Como limpar humidade das paredes

A humidade pode ser um verdadeiro problema nas casas. Os seus efeitos não só são feios esteticamente, como são prejudiciais para a saúde das pessoas que nela habitam. No entanto, existem algumas maneiras fáceis de te livrares da humidade. Neste artigo, vamos ver dois métodos.
Remover o bolor das paredes é fácil usando um destes dois métodos

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Como vimos em cima, a humidade pode ser um problema sério nas casas. No entanto, em alguns casos, ela é apenas residual e acumulada devido ao uso de certos equipamentos ou falta de hábitos que previnem o seu aparecimento.

Por vezes é bastante fácil veres-te livre do bolor e mofo que a humidade causa. Outras vezes, vai ser necessário mais esforço. Se o problema for estrutural, pode ser mais complicado resolvê-lo e poderás necessitar de intervenção profissional.

Mas antes de entrarmos em pânico, vamos ver duas maneiras caseiras que podes usar para facilmente remover o bolor das paredes de tua casa. Primeiro de tudo vamos perceber:

O que causa a humidade

A presença contínua de partículas de água no ar (chamada humidade), sem um método próprio de evaporação, cria um ambiente rico para o aparecimento de mofo e bolor.

Um ambiente húmido pode ser causado por infiltrações nos telhados ou na fundação da própria casa, máquinas de lavar roupa a largar água ou outras formas mais severas de inundação/vazamentos. Estas são formas comuns que criam ambientes húmidos e causam bolor nas paredes (e outras zona) de casa.

Estas situações terminam com a humidade a escalar pelas paredes pela parte de baixo, quando o problema esta na fundação, ou a descer a parede (começando no topo), quando o problema está no telhado. Irás reparar também em zonas que estejam mal isoladas (por exemplo, perto das janelas) onde a tinta começa a levantar, usualmente a ganhar bolhas de água/ar.

ANÚNCIO

Equipamentos que vais precisar para limpar a parede da humidade

  • Proteção (olhos, pulmões e mãos/pele).
  • Lixívia
  • Escova de limpeza (dura)
  • Vinagre
  • Pano microfibras

Método 1 – Lixívia e água

Limpar o bolor não tem que ser complicado. Este simples método irá ajudar-te a evitar a acumulação. Vê em baixo passo a passo, com mais detalhe.

A segurança

Ao lidares com lixívia e bolor, é sempre melhor teres cuidado e usares óculos de proteção e luvas de borracha para as mãos. Podes também usar máscara.

Mistura água e lixívia

Dentro de um borrifador (pode ser de plástico, facilmente encontrado para compra em qualquer supermercado) mistura lixívia e água. Depois, borrifa generosamente a área da parede com bolor com esta mistura.

Esfrega a área onde o bolor está presente

Com a escova de limpeza, esfrega a zona onde o bolor está presente.

Tem cuidado para não danificares a área.

Limpa a área

Com um pano de microfibra limpo, limpa a área da parede e deixa a secar pelo menos 18 horas.

Repete (se necessário)

Caso necessites, repete o processo passadas as 18 horas. Se não quiseres usar lixívia, usa vinagre para substituir a lixívia.

ANÚNCIO

Método 2 – Bicarbonato de sódio e água

Muito semelhante ao método 1, o método 2 consiste na mistura de bicarbonato de sódio (o famoso nas limpezas domésticas!) com água, e depois aplicar essa mistura na área em questão. Deves aguardar cerca de 60 minutos, com esta solução natural a fazer efeito, e depois limpar com um pano de microfibras, tal como no método em cima.

Repete o processo se necessário.

Outros métodos

Tal como em outros artigos falamos dos produtos abrasivos, também podes procurar nos supermercados por produtos específicos para a limpeza de bolor e mofo das paredes (e outras áreas). Toma atenção ao método de uso destes produtos. As indicações devem vir na própria embalagem, ou podes também verificar o website da marca para veres que te indicam algum método de uso em específico.

Exemplo de dois produtos que te podem ajudar na remoção de fungos e bolores

O bolor nas casas

A melhor maneira de evitares o aparecimento de mofo/bolor é teres a certeza de que todas as áreas da tua casa têm uma boa circulação de ar e não estão sobreaquecidas e com demasiadas partículas de água no ar. 

Zonas excessivamente húmidas (como, por exemplo, quartos de banho sem janelas) são propícias ao aparecimento destes fungos e podem até causar a propagação para outras divisões. Vê o que podes fazer:

  • Deixa o ar correr. É muito importante arejar uma casa.
  • Evita o acumular de água no ar. Excesso de humidade pode revelar problemas, como infiltrações. Também podem simplesmente ocorrer em zonas onde o uso da água é mais significativo, como o banho.
  • Não encostes toalhas ou outros itens húmidos às paredes.
  • Se não conseguires arejar uma certa zona, pondera usar removedores de humidade, sejam desumidificadores ou outros aparelhos.

Assim, garantes que a tua casa está livre destes fungos prejudiciais tanto à estética, como pior, à saúde. É um pequeno esforço de limpeza, mas a tua casa merece!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS