📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar sofás e cadeiras de couro

Um sofá de couro é luxuoso e super confortável. Com o tempo e uso é normal que se vá desgastando. Mas é fácil evitar/contornar este desgaste com a manutenção certa.
Como limpar sofás e cadeiras de couro

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Um pouco de cuidado e uma limpeza regular dos sofás e cadeiras de couro farão com que o couro do teu sofá não só se mantenha limpo e saudável, como melhore com o tempo. Limpar sofás e cadeiras de couro pode parecer uma tarefa assustadora. Mas estamos aqui para ajudar!

Podemos pensar no couro como pele (que é!). É uma material natural, que respira e muda com o tempo. E tal como a pele, precisa de cuidados para se manter saudável ao longo do tempo.

É necessário remover o pó regularmente de sofás, cadeiras e todos os outros móveis de couro. Também é ideal que seja aplicado bimensalmente um creme de couro para manter o material hidratado e macio. Este creme também limpa qualquer mancha ou sujidade acumulada.

O que acontece se não cuidares do couro? A falta de manutenção e cuidados poderá levar ao aparecimento de rachas (para além do acumular de manchas e outras sujidades). Eventualmente estas rachas, quando não tratadas, quebram definitivamente o couro. O couro, tal como em cima mencionamos, é como uma pele. Precisa de hidratação regular para se manter saudável e, no caso dos móveis, com um aspeto novo durante muitos anos.

Como limpar o couro dos móveis

Que produtos devo usar?

Para limpar sofás e cadeiras de couro vais precisar dos seguintes materiais:

Exemplo de alguns produtos recomendados para limpar sofás e cadeiras de couro.
Exemplos dos produtos em cima mencionados. Poderás encontrar estes e outros produtos semelhantes à venda em lojas de especialidade ou grandes superfícies comerciais.

Começa por passar sabão e água

Para removeres manchas pouco profundas, mergulha um pano macio em água morna ensaboada e passa-o no couro. Existe sabão específico para ser aplicado no couro, como podes ver na imagem em cima.

Para manchas mais profundas, como por exemplo tinta, um cotonete mergulhado em álcool pode ajudar a remover. Mas cuidado na aplicação do álcool, porque pode espalhar a mancha ainda mais.

Secar bem o couro

Tem em atenção que deves deixar o couro secar muito bem, para evitar o aparecimento de bolor. Usa um pano macio e esfrega bem (não necessariamente com força) de forma a que a pele fique bem seca.

Podes deixar a secar de um dia para o outro, depois do passo anterior.

Aplicar o creme para couro

Para hidratar o couro, aplica o creme para couro com um pano limpo. Deixa o couro absorver o creme e depois podes polir até o couro brilhar.

Dicas úteis para cuidares do couro

Agora que já sabes como manter o couro dos teus móveis saudáveis, vamos deixar-te mais algumas dicas para que este dure uma vida inteira.

Mantém os animais de estimação longe desta mobília

Cães e gatos em cima de mobília de couro é pedir para aparecerem arranhões! As garras tão características destes animais são perfeitas para marcar, e na pior das hipóteses, rasgar por completo o couro.

Hidrata a pele de couro regularmente

É sempre bom encontrares um tratamento específico para o tipo de couro da tua mobilia. Vários cremes existem, para diferentes tipos de pele, que amaciam a pele de couro e suavizam os riscos. Lembra-te de aplicar estes produtos levemente, com suavidade. Para peles pintadas, tem cuidado e lembra-te que aplicar este produtos acabará por escurecer o couro. Testa sempre uma pequena área primeiro e usa o produto q.b.

Exemplo de couro. Limpar sofás e cadeiras de couro é uma maneira de prelongar a saúde destes móveis.
Tal como a pele humana, o couro precisa de hidratação frequente para se manter saudável. Desde natural, até couro tingido, tem cuidado em avaliar o tipo de couro da tua mobilia e usa um tratamento adequado. Pesquisa os produtos e vê o que te dizem os rótulos. Consulta também a etiqueta do sofá, por exemplo.

Proteger do sol e do calor

Este tipo de mobília em couro também beneficia de reduzida exposição ao sol, evitando-a de todo, se possível. O mesmo acontece com fontes de calor. Evita colocar peças em couro próximas de lareiras, aquecedores ou outras fontes de calor semelhantes.

O que fazer se continuares com problemas

A melhor solução é levares o móvel ao sítio original onde o adquiriste, se prestarem serviço de manutenção/arranjo. Se não conseguires, um perito em couro é a melhor solução. Lidares com alguém que sabe como mexer e trabalhar o couro é melhor do que alguém que seja apenas dedicado à limpeza.

O teu mobiliário de couro pode realmente durar uma vida inteira (principalmente quando falamos de um couro de qualidade). Mas como vimos em cima, isto apenas acontece se fizeres a manutenção certa. A manutenção do couro pode ser uma das coisas a juntares ao teu calendário mensal de limpeza. Com os cuidados certos estas peças de couro, que nos são tão queridas, mantêm-se saudáveis e novas como no primeiro dia em que chegaram às nossas casas.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS