Na Casa
«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.
Como vimos em cima, a humidade pode ser um problema sério nas casas. No entanto, em alguns casos, ela é apenas residual e acumulada devido ao uso de certos equipamentos ou falta de hábitos que previnem o seu aparecimento.
Por vezes é bastante fácil veres-te livre do bolor e mofo que a humidade causa. Outras vezes, vai ser necessário mais esforço. Se o problema for estrutural, pode ser mais complicado resolvê-lo e poderás necessitar de intervenção profissional.
Mas antes de entrarmos em pânico, vamos ver duas maneiras caseiras que podes usar para facilmente remover o bolor das paredes de tua casa. Primeiro de tudo vamos perceber:
O que causa a humidade
A presença contínua de partículas de água no ar (chamada humidade), sem um método próprio de evaporação, cria um ambiente rico para o aparecimento de mofo e bolor.
Um ambiente húmido pode ser causado por infiltrações nos telhados ou na fundação da própria casa, máquinas de lavar roupa a largar água ou outras formas mais severas de inundação/vazamentos. Estas são formas comuns que criam ambientes húmidos e causam bolor nas paredes (e outras zona) de casa.
Estas situações terminam com a humidade a escalar pelas paredes pela parte de baixo, quando o problema esta na fundação, ou a descer a parede (começando no topo), quando o problema está no telhado. Irás reparar também em zonas que estejam mal isoladas (por exemplo, perto das janelas) onde a tinta começa a levantar, usualmente a ganhar bolhas de água/ar.
ANÚNCIO
Equipamentos que vais precisar para limpar a parede da humidade
- Proteção (olhos, pulmões e mãos/pele).
- Lixívia
- Escova de limpeza (dura)
- Vinagre
- Pano microfibras
Método 1 – Lixívia e água
A segurança
Ao lidares com lixívia e bolor, é sempre melhor teres cuidado e usares óculos de proteção e luvas de borracha para as mãos. Podes também usar máscara.
Mistura água e lixívia
Dentro de um borrifador (pode ser de plástico, facilmente encontrado para compra em qualquer supermercado) mistura lixívia e água. Depois, borrifa generosamente a área da parede com bolor com esta mistura.
Esfrega a área onde o bolor está presente
Com a escova de limpeza, esfrega a zona onde o bolor está presente.
Tem cuidado para não danificares a área.
Limpa a área
Com um pano de microfibra limpo, limpa a área da parede e deixa a secar pelo menos 18 horas.
Repete (se necessário)
Caso necessites, repete o processo passadas as 18 horas. Se não quiseres usar lixívia, usa vinagre para substituir a lixívia.
ANÚNCIO
Método 2 – Bicarbonato de sódio e água
Muito semelhante ao método 1, o método 2 consiste na mistura de bicarbonato de sódio (o famoso nas limpezas domésticas!) com água, e depois aplicar essa mistura na área em questão. Deves aguardar cerca de 60 minutos, com esta solução natural a fazer efeito, e depois limpar com um pano de microfibras, tal como no método em cima.
Repete o processo se necessário.
Outros métodos
Tal como em outros artigos falamos dos produtos abrasivos, também podes procurar nos supermercados por produtos específicos para a limpeza de bolor e mofo das paredes (e outras áreas). Toma atenção ao método de uso destes produtos. As indicações devem vir na própria embalagem, ou podes também verificar o website da marca para veres que te indicam algum método de uso em específico.
O bolor nas casas
A melhor maneira de evitares o aparecimento de mofo/bolor é teres a certeza de que todas as áreas da tua casa têm uma boa circulação de ar e não estão sobreaquecidas e com demasiadas partículas de água no ar.
Zonas excessivamente húmidas (como, por exemplo, quartos de banho sem janelas) são propícias ao aparecimento destes fungos e podem até causar a propagação para outras divisões. Vê o que podes fazer:
- Deixa o ar correr. É muito importante arejar uma casa.
- Evita o acumular de água no ar. Excesso de humidade pode revelar problemas, como infiltrações. Também podem simplesmente ocorrer em zonas onde o uso da água é mais significativo, como o banho.
- Não encostes toalhas ou outros itens húmidos às paredes.
- Se não conseguires arejar uma certa zona, pondera usar removedores de humidade, sejam desumidificadores ou outros aparelhos.
Assim, garantes que a tua casa está livre destes fungos prejudiciais tanto à estética, como pior, à saúde. É um pequeno esforço de limpeza, mas a tua casa merece!