Como organizar o guarda-roupa: 5 dicas infalíveis

Queres tornar o teu guarda-roupa mais limpo, funcional e prático? Este artigo dá-te algumas dicas para que consigas organizar o teu guarda-roupa sem perder muito tempo ou teres imenso trabalho.
Organizar o guarda-roupa não tem que ser confuso - basta um pouco de método!

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Organizar o guarda-roupa é uma forma de garantir que, mesmo quando o guarda-roupa é pequeno, temos sempre espaço para as nossas roupas. Além disso, vamos conseguir manter o guarda-roupa limpo e funcional. Desta forma, separamos bem a roupa e encontramos sempre o que precisamos. Mas qual será a melhor maneira de organizar o guarda-roupa?

A resposta é fácil: aquela que melhor funcionar para ti.

Ainda que não pareça, a organização de um guarda-roupa é bastante fácil. Antes de tudo, livra-te da roupa que está a mais. Depois, organiza diferentes prateleiras e compartimentos (conforme necessário/possível). Por fim, cria espaços específicos para cada tipo de roupa/acessórios. No fim, é só adaptares estes princípios àquilo que mais te dá jeito – ao teu gosto.

Se não estás com vontade de gastar dinheiro para esta tarefa (e vamos ser sinceros, quem é que tem vontade de gastar dinheiro nos dias de hoje?), não precisas. Basta mudares certos hábitos e aplicar alguns “truques”, que conseguirás manter o teu guarda-roupa organizado. Dicas simples como reduzir a quantidade de peças de roupa que tens no guarda-roupa, ou fazer rotação das peças por estação e utilizar métodos apropriados de dobrar e guardar a roupa. Todas estas tarefas são custo-zero e tornam-se hábitos com o passar do tempo.

5 dicas infalíveis para organizar o guarda-roupa

Em primeiro lugar, livra-te do que não precisas

A chave para sucesso em qualquer projeto de organização é, antes de tudo, diminuir. Este é o passo que tens mesmo de dar: reduzir o número de itens, que tens a mais no teu guarda-roupa. Nós sabemos o quão difícil é libertámo-nos daquele casaco que usamos no primeiro date ou o vestido que usaste na comunhão. Mas, fá-lo! Doa a roupa que não te serve ou que já não usas. Existem contentores disponíveis para o efeito. Mas aconselhamos-te a encontrar uma associação ou casa de acolhimento, à qual aches pertinente doar a tua roupa. Por fim, é tão gratificante!

Aquela roupa ocasional, que usas uma vez por ano, guarda noutro local. Assim, libertas espaço para itens mais importantes. Isto, vai simplificar o teu guarda-roupa e mantê-lo atualizado.

Utiliza outros espaços na casa

É fácil assumir que só podemos guardar a roupa no guarda-roupa do nosso quarto. Porém, existem outros espaços na casa que também poderão servir para esta finalidade. Se aplicares o método de rotação da roupa por estação, existem outros locais da casa que poderão ser perfeitos para guardar algumas peças. Podes utilizar caixas ou armários.

Atenção: antes de armazenares a roupa em caixas, lava-a e espera até que esteja completamente seca. Podes ainda juntar saquinhos de cheiro, para que não esteja a cheirar a mofo quando a retirares.

O espaço debaixo da roupa pendurada

Sabem aquele espaço que temos por debaixo da roupa pendurada? Às vezes, não nos lembramos que o podemos utilizar para gavetas.  Portanto, podes optar por comprar organizadores ou instalar umas gavetas. Muitas destas estruturas pequenas são bastante acessíveis no preço. Podes facilmente montá-las e colocá-las debaixo da roupa pendurada – sem ser preciso grande conhecimento técnico.

Começa a pensar como dobrar e guardar melhor a roupa

Como vimos acima, depois de atribuíres secções ao teu guarda-roupa, a melhor forma de arranjares mais espaço e melhor organizares o mesmo é dobrando e empilhando a roupa de forma mais eficaz. Algumas dicas:

  • Empilha as roupas nas divisórias e prateleiras, mas não nas gavetas
  • Nas gavetas, tenta usar o método vertical ou “lado-a-lado”
  • Usa cruzetas também para pendurar cachecóis, gravatas e cintos
  • Guarda os soutiens dentro uns dos outros para teres mais espaço
  • Guarda malas mais pequenas dentro de malas maiores
  • Pendura as calças em cruzetas. Desta forma, consegues manter sem dobras e ganhar mais espaço nas prateleiras

 

Método vertical de dobrar e empilhar roupa numa gaveta
Usa o método vertical para guardar a roupa na gaveta – muito mais fácil de encontrar o que precisas.

Organizar o guarda-roupa – toda uma experiência

Em resumo, organizar o guarda-roupa não tem que ser uma tarefa demorada e penosa. Depois de uma limpeza inicial, basta seguires estas dicas e adicioná-las ao teu método de organização. Por fim, num piscar de olhos, a organização será intuitiva e habitual para ti.

Et voilà! Um guarda-roupa mais limpo, funcional e prático

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS