alguns pontos importantes no que toca à limpeza da salamandra. Vamos revê-los nesta lista para que seja mais fácil assimilar:

  • Utiliza produtos apropriados. Em qualquer limpeza, os produtos (e os ingredientes que eles contêm) são uma parte muito importante.
  • Limpa a salamandra com ela fria. Como já vimos, nunca devemos limpar a salamandra com ela em funcionamento ou com ela quente.
  • Remove o vidro para o limpar, quando possível. Se não for possível remover o vidro, limpa-o com cuidado no sítio.
  • Deixa secar bem. Antes de voltares a ligar a salamandra, confirma que toda ela está bem seca.

Principais marcas de salamandras em Portugal

Em Portugal, as seguintes marcas são as mais reconhecidas e populares no mercado. Se a tua salamandra for desta marca, clica no nome para visitares o website da marca. Se for o caso, podes pedir apoio ao revendedor que te vendeu a salamandra com dicas para a limpeza da mesma.

EdilKamin

Edilkamin: marca italiana com uma gama de salamandras a pellets e a lenha, bastante presente no mercado português.

MCZ logótipo

MCZ: marca italiana cuja oferta percorre uma ampla variedade de salamandras a pellets com um foco no design e eficiência energética.

Rika logótipo

Rika: marca austríaca que se destaca pela sua qualidade dos seus produtos e um esforço na constante inovação em salamandras a pellets.

Palazzetti logótipo

Palazzetti: marca italiana com cerca de 60 anos de experiência na fabrico de salamandras a pellets e lenha.

Invicta salamandras

Invicta: marca francesa que produz salamandras a lenha com um design contemporâneo e um foco no uso eficiente da energia consumida.

Se a tua salamandra é de alguma destas marcas, deixamos-te o site oficial delas para que possam consultar. Encontra o teu modelo de salamandra e procura se a marca tem alguma recomendação especial de limpeza ou algum cuidado a ter. Assim, garantes com certeza que estás a limpar a tua salamandra da forma mais eficaz possível!

Um tutorial útil em formato de vídeo

Não percas este guia em formato de vídeo que te vai dar uma ajuda a perceber outro método de limpeza da salamandra.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS